Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável
Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista
Antenados em sustentabilidade certamente já ouviram falar sobre um ou outro container de navio que se tornou parte de restaurantes, galerias e outros estabelecimentos. Mas um casal residente da Austrália decidiu ir além, e transformou um caixote frio e sem vida em uma casa tanto ecológica, quanto aconchegante.
Projeto personalizado para brasileiros transforma iate em mansão sobre as águas
Ilha submersa gigante já esteve na superfície em frente ao Brasil
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
As mentes criativas por trás da empreitada pertencem a Paul Jones e Cathy Roberts. Pelo Instagram, Jones relembrou que a ideia surgiu “devido ao aumento do custo habitacional”, e ao seu desejo de evitar “contas excessivas”.
O container de navio foi instalado em uma fazenda de cana-de-açúcar em Brisbaine, na Austrália, e pode ser transportado para outros locais com a ajuda de um caminhão. Graças à reciclagem de materiais, o casal pôde criar um lar cheio de personalidade e bastante econômico.
Toda a reforma, bem como a decoração, foi feita pelos dois, incluindo móveis esculpidos à mão por Paul e quadros pintados por Cathy.
Transformação do container de navio
O tamanho do caixote — 2,6 metros de altura, por 6 metros de comprimento — foi bem aproveitado pelos moradores, que optaram por criar um quarto suspenso, com acesso por meio de uma escada fixa na sala, que dá direto para a cama em que dormem. No restante da casa, móveis com linhas arredondadas dão um ar de profundidade aos espaços.
O teto do container de navio foi arrancado e substituído por uma extensão com janelas panorâmicas, responsáveis por trazer muita luz natural e ar fresco aos ambientes. Na cozinha, uma outra grande janela se abre à área externa — que por si só é uma obra de arte, graças ao deck de madeira adornado por um jardim.
Para manter a temperatura ideal dentro da casa e garantir isolamento acústico, o casal apostou em revestimento interno e externo.
Sustentabilidade
A vida de Paul e Cathy no container de navio é cercada por reciclagem e reutilização de materiais. Bancadas, decorações e móveis foram construídos por meio de troncos e pedaços de madeira recuperada, incluindo o piso da casa.
Painéis solares instalados no teto geram a energia que a residência precisa e um sistema de coleta de água da chuva permite que o casal não dependa da rede pública de esgoto. Os canteiros que ficam na área externa, com flores, temperos, frutas e vegetais, possuem um sistema próprio de irrigação.
O banheiro do container de navio também segue um modelo ecológico. O vaso sanitário não requer uso de descarga, uma vez que os resíduos vão para um recipiente selado, podendo ser aproveitados, posteriormente, como adubo. O conceito se chama banheiro de compostagem ou banheiro seco.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com Fly espaçoso, lançamento do estaleiro está em promoção no São Paulo Boat Show 2024, até 24 de setembro
Embarcação ao estilo walk around foi apresentada pela primeira vez no São Paulo Boat Show
Lancha Z380C estreia no São Paulo Boat Show com cabine de 1,75 metro de altura e pernoite para até 5 pessoas; conheça
Lançamento do estaleiro italiano faz estreia no São Paulo Boat Show 2024, que vai até dia 24 de setembro
Estaleiro desembarcou no São Paulo Boat Show 2024 com 13 lanchas, incluindo o esportivo modelo de entrada Focker 212