Abertura do 1º Foz Internacional Boat Show reúne autoridades e mostra relevância do evento para região

Ministros, secretários e prefeitos discursaram para o público e participaram do tradicional desenlace da fita

23/11/2023
Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

Oficialmente, Foz do Iguaçu já faz parte do circuito dos grandes eventos náuticos do país. Em cerimônia de abertura que contou com as presenças de ministros de dois países (Celso Sabino, do Brasil, e Tabaré Vieira, do Uruguai), secretários de estado e prefeitos, foi descerrada a faixa que deu início ao 1º Foz Internacional Boat Show, reunindo grandes marcas do setor.

De hoje a domingo, o Iate Clube Lago de Itaipu — com águas do reservatório da 2ª maior hidrelétrica do mundo — se transforma em um polo náutico, com a exibição de barcos na faixa dos 40 pés.

Foto: Victor Santos/Revista Náutica

A expectativa é que a transformação não seja passageira, e que as lanchas de algumas das mais importantes marcas passem a fazer parte desse cenário que parece uma pintura, de tão perfeito. “Um dos lugares mais lindos do mundo”, destacou Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA, durante a celebração.

Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica
Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA. Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

Nossa intenção não é só mostrar barcos de última geração, e que se equivalem aos exibidos em salões internacionais, como o Miami Boat Show. Nosso objetivo é transformar essa região num poderoso polo de turismo náutico– Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA

Potencial para isso é o que não falta, como destacaram as autoridades presentes na abertura da exposição.

Márcio Nunes, secretário do turismo do Paraná. Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

“O turismo náutico é uma das vocações naturais dessa região, com todas as implicações positivas que traz à tona, como geração de renda e de empregos. É uma satisfação ser parceiro de um evento como este”, diz Márcio Nunes, secretário do turismo do Paraná. “Em termos de legado, não poderíamos deixar uma coisa maior do que essa que estamos construindo, que é o turismo responsável”, acrescentou.

O prefeito de Foz de Iguaçu, Chico Brasileiro. Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

O prefeito de Foz de Iguaçu, Chico Brasileiro, agradeceu a Ernani Paciornik por acreditar no potencial da cidade para o turismo náutico. “Nossa cidade sempre teve aptidão para esse tipo de turismo. Faltava sintonia, faltava a compreensão de que esse segmento deveria merecer um olhar especial das instituições. Não falta mais. Estamos iniciando uma nova história em Foz do Iguaçu.”

Tenho certeza de que a nossa região inicia um novo ciclo, de desenvolvimento e de uma exploração saudável, sadia, de um tipo de turismo que traz renda e faz crescer, colocando a nossa região no centro do turismo nacional– Chico Brasileiro, prefeito de Foz de Iguaçu

Um dos parceiros do Grupo Náutica na organização do primeiro Boat Show em água doce do Brasil, o diretor geral da usina hidrelétrica Itaipu Binacional, Enio Verri, definiu o 1º Foz Internacional como “ano zero” na política de desenvolvimento do turismo náutico na região.

Enio Verri,diretor geral da usina hidrelétrica Itaipu Binacional. Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

Por sua vez, o ministro do Turismo, Celso Sabino, disse: “O turismo náutico movimenta a economia e a nossa indústria, que é uma das melhores indústrias náuticas do mundo, não fica atrás de ninguém. Quem estiver procurando um barco, procure um estaleiro brasileiro aqui no evento.”

Celso Sabino, ministro do Turismo. Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

O Capitão de Mar e Guerra Burlamaque, do 8º Distrito Naval, apontou que está na hora de potencializar o uso de barcos no Lago de Itaipu — o que deve acontecer agora, com a realização da primeira feira náutica com a cancela do Boat Show. O comodoro do Iate Clube Lago de Itaipu, Evandro Ferreira, por sua vez, considerou que a realização do Foz Internacional Boat Show é um marco na história da região.

O Capitão de Mar e Guerra Burlamaque, do 8º Distrito Naval. Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica
Evandro Ferreira, comodoro do Iate Clube Lago de Itaipu. Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

O desenlace da fita, gesto tradicional que marca a cerimônia de abertura dos eventos Boat Show, contou com a presença de Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA; Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional; Márcio Nunes, secretário de turismo do Estado do Paraná (representando o governador do Estado Carlos Massa Ratinho Junior); Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu; Everton Luiz da Costa Souza, diretor presidente do Instituto Água e Terra – IAT; Cristiano Araújo, secretário de estado de turismo do DF; Eduardo Colunna, presidente da ACOBAR; Evandro Ferreira, comodoro do ICLI; chefe do estado-maior do Comando do Distrito Naval, o capitão de mar e guerra Burlamaque; Celso Sabino, ministro do turismo do Brasil; Tabaré Viera Duarte, ministro do turismo do Uruguai; Santin Roveda, secretário de estado da justiça e cidadania; Guto Silva, secretário de planejamento do Paraná; João Morales, presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu; Yuri Benites, diretor de turismo do Parque Tecnológico Itaipu; e Cleide Prates, prefeita de Itaipulândia.

Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica
Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica
Tabaré Viera Duarte, ministro do turismo do Uruguai. Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

Foz Internacional Boat Show 2023

O mais novo encontro entre nações e barcos já está acontecendo no oeste do Paraná, na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina!

 

O 1º Foz Internacional Boat Show traz embarcações na faixa dos 40 pés — a maioria delas disponível para test-drive – e cerca de 30 marcas para as águas doces do charmoso Lago de Itaipu.

Foto: Victor Santos/Revista Náutica

Cerca de 15 mil visitantes devem passar pelo evento que marca o primeiro salão internacional com a chancela Boat Show, em uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Acobar.

 

O Foz Internacional Boat Show tem apoio também da Adetur (Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu).

 

FOZ INTERNACIONAL BOAT SHOW
Anote aí!
Quando: De 23 a 26 de novembro de 2023
Onde: Iate Clube Lago de Itaipu (R. Inacio Reuter Sottomaior, 1020, Jardim Porto Dourado, Foz do Iguaçu – PR)
Horário: 16h às 22h
Saiba mais no site oficial do evento
Ingressos: site oficial de vendas

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Casal troca apartamento para viver em veleiro com seis gatos

    Embora a rotina de manutenção do catamarã seja dura e exigente, Aline e José garante que vale a pena

    Novo submarino Tonelero será lançado ao mar no fim de março, no Rio de Janeiro

    Gigante equipamento militar equivale o peso de 234 carros populares e tem 71,6 metros de comprimento

    Carga bilionária: Colômbia vai extrair tesouros do "Santo Graal dos Naufrágios"

    Embarcação espanhola que naufragou em 1708 levou US$ 20 bilhões para o fundo do mar

    Recém-lançado, Neuboat Dock Raymarine é novidade da Marine Express

    Semelhante a uma câmera de ré, o Neuboat Dock é capaz de mapear o ambiente e trazer imagens 360º ao piloto

    Venda de ingressos para o Rio Boat Show 2024 é aberta; garanta o seu

    Evento conhecido por reunir o melhor do lifestyle náutico acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória