Após Patagônia, Recife é próxima parada de regata de volta ao mundo
Globe 40 reúne veleiros da Classe 40 em travessia de 30 mil milhas náuticas percorridas durante nove meses


Sete meses após seu início em Tanger, no Marrocos, a regata de volta ao mundo Globe 40 – La Grande Route agora está a caminho do Brasil. A competição, que reúne veleiros da Classe 40, deu largada à etapa Recife no último domingo (8).
Copa da Juventude 2023: YCSA será sede da competição de vela nacional
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Após saírem de Ushuaia, na Patagônia argentina — extremo sul da América do Sul –, os velejadores deverão chegar à capital de Pernambuco a partir do dia 25 de janeiro. O público poderá acompanhar toda a movimentação.
Esta será a única parada no Brasil das embarcações da Globe 40, que vão passar de 10 a 15 dias em nosso país.
Também estão programadas várias atividades durante o período em que os competidores estiverem no Recife, como visita aos barcos (nos dias 28 e 29 de janeiro), regata in-shore no Marco Zero e apresentações culturais.
Haverá ainda eventos fechados para convidados, patrocinadores e competidores. A etapa Recife se encerra no dia 5 de fevereiro, com os barcos seguindo rumo a Granada, no Caribe — a sétima e última parada, antes da chegada final em Lorient, na França.
30 mil milhas náuticas em nove meses
A Globe 40 é uma regata de volta ao mundo de barcos da Classe 40, que garantem disputas acirradas. A competição tem, ao todo, 30 mil milhas náuticas, percorridas durante nove meses – desses, são 140 dias no mar.
Esse evento é a porta de entrada para que Pernambuco se torne uma parada de outras regatas internacionais de volta ao mundo, além de uma excelente oportunidade para o turismo náutico para a cidade – Yannick Ollivier, presidente da FPVela
A partida aconteceu em 26 de junho do ano passado, em Tânger, no Marrocos, com a chegada em Lorient (França) prevista para 13 de março de 2023. O percurso inclui paradas em Cabo Verde (África), Ilhas Maurício (Oceano Índico), Auckland (Nova Zelândia), Tahiti (Polinésia Francesa), Ushuaia (Patagônia), Recife (Brasil) e Granada (Caribe).
A Globe 40 é uma realização da empresa francesa Sirius Events, com suporte na organização da etapa de Recife da Federação Pernambucana de Vela (FPVela), apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco e Consórcio Porto Novo, com patrocínio da Prefeitura do Recife, Qair Brasil e Marina Recife. Mais informações sobre a competição no site da Globe 40.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Batizada de DolphinGemma, plataforma foi treinada com dados comportamentais de golfinhos-pintados-do-Atlântico
Símbolo do Velho Chico, embarcação centenária se prepara para retomar travessia entre Pirapora e Juazeiro
Bianca Colepicolo defende o potencial do turismo das águas e sua integração com as linhas de ações institucionais
Proprietário surpreendeu estaleiro italiano com o pedido durante a construção do gigante, agora ainda mais personalizado
Solução liga Ilha Lefkada ao continente grego sem impedir o trânsito nas águas