Barco elétrico pode integrar o Aquático-SP em acordo com prefeitura de Moscou

Cooperação entre prefeituras prevê otimização da infraestrutura aproveitando cases de sucesso da capital russa

07/04/2025
Barco elétrico utilizado em Moscou, na Rússia. Foto: Instagram Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) / Reprodução

Atualmente, São Paulo busca revitalizar e integrar suas hidrovias ao sistema de transporte público urbano. Moscou, na Rússia, por sua vez, é expert na operação de transportes hidroviários. É justamente essa troca que promete levar à capital paulista um reforço na infraestrutura do Aquático-SP, com a integração de barcos elétricos ao sistema.

O Aquático SP, que liga o Cantinho do Céu ao Parque Mar Paulista, no bairro Pedreira, através da Represa Billings, dispõe de cinco embarcações. A estrutura, inaugurada em maio de 2024, reduziu um trajeto de 1h20 para 17 minutos e já levou mais de 350 mil pessoas.

Aquático SP. Foto: Prefeitura de São Paulo / Divulgação

A cooperação com Moscou prevê a integração de um modelo elétrico a esse sistema, visando otimizar sua infraestrutura aproveitando cases de sucesso da capital russa, como a modernização do transporte fluvial no rio Moscou. A eletrificação dos barcos ainda quer reduzir as emissões de gases do efeito estufa, contribuindo para compromissos climáticos de ambas as cidades.

 

O primeiro passo para essa parceria foi dado em 27 de março, através de um Memorando de Entendimento, acordado entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e do Governo de Moscou.


A próxima etapa consiste no encaminhamento do Memorando de Entendimento à SMRI/GAB para a adoção de medidas subsequentes. Nesta quarta-feira (2), a delegação brasileira formada por representantes da SMRI e da SMTU, e que está em missão em Moscou, participou do último dia do Curso de Sistemas de Transportes Inteligentes.

 

Dentro da agenda, aconteceu uma visita ao transporte aquático que liga a capital do país a diversos pontos da região metropolitana moscovita. Confira fotos:

 

Barcos elétricos em Moscou

A rota fluvial elétrica no rio Moscou foi a primeira do mundo a operar exclusivamente com embarcações elétricas, sendo que o sistema foi lançado em junho de 2023. A rota conta com seis paradas e oito embarcações para 50 passageiros, cada uma delas com o nome de outros rios de Moscou: Sinichka, Setun, Presnya, Filka, Skhodnya, Ramenka, Yauza e Neglinkacada.

 


Os barcos são equipados com painéis informativos, carregadores USB e espaços para bicicletas e scooters. A passagem pode ser paga com o cartão de transporte público Troika ou via cartão bancário, e passageiros com planos de transporte de 90 ou 365 dias podem utilizá-lo gratuitamente.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    SailGP abre venda de ingressos para etapa no Rio de Janeiro, que acontece em abril

    Após percalços na temporada 2025, regata de alta velocidade finalmente terá disputa na América do Sul e em águas brasileiras

    "Jet" de madeira: paraense viraliza com potente moto aquática artesanal; assista!

    À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais

    Náutica Responde: é necessário ter rádio VHF no barco?

    Nos termos da Lei, a resposta depende do porte da embarcação e do tipo de navegação. Na prática, todavia, o equipamento é recomendado por especialistas

    Novos olhares sobre a navegação: artista contemporâneo transforma barcos em esculturas

    Erwin Wurm usa embarcações, veículos e objetos cotidianos para discutir absurdo, forma e comportamento humano

    Estados Unidos discutem isenção de imposto sobre juros no financiamento de barcos

    Projeto federal propõe dedução de até US$ 10 mil por ano em juros de financiamento de barcos, seguindo o modelo do setor automotivo