Baleias assassinas estão tentando socializar com humanos? Estudo levanta essa hipótese

Por: Nicole Leslie -
13/07/2025

Já pensou em ganhar um “presente” de uma baleia assassina? Em linhas bem gerais é o que um novo estudo publicado no Journal of Comparative Psychology sugere. Pesquisadores observaram um comportamento incomum entre orcas, que ofereceram presas caçadas para humanos, como quem tenta iniciar uma amizade.

O padrão foi observado em diferentes oceanos e contextos, sempre envolvendo orcas em ambiente selvagem. Segundo os cientistas, a atitude lembra a de um cão que entrega um brinquedo ao tutor, ou de um gato que presenteia o dono com um passarinho semi-devorado. No caso das orcas, porém, o gesto pode carregar implicações ainda mais profundas.

 

Os pesquisadores levantam a hipótese de que esse comportamento possa representar um dos primeiros relatos de um predador selvagem utilizando intencionalmente objetos ou presas para interagir com humanos. Isso indicaria uma convergência evolutiva entre o intelecto de golfinhos, primatas superiores — e, talvez, o nosso.

 

O estudo envolveu especialistas do México, Canadá e Nova Zelândia, que analisaram 34 interações espontâneas de orcas com pessoas. As baleias eram de ambos os sexos, tinham diferentes idades e estavam em contextos diversos — todas livres, sem treinamentos ou interferência humana direta.

(A) Orca juvenil oferece um pedaço de fígado de arraia-águia; (B) Orca entrega uma arraia-mobula inteira a um humano em um barco; (C) Orca fêmea juvenil solitária prestes a recuperar uma foca-comum inteira após oferecê-la; (D) Orca fêmea adulta recupera a maior parte de uma arraia-águia após a oferta. Foto: Steve Hathaway, Lucía Corral, Jared R. Towers, Brian Skerry / Journal of Comparative Psychology / Reprodução

Em 21 dos episódios, os humanos estavam em barcos; Em onze nadavam no mar; E em dois estavam na praia. Em todas as ocasiões, as orcas se aproximaram e largaram um item ou animal morto diante das pessoas — e em quase todos os casos, esperaram algum tipo de reação. Em sete situações, inclusive, as baleias tentaram oferecer o “presente” mais de uma vez, mesmo após os humanos recusarem inicialmente.


Segundo os pesquisadores, isso faz sentido quando se leva em conta que orcas são animais extremamente inteligentes e sociais. O compartilhamento de comida é comum entre elas, funcionando como um mecanismo para fortalecer vínculos dentro do grupo.

 

Oferecer presas a humanos pode, portanto, ter várias funções: praticar comportamentos aprendidos, explorar o ambiente, brincar, manipular objetos ou até criar laços com as pessoas. Considerando a cognição avançada da espécie e seu histórico de cooperação, todas essas hipóteses — ou a soma delas — são consideradas plausíveis.

 

Logo, a pergunta que fica é: será que as orcas estão tentando, de alguma forma, nos incluir no grupo delas?

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Como acelerar a descarbonização da navegação? Painel do JAQ Hidrogênio debateu estratégias

    Diretor de Tecnologia do Itaipu Parquetec, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá discutiram o tema

    Na COP30, presidente da CETESB se surpreende com tecnologia do JAQ H1: "é uma revolução"

    "Estamos juntos na mesma missão de salvar o planeta", declarou Thomaz Toledo, que destacou a iniciativa do barco

    "Esperança para o transporte pelo mar": Governador do ES fala sobre JAQ H1

    Em visita à embarcação pioneira do Projeto JAQ na COP30, Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa

    Governador do Piauí visita o JAQ H1 e afirma: “fica claro que é viável substituir combustíveis fósseis”

    Rafael Fonteles conheceu a embarcação 100% movida a hidrogênio verde nesta quarta-feira (12), durante a COP30

    Governador do RS enxerga JAQ H1 como inspiração: "Uma grande oportunidade para todos"

    Eduardo Leite visitou o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio durante a COP30 e destacou o potencial econômico e ambiental da tecnologia