Vínculo improvável: mergulhador afirma ter feito amizade com golfinho na Grécia

Conexão inusitada ocorreu em 2020 e, desde então, dupla teve encontros não agendados e brincadeiras com plásticos encontrados na água

Por: Nicole Leslie -
16/01/2026
Foto: Instagram @johnnie_boe_ / Reprodução

Se ver animais marinhos de perto já emociona, imagina criar uma amizade com um deles. Embora improvável, é o que o mergulhador Johnnie Boe afirma ter acontecido entre ele e um golfinho que habita a costa de Corinto, na Grécia.

O primeiro encontro aconteceu em 2020, durante o verão grego. Johnnie mergulhava pela região quando se deparou com dois golfinhos, mas enquanto um deles agiu normalmente, o outro se mostrou curioso com o mergulhador e pareceu ter o observado de maneira especial. “Aquele momento mudou a minha vida”, disse Boe ao noticiário The Dodo.

Foto: Facebook / Johnnie Boe / Reprodução

A conexão foi instantânea para Johnnie, que decidiu voltar ao mesmo local duas vezes por semana na esperança de reencontrar aquele golfinho. Em cada visita ele conta ter esperado horas, mesmo sem pistas do amigo aquático. O primeiro reencontro aconteceu depois de quase dois meses na expectativa.

Foto: Instagram @johnnie_boe_ / Reprodução

Ao The Dodo, o mergulhador contou que além da emoção pessoal, ele teve a impressão de que o golfinho também o reconheceu.

Ele ficou comigo por um tempo e, depois desse dia, nossos reencontros se tornaram mais frequentes-descreveu Johnnie

Foto: Facebook / Johnnie Boe / Reprodução

A amizade improvável ia se fortalecendo quando, na primavera de 2021, o golfinho surgiu diferente. Ele tinha algum material parecido com nylon preso em sua barbatana e a sensação de Boe foi que o animal quis exibir a novidade a ele.

 

Não demorou muito para que o golfinho começasse a trazer outros objetos plásticos para Johnnie e, aos poucos, começar a soltá-los como quando um cão convida o tutor para brincar com um graveto. Foi assim que a brincadeira começou.

 

 

Mas, ao mesmo tempo que brincar com o amigo golfinho era uma experiência única, o mergulhador não se sentia confortável em ver tanto lixo plástico apresentado pelo animal com entusiasmo. Boe, então, começou a brincar um pouco e logo depois recolher o “brinquedo” para fora d’água.


Segundo o noticiário The Dodo, o golfinho não demorou para perceber o padrão de comportamento do amigo e começou a agir de acordo. Foi assim que o animal passou a levar sacolas, garrafas e outros itens plásticos para Johnnie e aguardá-lo “sumir” com os objetos para fora d’água. Uma dupla dinâmica no combate à poluição dos mares.

Agora ele me deixa ficar com o lixo depois de uma breve brincadeira-detalhou Boe ao The Dodo

Foto: Facebook / Johnnie Boe / Reprodução

Apesar de não ser possível agendar um encontro com um animal selvagem com data e hora marcada, o mergulhador contou ao noticiário que tem se encontrado com o amigo golfinho e que a conexão entre eles é real. Nas redes sociais, Johnnie compartilha vídeos do amigo aquático.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    ONU oferece bolsas de estudo sobre Oceano e Direito do Mar; veja como se inscrever

    O programa contemplará 11 bolsistas, que receberão subsídio mensal para estudar presencialmente na sede das Nações Unidas, em Nova York

    Sessa Marine aposta na faixa dos 40 pés para conquistar o público do Rio Boat Show 2026

    Marca terá três sucessos de sua linha nas águas da Marina da Glória para o salão, que ocorre de 11 a 19 de abril

    Este barco não está afundando: conheça as modernas embarcações auto-endireitáveis do Canadá

    Vídeo de barco "se revirando" em vez de afundar é real e mostra modelos "inafundáveis" da Guarda Costeira Canadense; assista!

    SailGP: time brasileiro alcança melhor resultado da temporada em Sydney; próxima etapa é no Rio

    Disputada no último fim de semana, etapa australiana terminou com o Mubadala na 7ª colocação. Circuito no Brasil ocorrerá nos dias 11 e 12 de abril

    Azimut Grande 25 Metri fará sua estreia em águas cariocas no Rio Boat Show 2026

    Estaleiro levará dupla imponente para marcar presença na Marina da Glória. Evento acontece de 11 a 19 de abril