Qual o segredo por trás das lanchas Focker? Engenheiro do estaleiro revela

Em entrevista ao Estúdio NÁUTICA, Danilo Fontana deu detalhes dos processos de produção da Fibrafort

24/10/2025
Danilo Fontana, diretor de operações da Fibrafort, em entrevista ao Estúdio NÁUTICA durante o São Paulo Boat Show 2025. Foto: Revista Náutica

Ele veio da área automotiva e hoje faz parte da diretoria geral de um dos maiores estaleiros do Brasil. Estamos falando de Danilo Fontana, diretor de operações da Fibrafort. Em entrevista a Márcio Dottori no Estúdio NÁUTICA, Fontana revelou o segredo por trás das famosas lanchas Focker, que consagram a marca catarinense há mais de 35 anos no mercado.

Em sua função, Fontana vê de perto todos os processos até o nascimento de uma Focker, desde o início do projeto, passando pelo desenvolvimento, seguindo para a execução, a implantação na linha e até a qualidade do pós-venda — esse último, “um grande diferencial da Fibrafort”, segundo ele.

Nosso propósito é desenvolver e construir barcos que permitam uma experiência muito boa no mundo náutico– destacou

Para isso, o diretor destaca a atuação da marca no ciclo de vida do produto. Nesse contexto, as lanchas Fibrafort nascem através da pesquisa com clientes, em que suas necessidades são transformadas em funcionalidade, seja por meio de atributos técnicos, como o tamanho da plataforma, até recursos funcionais, como lixeiras, armazenamento de bebidas e a ergonomia do painel.

 

 

Fontana ressalta, porém, que o mercado avança muito rápido. Logo, o desenvolvimento e as inovações dos produtos ficam inviabilizados somente com o time de engenharia, especialmente quando a marca busca viabilizar o barco a um custo competitivo.


Para driblar esse obstáculo, a Fibrafort trabalha com técnicas das linhas automotivas, inclusive em parceria com a Porsche Consulting. Assim, as embarcações passam por atualizações mantendo o fluxo de vendas.

O ciclo de vida do produto é o investimento inicial no primeiro lançamento e também uma constante renovação ao longo dos anos– explicou

Bom exemplo disso é a nova 355 GTS Explorer. Embora seja um barco novo, lançado no São Paulo Boat Show deste ano, a lancha traz recursos que, num futuro próximo — dado o rápido avanço da tecnologia —, podem ser atualizados, como a disponibilidade de Starlink, armazém de defensas na lateral do barco, TV integrada ao teto do HT e GPS com sonda thru-hull.

Lançamento mundial da nova Focker 355 GTS Explorer aconteceu no São Paulo Boat Show 2025. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

O diretor não deixa de ressaltar um outro pilar muito forte da Fibrafort: as pessoas. “São elas que transformam a realização de um projeto, desde a prancheta até a entrega ao cliente, passando pelo relacionamento e por toda a nossa rede de colaboradores internos e revendas, que oferecem um atendimento personalizado”.

Comprar um barco não é como comprar um produto numa prateleira de mercado — é comprar um relacionamento com a marca– detalhou

“Essa conexão é o que sustenta o nosso propósito de fidelização: respeitar as pessoas, priorizar a segurança e garantir qualidade de vida, sempre entregando além do compromisso, superando as expectativas”, completou Danilo Fontana.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Itajaí Boat Show 2026: Motor Yanmar 8LV370Z será o destaque da fabricante japonesa

    Equipamento centro-rabeta movido a diesel promete alta performance e economia. Evento acontece de 2 a 5 de julho

    De Westeros ao mar: destino que serviu de cenário para House of the Dragon tem passeio de lancha, kitesurfe e paisagens épicas

    Conheça o lado náutico do Norte do País de Gales que aparece na nova temporada da série

    Com futebol em alta, festa de barco de torcedores do Galatasaray volta a rodar o mundo; veja

    Em 2025, várias embarcações se juntaram ao iate que acompanhava a delegação do clube, que tinha conquistado o 25º título do campeonato turco

    FS 375 HT terá estreia no Sul do país durante o Boat Show em Itajaí

    Novidade da FS Yachts será levada a Itajaí, em Santa Catarina, em evento onde a próxima novidade da marca também será anunciada

    Hidea vai apresentar nova linha de motores de popa de até 200 hp no Boat Show em Itajaí

    Modelos passarão a ocupar o topo do portfólio da Hidea em potência e estarão no evento que acontece de 2 a 5 de julho