Após ouvir barulhos, dono de veleiro descobre que dividia barco com passageiro inusitado
Episódio aconteceu na Ilha Raymond, na Austrália, com uma criatura típica dessa região
Imagine a cena: você está em seu veleiro, curtindo um passeio, quando, de repente, percebe que não está sozinho. Tem alguém a bordo da sua embarcação. Foi o que aconteceu com um velejador próximo à Ilha Raymond, na Austrália. Ele ouviu barulhos estranhos vindos do topo da embarcação e, ao verificar do que se tratava, a surpresa: um coala no barco, agarrado à vela mestra.
Ecologia em alto-mar: projeto final de novo catamarã movido a metanol é revelado
Recife artificial está ajudando a recuperar a vida marinha nos Estados Unidos; entenda
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Se tratando da Austrália — país conhecido por animais exóticos que aparecem por toda parte –, talvez a cena não tenha surpreendido o dono do veleiro. Apesar disso, ele imediatamente fez contato com um grupo de resgate local, o Coalas da Ilha Raymond, que prontamente atendeu ao seu chamado.
“Muitos [dos coalas] na Ilha Raymond estão acostumados com as pessoas. Eles vivem nas árvores por toda a pequena área da cidade, nos quintais da frente e de trás, passeiam casualmente em nossos deques, ao longo de nossas cercas”, comentou Shelley Robinson, da Coalas da Ilha Raymond, ao site The Dodo.
Apesar de toda essa proximidade, fazer o resgate do animal pode ser estressante. No caso do coala no barco, o processo foi facilitado uma vez que o animal, por conta própria, resolveu descer da vela mestra.
Cath Winzer, protetora de vida selvagem e integrante da Coalas da Ilha Raymond, logo o colocou em uma caixa de transporte e, posteriormente, o coala passou por uma breve avaliação de saúde e foi solto em um parque. Em pouco tempo, o animalzinho já foi avistado agarrado a um eucalipto.
Libertar qualquer coala é a melhor parte do que fazemos– Shelley Robinson, da Coalas da Ilha Raymond
Desafios enfrentados pelo animal símbolo da Austrália
Nativos da Austrália, os coalas passam por um período conturbado no país, principalmente devido às mudanças climáticas, que têm dificultado a presença do animal em seu habitat natural.
Talvez você se lembre que, em 2019, por exemplo, a Austrália passou por incêndios florestais muito sérios, que escancararam os problemas enfrentados pela espécie, quando muitos deles precisaram ser resgatados de árvores em chamas.
Com a perda de seu habitat, a presença dos coalas em meio aos humanos está cada vez mais constante, resultando em situações inusitadas, como a do animal na vela mestra de um veleiro. Pode parecer fofo, mas há algo muito maior por trás disso.
Equipes de resgate, como a Coalas da Ilha Raymond, são dedicadas a proteger esses marsupiais, através de resgates, avaliações de saúde, reintegração e a criação de coalas órfãos, quando necessário.
Saber que fizemos a diferença para aquele coala e que ele viverá livre na natureza é uma sensação incrível– Shelley Robinson, da Coalas da Ilha Raymond
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Origem do fenômeno é desconhecida, gerando teorias diversas, que vão de esconderijo alienígena a base nazista
De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca
Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York
Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro
Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros