Finalmente, Antártica! Tripulação atraca no continente gelado no 8º episódio de “Endurance 64: o veleiro polar”

Novo capítulo da saga em parceria com a Yanmar traz blocos de gelo, baleias, pinguins e paisagens de tirar o fôlego

12/06/2025
Foto: Revista Náutica

Depois de 43 dias no mar, a tripulação do Endurance 64 finalmente vai conhecer a sensação de atracar na Antártica, o continente mais inóspito do planeta. Você confere esse aguardado momento no 8º episódio da série especial de NÁUTICA em parceria com a Yanmar, que estreia nesta quinta-feira (12), às 20h, no Canal Náutica no YouTube.

Neste novo capítulo da saga, você vai conferir como foram as últimas velejadas da equipe no Drake, rumo à base brasileira no continente: a Estação Antártica Comandante Ferraz.

 

A tão temida Passagem de Drake, aguardada ansiosamente pela tripulação do Endurance 64, acabou sendo uma agradável surpresa, que rendeu até um apelido: “lake Drake” (lago Drake, em português). Embora suas águas tenham acolhido o veleiro polar, as surpresas não deixaram de aparecer — afinal, o mar nunca deixa de ser imprevisível.

 

 

No radar do Endurance 64, uma “chuva” de icebergs. Fora da cabine, um nevoeiro pairando no céu. O frio, já constante, desafiava os membros da equipe, que enxergavam poucos metros à frente. Por outro lado, as baleias não mentem: o “fim do mundo” não é mais uma ideia distante.

Foto: Revista Náutica

Aos poucos, a natureza começa a cercar o Endurance 64 de formas novas. Blocos de gelo, baleias, pinguins e cada detalhe do novo ambiente confirmam: o destino tão esperado está mais próximo do que nunca — até as nuvens no céu se desenham de maneiras diferentes.

Foto: Revista Náutica
Foto: Revista Náutica

A primeira parada em solo antártico é a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), a base pertencente ao Brasil e localizada na ilha do Rei George, a 130 quilômetros da Península Antártica, na baía do Almirantado.

Foto: Revista Náutica

Por lá, a tripulação foi recebida com céu aberto e o dourado do sol pairando sobre a imensidão esbranquiçada.

 

É hora de tirar as vestes de frio, se alimentar e contemplar a vista privilegiada da base brasileira no gelo — não antes de conhecer sua estrutura e serviços para, enfim, sair em um tour pela tão esperada Antártica. O 8º episódio da série está imperdível! Ative o sininho no YouTube da NÁUTICA para não perder essa estreia.

Foto: Revista Náutica

As máquinas por trás da aventura à Antártica

Com 64 pés de comprimento e casco de alumínio, o veleiro Endurance 64 abrigou por três meses  os navegadores desta expedição à Antártica, exibida na série do Canal Náutica.

Veleiro Endurance 64 abrigou tripulação por três meses durante expedição
Veleiro Endurance 64 abrigou tripulação por três meses durante expedição. Foto: Guilherme Kodja / Arquivo pessoal

Projetado por Thierry Stump, um belga que adotou o Brasil como lar, e totalmente reformado no ano de 2021, o barco homenageia, com seu nome, a lendária embarcação Endurance, de Sir Ernest Shackleton — o mais famoso navegador apaixonado pela Antártica.

 

Para garantir o sucesso da expedição polar que deu origem à nova série de NÁUTICA, o Endurance 64 recebeu o motor 4LHA-STP da Yanmar.

Para série náutica de expedição à Antártica, o Veleiro Endurance 64 navega com o motor 4LHA-STP da Yanmar
Endurance 64 navega com o motor 4LHA-STP da Yanmar. Foto: Guilherme Kodja / Arquivo pessoal

Segundo a marca japonesa, o equipamento pode ser utilizado como reversor ou rabeta e ainda serve a alguns barcos de lazer — como lanchas de 36 pés com montagem de parelha.

 

A parceria da tecnologia da Yanmar somada às expertises dos tripulantes permitiram que a viagem ao continente mais gelado do planeta fosse um sucesso. Você confere a saga completa de “Endurance 64: o veleiro polar” no Canal Náutica do YouTube. Inscreva-se e ative o sininho para não perder nenhum capítulo dessa emocionante expedição.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Restos de barco do século 18 são encontrados por acidente em cidade de Game of Thrones

    Descoberta aconteceu em Dubrovnik, sul da Croácia, enquanto trabalhadores instalavam uma tubulação

    Paris verde e amarela: Brasil ganha praia artificial às margens do Rio Sena

    Evento gratuito faz parte da Temporada Brasil-França, que comemora os 200 anos de relações entre os países

    Empresa de cruzeiros prepara 1º navio movido a hidrogênio

    Viking Cruises, companhia com foco em itinerários no Norte da Europa, aposta em navios sustentáveis

    Quebra-cabeça: superiate Maiora 42 desafia disposições tradicionais de barcos de luxo

    Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores

    Celebridades aproveitam verão europeu sobre as águas; veja fotos!

    Nomes como Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Dua Lipa e Hailey Bieber compartilharam cliques curtindo a Europa em embarcações