Campeonato Mundial de 6M reuniu 45 veleiros de 11 países no Canadá

Por: Redação -
11/10/2017

O Campeonato Mundial de 6M aconteceu em Vancouver, no Canadá, de 17 a 21 de setembro, reunindo 45 veleiros de 11 países. O Brasil se fez representar pela primeira vez com a tripulação do Rio Yacht Club (Sailing) formada por: Lars Grael (timoneiro); Torben Grael (tático); Renata Pellicano Grael; Marcus Temke e, ainda, Colin Gomm.

A tripulação brasileira competiu na categoria clássicos (21 barcos) no veleiro emprestado construído na Escócia em 1934 e projetado pelo lendário Sir Wiliam Fife, “Saskia II”. Obtiveram a 3ª colocação na Westerleigh Cup e na sequência o Bronze no Campeonato Mundial.

A competição foi vencida pelo veleiro “Bribón Gallant” comandado pelo Rei Juan Carlos de Borbón da Espanha. Na tripulação, os experientes Pedro Campos e o tático Ross MacDonald (genro do associado Roberto Pellicano). A prata ficou com o 6 Metros local “Goose” do medalhista olímpico Erik Jespersen.

Na categoria modernos (24 barcos), a vitória ficou com o “Júnior” de Phillippe Durr da Suiça. Prata com o moderníssimo “New Sweden” do Royal Vancouver Yacht Club e a Bronze com o “St. Francis IX” do velejador olímpico britânico Andy Beadsworth, representando o Royal Thames YC.

Na raia, grandes nomes da Vela Mundial como: Dennis Conner; Ron Holland; Chris Dickson; Eric Doyle, dentre outros.

A classe 6 Metros, assim como as demais regras “métricas” (8M, 10M e 12M) é a mais antiga (1907) das classes existentes no mundo da Vela. Fez parte da programação olímpica desde os Jogos Olímpicos de 1912 (Estocolmo), até os Jogos de Roma (1960). A classe viveu um período de certo declínio, até voltar a moda nos últimos anos.

O Brasil chegou a ter seis veleiros desta classe, mas apenas 2 existem atualmente: “Aileen” (Prata nos Jogos Olímpicos de 1912) de Torben Grael, e, “Marga” (construído em 1933) de Lars Grael.

O próximo mundial será realizado em 2019 em Hanko na Finlândia.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estande da Bahia convida público a conhecer destinos por meio de realidade virtual no Boat Show

    Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão

    Com 15 modelos, Quadricenter apresenta jets e off-roads para todas as necessidades

    Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show

    Novo jet elétrico da Ventura está no Rio Boat Show com direito a brinde avaliado em mais de R$ 15 mil

    Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória

    Aloha Náutica destaca pontos fortes dos veleiros Excess 14 e Oceanis 51.1 no Rio Boat Show

    Recém-lançado, o catamarã Excess 14 está em águas brasileiras pela primeira vez no salão náutico, que segue até 5 de maio