Com propulsão eólica, Airbus terá frotas marítimas contra emissões de dióxido de carbono

Gigante da indústria aeroespacial terá velas rotativas e motores biocombustíveis; entenda

25/02/2024
Foto: Norsepower/ Divulgação

Uma parceria entre a empresa francesa Louis Dreyfus Armateurs, a finlandesa Norsepower e a gigante da indústria aeroespacial Airbus pode revolucionar o mercado de velas mecânicas, colaborar para reduzir a poluição na atmosfera e diminuir em 50% as emissões de CO2 na rota transatlântica até 2030.

Toda frota RoRo, da Airbus, será equipada com velas rotativas Norsepower de 35 metros e dois motores biocombustíveis, com tecnologia de rotores em forma de cilindro acionados por energia elétrica. Assim, se aproveitará os ventos e reduzirá o consumo de combustível e as emissões no meio ambiente.

Foto: Norsepower/ Divulgação

O que já seria um enorme avanço, ganha ainda mais importância por envolver a Airbus. Afinal, a empresa é um dos maiores nomes da tecnologia aeroespacial e costuma desenvolver soluções para emissões zero — como propulsão a hidrogênio, combustível de avião sustentável (SAF) e design eVTOL.

Foto: Norsepower/ Divulgação

Além disso, o que anima o projeto é que a tecnologia contra emissões da Norsepower Rotor Sail será aplicada a uma frota inteira da Airbus. Cada navio contará também com combustível convencional e uma ferramenta para controle individual dos rotores — aliado ao relatório de economia de combustível.

 

Assim, a ideia é queimar menos combustível, reduzir as emissões e ainda ter custos mais baixos. Por todos esses elementos, Tuomas Riski, CEO da Norsepower, definiu a parceria entre as três empresas como um “uma virada de jogo para toda a indústria de propulsão eólica auxiliar”.

No caminho certo

Outra parceira na causa de redução de emissões, o Louis Dreyfus Armateurs (LDA) é um renomado armador francês — responsável por gerenciar as operações de carga, translado e descarga de navios — e tem em seu currículo ações pró meio ambiente. Agora, a companhia se junta a Airbus.

Foto: Norsepower/ Divulgação

Em 2023, a LDA teve um navio parcialmente abastecido com SAF, destinado a transportar componentes de aeronaves A320. Porém, seu impacto nem se compara com o acordo fechado recentemente, visto que o anterior se limitava a um único navio e um percurso curto.

 

Sob nova operação da LDA, a Airbus segue buscando soluções modernas de navegação. Em parceria com a Airseas, foi desenvolvido o Seawing, um sistema de vela que lembra uma pipa, mas equipado com controles de voo automatizados com tecnologia aeroespacial.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras do dia 28 no Náutica Talks do Rio Boat Show

    Cinco nomes abrem o ciclo de bate-papos na 25ª edição do salão náutico carioca

    Chegou o dia! Começa hoje o Rio Boat Show 2024

    25ª edição do evento náutico mais charmoso da América Latina tem início neste domingo, na Marina da Glória

    Eletrodomésticos de luxo da Elettromec estarão no Rio Boat Show 2024

    Ao todo, sete produtos da marca serão expostos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Siga Empreendimentos exibe churrasqueiras e acessórios no Rio Boat Show 2024

    Visitantes poderão conferir produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Fabianne Domingos expõe decorações e enxovais para barcos no Rio Boat Show 2024

    Especialista em projetos personalizados para o mercado náutico também decorou oito barcos expostos no salão carioca