Finalmente, Antártica! Tripulação atraca no continente gelado no 8º episódio de “Endurance 64: o veleiro polar”

Novo capítulo da saga em parceria com a Yanmar traz blocos de gelo, baleias, pinguins e paisagens de tirar o fôlego

12/06/2025
Foto: Revista Náutica

Depois de 43 dias no mar, a tripulação do Endurance 64 finalmente vai conhecer a sensação de atracar na Antártica, o continente mais inóspito do planeta. Você confere esse aguardado momento no 8º episódio da série especial de NÁUTICA em parceria com a Yanmar, que estreia nesta quinta-feira (12), às 20h, no Canal Náutica no YouTube.

Neste novo capítulo da saga, você vai conferir como foram as últimas velejadas da equipe no Drake, rumo à base brasileira no continente: a Estação Antártica Comandante Ferraz.

 

A tão temida Passagem de Drake, aguardada ansiosamente pela tripulação do Endurance 64, acabou sendo uma agradável surpresa, que rendeu até um apelido: “lake Drake” (lago Drake, em português). Embora suas águas tenham acolhido o veleiro polar, as surpresas não deixaram de aparecer — afinal, o mar nunca deixa de ser imprevisível.

 

 

No radar do Endurance 64, uma “chuva” de icebergs. Fora da cabine, um nevoeiro pairando no céu. O frio, já constante, desafiava os membros da equipe, que enxergavam poucos metros à frente. Por outro lado, as baleias não mentem: o “fim do mundo” não é mais uma ideia distante.

Foto: Revista Náutica

Aos poucos, a natureza começa a cercar o Endurance 64 de formas novas. Blocos de gelo, baleias, pinguins e cada detalhe do novo ambiente confirmam: o destino tão esperado está mais próximo do que nunca — até as nuvens no céu se desenham de maneiras diferentes.

Foto: Revista Náutica
Foto: Revista Náutica

A primeira parada em solo antártico é a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), a base pertencente ao Brasil e localizada na ilha do Rei George, a 130 quilômetros da Península Antártica, na baía do Almirantado.

Foto: Revista Náutica

Por lá, a tripulação foi recebida com céu aberto e o dourado do sol pairando sobre a imensidão esbranquiçada.

 

É hora de tirar as vestes de frio, se alimentar e contemplar a vista privilegiada da base brasileira no gelo — não antes de conhecer sua estrutura e serviços para, enfim, sair em um tour pela tão esperada Antártica. O 8º episódio da série está imperdível! Ative o sininho no YouTube da NÁUTICA para não perder essa estreia.

Foto: Revista Náutica

As máquinas por trás da aventura à Antártica

Com 64 pés de comprimento e casco de alumínio, o veleiro Endurance 64 abrigou por três meses  os navegadores desta expedição à Antártica, exibida na série do Canal Náutica.

Veleiro Endurance 64 abrigou tripulação por três meses durante expedição
Veleiro Endurance 64 abrigou tripulação por três meses durante expedição. Foto: Guilherme Kodja / Arquivo pessoal

Projetado por Thierry Stump, um belga que adotou o Brasil como lar, e totalmente reformado no ano de 2021, o barco homenageia, com seu nome, a lendária embarcação Endurance, de Sir Ernest Shackleton — o mais famoso navegador apaixonado pela Antártica.

 

Para garantir o sucesso da expedição polar que deu origem à nova série de NÁUTICA, o Endurance 64 recebeu o motor 4LHA-STP da Yanmar.

Para série náutica de expedição à Antártica, o Veleiro Endurance 64 navega com o motor 4LHA-STP da Yanmar
Endurance 64 navega com o motor 4LHA-STP da Yanmar. Foto: Guilherme Kodja / Arquivo pessoal

Segundo a marca japonesa, o equipamento pode ser utilizado como reversor ou rabeta e ainda serve a alguns barcos de lazer — como lanchas de 36 pés com montagem de parelha.

 

A parceria da tecnologia da Yanmar somada às expertises dos tripulantes permitiram que a viagem ao continente mais gelado do planeta fosse um sucesso. Você confere a saga completa de “Endurance 64: o veleiro polar” no Canal Náutica do YouTube. Inscreva-se e ative o sininho para não perder nenhum capítulo dessa emocionante expedição.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Salmão feito em laboratório! Novidade foi aprovada para consumo nos EUA

    Produzido pela startup Wildtype, iguaria já está disponível em restaurante premiado e deve chegar a mais casas em breve

    “Copa do Mundo do Oceano” será sediada no Brasil em 2027

    3ª Conferência da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável acontecerá no Rio de Janeiro

    Recorde de público e lançamentos globais: Boat Show de Itajaí comemora edição histórica

    Vitrine estratégica para marcas, 3ª edição do maior evento náutico do Sul do país recebeu 22 mil visitantes

    Brasil no radar global: ApexBrasil promove ação inédita de exportação durante o Boat Show de Itajaí

    Com rodadas internacionais de negócios e visitas técnicas, evento se transformou em vitrine mundial para a indústria brasileira

    Boat Show de Itajaí foi palco para empreendimentos do mercado imobiliário

    Nove empresas aproveitaram o evento náutico para divulgar oportunidades de investimento imobiliário