Náutica responde: como gelar as bebidas a bordo mais rapidamente?
Passeios na água pedem bebidas geladinhas, mas nem sempre o gelo dá conta sozinho — e a tempo


Sol, mar, vento fresco na pele e… bebida quente? Nem pensar! Aproveitar um dia ensolarado a bordo pede refrescos sempre geladinhos para completar o combo da felicidade. Mas e quando o gelo não da conta de resfriar as bebidas a tempo? Hélio Magalhães, especialista em navegação, dá uma dica de ouro para contornar esse problema.
É possível restaurar o gelcoat do seu barco? Saiba o passo a passo e os riscos de fazer sozinho
Pane seca: Marinha dá dicas de como prevenir a falta de combustível a bordo
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
A “mistura mágica” que promete gelar os líquidos mais rápido parte de muita engenhosidade e, principalmente, de uma reação química! Mas calma, nosso especialista pensou em tudo para você não passar nenhum sufoco.


Você vai precisar de itens simples: sal, álcool, água, gelo e uma caixa térmica. Para cada saco de gelo de cinco quilos, coloque dois litros de água, meio quilo de sal e meia garrafa de álcool.
Nessa mistura, cada produto tem a sua função: a água aumenta a superfície de contato com as latinhas, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo e, por uma reação química, o álcool rouba o calor delas. Logo, o processo é bem mais rápido do que seria com os pedaços soltos de gelo.
Mas atenção: faça isso antes de partir, porque mexer com álcool a bordo é algo delicado. Lembre-se também de lavar a latinha ou as garrafas ao tirá-las da caixa térmica, porque elas tendem a ficar salgadas por fora.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Diretor de Tecnologia do Itaipu Parquetec, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá discutiram o tema
"Estamos juntos na mesma missão de salvar o planeta", declarou Thomaz Toledo, que destacou a iniciativa do barco
Em visita à embarcação pioneira do Projeto JAQ na COP30, Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa
Rafael Fonteles conheceu a embarcação 100% movida a hidrogênio verde nesta quarta-feira (12), durante a COP30
Eduardo Leite visitou o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio durante a COP30 e destacou o potencial econômico e ambiental da tecnologia




