Água do mar, latas e café: novo combustível marítimo “verde” usa mistura inusitada

Sustentável, mix de ingredientes inusitados gera hidrogênio e pode ser boa opção, no futuro, para barcos e submarinos

30/08/2024
Foto: Tony Pulsone/MIT/ Reprodução

A busca por um novo combustível marítimo “verde” fez com que quatro engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) desenvolvessem uma opção promissora a partir de ingredientes inusitados. A opção, sustentável, foi criada misturando água do mar, latas de alumínio e café.

Ao misturar o trio em condições específicas, os pesquisadores obtiveram hidrogênio veicular, um combustível menos poluente do que os tradicionais, já que não emite gás carbônico.

Reação após mistura dos ingredientes. Foto: MIT/ Reprodução

Publicada na revista Cell Reports Physical Science, a descoberta deve ser aplicada, inicialmente, em testes com barcos e submarinos, devido à facilidade de obter água do mar.

 

Além de eficiente, a opção de combustível verde é vista como econômica — no que diz respeito tanto à produção quanto ao transporte.

Como é feito o combustível marítimo verde

Os pesquisadores descobriram que misturar água do mar com o alumínio retirado das latas gera uma solução que borbulha e produz hidrogênio.

 

Para isso dar certo, eles trataram previamente o alumínio, com uma liga feita dos metais gálio e índio, que o faz chegar em sua forma mais pura. Veja abaixo como funciona o experimento:

 

 

No entanto, um obstáculo dificultava a possibilidade de aplicações práticas: o tempo de espera para a mistura reagir. Enquanto procuravam formas de driblar a situação, os engenheiros decidiram testar vários ingredientes não convencionais, até que chegaram ao café.

 

“Estávamos apenas brincando com coisas na cozinha e descobrimos que, quando adicionamos pó de café à água do mar e colocamos esferas de alumínio, a reação é bem rápida em comparação com apenas água do mar”, explica Aly Kombargi, autor principal do estudo e aluno de doutorado do MIT.

Surpresa, a equipe entrou em contato com colegas do departamento de química do MIT, que sugeriram o uso de imidazol — ingrediente ativo da cafeína. A resposta do experimento foi fantástica. Em cinco minutos, conseguiram produzir a mesma quantidade de hidrogênio que levava, anteriormente, duas horas para ficar pronta.

Solução de problemas

Embora o hidrogênio seja uma opção mais sustentável, há uma desvantagem em abastecer veículos com ele: a necessidade de transportá-lo para todo lado em grande quantidade. Ainda que isso aconteça com a gasolina ou diesel — armazenados nos tanques de carros e embarcações — o gás oferece maiores riscos, dado seu potencial volátil.

 

É aí que entra mais uma vantagem da descoberta dos engenheiros. “Não temos que carregar um tanque de hidrogênio. Em vez disso, transportaríamos alumínio como o ‘combustível’ e apenas adicionaríamos água [do mar] para produzir o hidrogênio que precisamos”, afirma Aly.


Atualmente, o grupo está desenvolvendo um pequeno reator que poderia funcionar em barcos ou submarinos. A ideia é que haja a produção de hidrogênio sob demanda para abastecer o motor ou gerar eletricidade.

 

A bordo, bastaria manter um suprimento de esferas de alumínio reciclado — proveniente de latas velhas e outros produtos –, uma pequena quantidade de liga de gálio-índio e cafeína.

 

Eles estimam que cerca de 18 kg de esferas de alumínio sejam suficientes para fornecer energia a um pequeno planador subaquático por cerca de 30 dias, mas isso é algo que só as próximas pesquisas poderão dizer.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Drone registra baleias narvais usando “chifre” para brincar

    O dente comprido do animal, que intriga pesquisadores, chega a 3 metros e possui mais de 10 milhões de terminações nervosas

    Novo superiate Benetti une luxo, socialização e contato com a natureza

    Layout do barco foi elaborado para promover o amplo convívio social, interação e proximidade com as águas

    Circulação do oceano Atlântico não deve entrar em colapso neste século, aponta estudo

    Apesar do suposto otimismo, cientistas ainda preveem desafios climáticos

    Ross Mariner lançará novo barco no Rio Boat Show 2025

    Especialista em embarcações de entrada, estaleiro terá também lancha recém-lançada no salão, de 26/04 a 04/05

    Treinamento das Marinhas do Brasil e da França levou navios e carros anfíbios a Fortaleza

    Porto do Mucuripe recebeu uma das etapas da operação "Jeanne d'Arc", que terminou na última terça-feira (25)