Abertura do 1º Foz Internacional Boat Show reúne autoridades e mostra relevância do evento para região
Ministros, secretários e prefeitos discursaram para o público e participaram do tradicional desenlace da fita
Oficialmente, Foz do Iguaçu já faz parte do circuito dos grandes eventos náuticos do país. Em cerimônia de abertura que contou com as presenças de ministros de dois países (Celso Sabino, do Brasil, e Tabaré Vieira, do Uruguai), secretários de estado e prefeitos, foi descerrada a faixa que deu início ao 1º Foz Internacional Boat Show, reunindo grandes marcas do setor.
Foz Internacional Boat Show terá cobertura diária em vídeo; confira
Garanta seu ingresso para o Foz Internacional Boat Show com 20% de desconto
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
De hoje a domingo, o Iate Clube Lago de Itaipu — com águas do reservatório da 2ª maior hidrelétrica do mundo — se transforma em um polo náutico, com a exibição de barcos na faixa dos 40 pés.
A expectativa é que a transformação não seja passageira, e que as lanchas de algumas das mais importantes marcas passem a fazer parte desse cenário que parece uma pintura, de tão perfeito. “Um dos lugares mais lindos do mundo”, destacou Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA, durante a celebração.
Nossa intenção não é só mostrar barcos de última geração, e que se equivalem aos exibidos em salões internacionais, como o Miami Boat Show. Nosso objetivo é transformar essa região num poderoso polo de turismo náutico– Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA
Potencial para isso é o que não falta, como destacaram as autoridades presentes na abertura da exposição.
“O turismo náutico é uma das vocações naturais dessa região, com todas as implicações positivas que traz à tona, como geração de renda e de empregos. É uma satisfação ser parceiro de um evento como este”, diz Márcio Nunes, secretário do turismo do Paraná. “Em termos de legado, não poderíamos deixar uma coisa maior do que essa que estamos construindo, que é o turismo responsável”, acrescentou.
O prefeito de Foz de Iguaçu, Chico Brasileiro, agradeceu a Ernani Paciornik por acreditar no potencial da cidade para o turismo náutico. “Nossa cidade sempre teve aptidão para esse tipo de turismo. Faltava sintonia, faltava a compreensão de que esse segmento deveria merecer um olhar especial das instituições. Não falta mais. Estamos iniciando uma nova história em Foz do Iguaçu.”
Tenho certeza de que a nossa região inicia um novo ciclo, de desenvolvimento e de uma exploração saudável, sadia, de um tipo de turismo que traz renda e faz crescer, colocando a nossa região no centro do turismo nacional– Chico Brasileiro, prefeito de Foz de Iguaçu
Um dos parceiros do Grupo Náutica na organização do primeiro Boat Show em água doce do Brasil, o diretor geral da usina hidrelétrica Itaipu Binacional, Enio Verri, definiu o 1º Foz Internacional como “ano zero” na política de desenvolvimento do turismo náutico na região.
Por sua vez, o ministro do Turismo, Celso Sabino, disse: “O turismo náutico movimenta a economia e a nossa indústria, que é uma das melhores indústrias náuticas do mundo, não fica atrás de ninguém. Quem estiver procurando um barco, procure um estaleiro brasileiro aqui no evento.”
O Capitão de Mar e Guerra Burlamaque, do 8º Distrito Naval, apontou que está na hora de potencializar o uso de barcos no Lago de Itaipu — o que deve acontecer agora, com a realização da primeira feira náutica com a cancela do Boat Show. O comodoro do Iate Clube Lago de Itaipu, Evandro Ferreira, por sua vez, considerou que a realização do Foz Internacional Boat Show é um marco na história da região.
O desenlace da fita, gesto tradicional que marca a cerimônia de abertura dos eventos Boat Show, contou com a presença de Ernani Paciornik, presidente de NÁUTICA; Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional; Márcio Nunes, secretário de turismo do Estado do Paraná (representando o governador do Estado Carlos Massa Ratinho Junior); Chico Brasileiro, prefeito de Foz do Iguaçu; Everton Luiz da Costa Souza, diretor presidente do Instituto Água e Terra – IAT; Cristiano Araújo, secretário de estado de turismo do DF; Eduardo Colunna, presidente da ACOBAR; Evandro Ferreira, comodoro do ICLI; chefe do estado-maior do Comando do Distrito Naval, o capitão de mar e guerra Burlamaque; Celso Sabino, ministro do turismo do Brasil; Tabaré Viera Duarte, ministro do turismo do Uruguai; Santin Roveda, secretário de estado da justiça e cidadania; Guto Silva, secretário de planejamento do Paraná; João Morales, presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu; Yuri Benites, diretor de turismo do Parque Tecnológico Itaipu; e Cleide Prates, prefeita de Itaipulândia.
Foz Internacional Boat Show 2023
O mais novo encontro entre nações e barcos já está acontecendo no oeste do Paraná, na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina!
O 1º Foz Internacional Boat Show traz embarcações na faixa dos 40 pés — a maioria delas disponível para test-drive – e cerca de 30 marcas para as águas doces do charmoso Lago de Itaipu.
Cerca de 15 mil visitantes devem passar pelo evento que marca o primeiro salão internacional com a chancela Boat Show, em uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Acobar.
O Foz Internacional Boat Show tem apoio também da Adetur (Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu).
FOZ INTERNACIONAL BOAT SHOW
Anote aí!
Quando: De 23 a 26 de novembro de 2023
Onde: Iate Clube Lago de Itaipu (R. Inacio Reuter Sottomaior, 1020, Jardim Porto Dourado, Foz do Iguaçu – PR)
Horário: 16h às 22h
Saiba mais no site oficial do evento
Ingressos: site oficial de vendas
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência