Membro da família Real da Noruega disputa o Brasileiro ABVO de Veleiros de Oceano em Búzios

Por: Redação -
12/04/2019
Foto: Divulgação

Nascido na Noruega e radicado no Rio de Janeiro desde os três meses de idade, Haakon Lorentzen seguiu a tradição da família Real da Noruega que é multicampeã da vela. Ele será mais uma atração do Campeonato Brasileiro de Veleiros de Oceano, a Búzios Sailing Week que acontece entre os dias 18 e 21, na Semana Santa, na cidade de Búzios, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.

Haakon é neto do Rei Olav V da Noruega que ocupou o trono norueguês entre a década de 50 até 1991. Olav V foi um dos mais populares reis daquele país e fez sucesso no esporte ao conquistar em 1928 a medalha de Ouro em barco de seis metros nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, na Holanda. Tio de Haakon, Harald V é o atual Rei da Noruega e participou de várias Olimpíadas com títulos na Kiel Week e One Ton Cup.

Filho da princesa Ragnhild, Haakon se apaixonou pela vela aos sete anos de idade quando começou a competir de Optmist e se inspirou na família para seguir caminho no esporte como hobbie e vai comandar o barco DUMA na disputa do título na categoria ORC no Brasileiro ABVO em Búzios.

“Meu avô foi Rei Olav V, meu tio é o atual Rei Harald V. Do lado paterno meu avô tinha um veleiro 12 metros clássico e meu pai (Erling) é dono do Saga (vencedor da Fastnet 1973 entre outros). Todos estes me incentivaram e inspiraram a velejar desde os meus sete anos de Optimist. Hoje em dia mantenho sim algum contato com a Noruega. A compra do Duma – Farr 11s Canting Keel (36 pés) foi principalmente para nos divertir com um barco moderno planador, e por ser Canting Keel e sem Backstay bom é fácil de velejar sozinho. No início tínhamos um rating um pouco desajustado e agora após pequeno ajuste recente, melhora das velas e do entrosamento da tripulação nas manobras, ficamos mais competitivos, especialmente em ventos fortes”, aponta Haakon que se diz animado para a Búzios Sailing Week: “Nossa expectativa é nos divertir na melhor raia do Brasil, e se tiver ventos fortes melhor ainda. Nunca deixamos de participar da Búzios Sailing Week”.

LEIA TAMBÉM
>> É lançado edital para turismo de observação de baleias em Santa Catarina
>> Maior projeto solar fotovoltaico flutuante do mundo é ativado na China
>> Conheça as três lanchas que serão apresentadas pela Triton Yachts no Rio Boat Show

Além da presença de membro da família Real Norueguesa, o Brasileiro ABVO – Búzios Sailing Week, terá os medalhistas Olímpicos, Lars Grael e Clínio de Freitas. Lars, Bronze em Atlanta 1996 com Kiko Pelicano e Bronze com Clínio em Seul 1988, vai reeditar a parceria medalhista na Coreia do Sul no barco de Niterói (RJ), o Mahalo, comandado por Ricardo Silveira e Colin Gomm.

O evento vem forte com pelo menos três barcos paulistas, o pentacampeão Rudá, de Santos (SP), Zorro e o Boto V, além de barcos do Espírito Santo, com o +Bravíssimo, do comandando Luciano Secchin e Phanton of the Opera com Renato Avelar. O Rio Grande do Sul virá com pelo menos dois barcos, o Crioula 29 e Loyality 06 de Alexandre Leal.

O Campeonato Brasileiro ABVO – Búzios Sailing Week, ainda tem inscrições abertas nas classes ORC (Offshore Racing Council) e IRC (International Rating Certificate). Elas podem ser feitas através do site da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO. Serão até cinco regatas para definir os campeões brasileiros de cada classe.

“Presença de medalhistas Olímpicos, membro da família Real Norueguesa, o Brasileiro ABVO – Búzios Sailing Week está se aproximando e mantendo a tradição como grande palco do evento da vela brasileira. Estamos empolgados para o evento”, destacou o comodoro da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, Adalberto Casaes, comandante do barco Maestrale que recentemente venceu a regata de Aniversário de 99 anos do Iate Clube do Rio de Janeiro.

“A comunidade da Vela Brasileira e até mundial reconhece que Búzios é um local muito especial para a prática do esporte, pois sempre traz bons ventos e mar azul. E por isso realizar o Campeonato Brasileiro onde estarão presentes os principais barcos e tripulações brasileiras é sinônimo que teremos um campeonato de altíssimo nível. Esperamos em torno dos 30 barcos representando os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul e talvez Santa Catarina”, destacou Ricardo Baggio, o Kadu, Membro do Comitê Organizador.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Empresa planeja plantar 100 milhões de árvores de manguezais na costa de Dubai

    Batizada de Dubai Mangroves, ideia da Urb visa proteger a cidade da erosão e do aumento do nível do mar

    Histórico de luxo e cenário paradisíaco: ilha entre a Escócia e a Irlanda do Norte está à venda por R$ 15 milhões

    Local conta com sete casas, praias de tirar o fôlego, um farol e até heliporto

    Conheça o La La Land, superiate com dois cinemas, duas adegas e duas piscinas

    Embarcação de 44 metros de comprimento atrai olhares por oferecer recursos que só costumam estar presentes em megaiates

    BR Marinas marca presença no Rio Boat Show e registra importância do salão náutico para o setor

    Administradora da Marina da Glória conta com oito marinas distribuídas pela orla do Rio de Janeiro

    Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

    Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado