Até breve, Antártica! Endurance 64 despede-se do continente gelado no 10º episódio da série

Na saga em parceria com a Yanmar, tripulação é obrigada a antecipar partida, mas não economiza elogios às experiências vividas

Por: Nicole Leslie -
26/06/2025
Foto: Revista Náutica

Após longos e congelantes dias no continente mais inóspito do planeta, a tripulação do veleiro Endurance 64 se despede da Antártica — ainda que com o coração apertado e um roteiro encurtado. A partida antecipada e os momentos finais na região polar compõem o 10º episódio da série documental, que estreia nesta quinta-feira (26), às 20h, no canal da Revista Náutica no YouTube.

Mesmo com o tempo contado, os últimos destinos renderam paisagens memoráveis e fortes emoções. A equipe visitou locais emblemáticos como a Ilha Enterprise, a Baía de Dorian e o Porto Lockroy — um pequeno território britânico que abriga uma loja e um correio que envia cartas diretamente da Antártica para o mundo.

 

 

No trajeto entre um ponto e outro, o Endurance 64 foi presenteado com aparições de animais marinhos e paisagens de tirar o fôlego. A tripulação, por sua vez, não poupou elogios.

Isso aqui é uma poesia visual. Sem palavras– Capitão Marcos Hurodovich

A gente está absolutamente maravilhado– Líder de expedição Cícero Vieira Neto

Olhar ao redor é perceber que chegamos onde sonhamos estar– Documentarista Guilherme Kodja

É uma coisa mais bonita do que a outra. Para onde você olha, você acha beleza– Velejador Cesar Mello

Mas nem tudo foram flores congeladas. Um dos desafios enfrentados pela tripulação foi o mau funcionamento da bateria do motor, causado pelas baixíssimas temperaturas. A solução improvisada foi isolar o equipamento com garrafas PET cheias de ar, criando uma barreira térmica rudimentar, mas eficaz.

Foto: Revista Náutica

Ao chegar no Porto Lockroy, a tripulação foi recebida com outra surpresa — e não das boas: a ilha estava fechada para visitação. Sem poder atracar, a tripulação não conseguiu explorar o local. Mas para contornar a situação, representantes britânicos foram até o veleiro levando itens da loja, garantindo que ninguém ficasse sem presentinhos antárticos.

Representantes britânicos do Porto Lockroy a bordo do veleiro Endurance 64. Foto: Revista Náutica

Apesar dos imprevistos e da partida antecipada por conta da previsão de mudanças severas no clima, a tripulação saiu da Antártica com a certeza de ter vivido uma experiência transformadora. Assista a íntegra no episódio!

Baleia desfila perto do veleiro Endurance 64. Foto: Revista Náutica

As máquinas por trás da aventura à Antártica

Com 64 pés de comprimento e casco de alumínio, o veleiro Endurance 64 abrigou por três meses  os navegadores desta expedição à Antártica, exibida na série do Canal Náutica.

Veleiro Endurance 64 abrigou tripulação por três meses durante expedição
Veleiro Endurance 64 abrigou tripulação por três meses durante expedição. Foto: Guilherme Kodja / Arquivo pessoal

Projetado por Thierry Stump, um belga que adotou o Brasil como lar, e totalmente reformado no ano de 2021, o barco homenageia, com seu nome, a lendária embarcação Endurance, de Sir Ernest Shackleton — o mais famoso navegador apaixonado pela Antártica.

 

Para garantir o sucesso da expedição polar que deu origem à nova série de NÁUTICA, o Endurance 64 recebeu o motor 4LHA-STP da Yanmar.

Para série náutica de expedição à Antártica, o Veleiro Endurance 64 navega com o motor 4LHA-STP da Yanmar
Endurance 64 navega com o motor 4LHA-STP da Yanmar. Foto: Guilherme Kodja / Arquivo pessoal

Segundo a marca japonesa, o equipamento pode ser utilizado como reversor ou rabeta e ainda serve a alguns barcos de lazer — como lanchas de 36 pés com montagem de parelha.

 

A parceria da tecnologia da Yanmar somada às expertises dos tripulantes permitiram que a viagem ao continente mais gelado do planeta fosse um sucesso. Você confere a saga completa de “Endurance 64: o veleiro polar” no Canal Náutica do YouTube. Inscreva-se e ative o sininho para não perder nenhum capítulo dessa emocionante expedição.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mar de plástico: alta concentração de microplástico ameaça corais no Mediterrâneo

    Estudo revela concentração "excepcionalmente alta" de resíduos em recifes de ilhas espanholas, onde o formato dos corais age como armadilha

    O céu é o limite: concurso premia fotos aéreas da natureza; vida marinha é destaque

    1ª edição do Fotógrafo Aéreo Internacional do Ano teve americana no topo do pódio com imagens impressionantes da vida marinha

    Flexboat comemora 35 anos com 22,5 mil embarcações produzidas

    Considerada uma das maiores fabricantes de barcos infláveis do Brasil, a marca celebrou suas mais de três décadas na sexta-feira (11)

    Iates que unem IA e painéis solares: novidade da Sunreef foca em energia inteligente

    Nova linha Next aposta em tecnologia para otimizar energia solar com inteligência artificial

    Brasil reivindica ilha submersa no Atlântico rica em minerais e do tamanho da Espanha

    A mais de 1.000 km da costa do RS, região abriga elementos como cobalto, manganês, níquel e telúrio