Câmara aprova uso de água da chuva e do mar em prédios no litoral; entenda o que muda
Projeto de Lei agora segue para análise no Senado


A Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 2, um Projeto de Lei (PL) que altera a Lei do Saneamento Básico para permitir o uso de fontes alternativas de água — como a chuva ou a água do mar — em prédios localizados em cidades litorâneas. A proposta agora segue para análise no Senado Federal.
Lei do Mar para preservação de municípios costeiros é aprovada pela Câmara
CETESB publica novas regras ambientais para estruturas náuticas em São Paulo
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
De autoria do deputado Hildo Rocha (MDB-MA), o PL 7.108/2017 autoriza o uso dessas fontes ainda não convencionais, desde que haja legislação estadual ou municipal que permita essa prática.


Atualmente, a Lei do Saneamento Básico proíbe o uso de água da chuva ou do mar para abastecimento predial. O projeto propõe mudar essa regra, permitindo que edifícios possam contar com sistemas próprios para reutilizar água da chuva ou dessalinizar água do mar, por exemplo.
A Câmara avaliou positivamente a proposta, destacando que ela responde à crescente demanda por água em áreas urbanas e estimula o reaproveitamento de águas pluviais e o reúso de efluentes — práticas cada vez mais necessárias diante dos desafios ambientais.
O texto também inclui como diretriz da Política Nacional de Saneamento Básico o estímulo a projetos de abastecimento com fontes alternativas, incluindo o reúso e a dessalinização de águas marinhas e salobras.
Aprovada pela Câmara, a proposta seguirá agora para o Senado na forma do texto final aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), sob relatoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP).
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Descoberta aconteceu em Dubrovnik, sul da Croácia, enquanto trabalhadores instalavam uma tubulação
Evento gratuito faz parte da Temporada Brasil-França, que comemora os 200 anos de relações entre os países
Viking Cruises, companhia com foco em itinerários no Norte da Europa, aposta em navios sustentáveis
Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores
Nomes como Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Dua Lipa e Hailey Bieber compartilharam cliques curtindo a Europa em embarcações