Barcos da Volvo Ocean Race se aproximam do Cabo Horn. Scallywag vai para o Chile

Por: Redação -
28/03/2018
Foto: Yann Riou

A Volvo Ocean Race 2017-18 segue sendo disputada rumo a Itajaí, no Brasil. Os barcos ainda navegam pelos mares do sul e se aproximam do Cabo Horn. O primeiro a contornar o local ganha um ponto de bônus. A previsão é que isso ocorra nesta quinta-feira (28) pela manhã.

O time do Sun Hung Kai / Scallywag não confirmou seus planos para a sequência do campeonato, mas deve utilizar algum porto na costa oeste do Chile para parar. O local é mais próximo nesse momento e conta com uma zona relativamente segura para as condições muito duras que ainda enfrentam. A equipe tenta se recuperar da devastadora perda do britânico John Fisher, na última segunda-feira (26).

As outras seis equipes continuam a avançar em direção ao Cabo Horn, com o Team Brunel de Bouwe Bekking na frente por quatro dias seguidos. A tripulação holandesa tem vantagem de 65 milhas náuticas.

As equipes continuam a enfrentar ventos com mais de 40 nós e mares pesados, enquanto navegam na direção do Cabo Horn, onde o Oceano Pacífico é forçado a atravessar a estreita zona compreendida entre a América do Sul e a Antártida.

O famoso Cabo Horn marca a passagem para o Oceano Atlântico e significa o fim do Pacífico para a flotilha da Volvo Ocean Race.

Atrás do Brunel estão Vestas 11th Hour Racing, MAPFRE (líder do campeonato) e o Dongfeng Race Team. Mais atrás aparecem Turn the Tide on Plastic e o AkzoNobel, da brasileira Martine Grael.

Mensagem dos velejadores ao amigo

A perda de John Fisher, do Scallywag, continua a pesar nas mentes dos velejadores. Vários deles manisfestaram a dor pelo ocorrido.

Dee Caffari, líder do Turn the Tide on Plastic 

”Muitas lágrimas foram derramadas entre todos e em particular. Fish era um amigo, um fã e um grande apoiador do nosso projeto. Ele era um velejador talentoso que fazia oque amava, e é isto que nos consola neste momento difícil. Agora, quando olhamos para o céu, infelizmente, vemos outro espírito de um velejar perdido num albatroz olhando por nós aqui. Nossos corações e orações vão para sua família, amigos e ainda mais para a equipe SHK / Scallywag, bem como a restante família da Volvo Ocean Race que perdeu um ente querido”.

Simon Fisher, Navegador do Vestas 11th hour Racing

“Depois da devastadora notícia de ontem corremos para o Cabo Horn com corações pesados. Embora devamos tentar manter nosso foco na regata. Todos os nossos pensamentos e orações estão com John, sua família, seus companheiros de equipe e amigos. O Oceano Antártico tem sido especialmente difícil este ano, tem sido mais implacável”.

Xabi Fernandez, líder do MAPFRE

”Momentos muito tristes aqui no MAPFRE depois que a notícia veio do Scallywag ontem. Eu digo que todos os nossos pensamentos estão com a tripulação do Scallywag e toda a família de John e desejamos o melhor para eles”.

Simeon Tienpoint, líder do team AkzoNobel

”Todos do AkzoNobel a bordo queremos dar nossas condolências à família de John Fisher ou ‘Fish’, como o conhecemos. Mas também queremos dar força aos caras a bordo do Scallywag e a toda a equipe, claro, em terra. Pessoalmente, eu sei, infelizmente, o quão difícil é nesta situação. Eles têm que ficar juntos e esperamos vê-los em segurança em terra muito, muito em breve”.

Kyle Langford, Team Brunel

”Infelizmente, John Fisher foi perdido e isso é absolutamente devastador para todos a bordo e, obviamente, a moral está baixa e todo mundo está realmente sentindo por seus amigos, familiares e todos os companheiros de equipe que ele tem naquele barco. Eu não posso imaginar a dor que eles estão passando. Nossos pensamentos são em primeiro lugar para esses caras – e a regata é realmente secundária neste momento”.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Kapazi Náutica atraca no Rio Boat Show com pisos, coolers e tapetes flutuantes

    Escolher um bom piso náutico é importante não só para garantir a beleza do barco, como também para a segurança dos passageiros. Quem entende bem do assunto é a Kapazi Náutica, expositora assídua do Rio Boat Show desde os primórdios do salão.

    Neste ano, a especialista em tapetes, pisos e acessórios apresenta linhas em teca sintética, tapete trançado e EVA, o mais procurado pela variedade de cores e desenhos. O mais recente lançamento da empresa é o EVA camuflado, nos tons madeira, ocre, verde e preto. [caption id="attachment_152789" align="alignnone" width="920"] Foto: Arquivo Kapazi Náutica[/caption] Para quem não gosta do friso no piso, a Kapazi oferece opções premium, nas cores avelã, champagne e prata. Com a proposta de acabamento sofisticado e clean, o modelo pode ser aplicado tanto na área externa, quanto interna.
    Atendemos a todos os tamanhos de barcos e trabalhamos sob medida. O técnico visita a embarcação, modela tudo e, quando o piso chega para a Kapazi, ele volta para realizar a instalação- explica Carol Rocha, da área comercial

    Outros destaques da Kapazi

    A empresa também levou ao salão carioca as chamadas Thermo Bag, bolsas térmicas que prometem conservar o gelo por até 48 horas. Úteis para acomodar comidas e bebidas ao longo de um fim de semana no barco, estão disponíveis nas versões 20 litros e 30 litros.   Há ainda um terceiro modelo, com formato de mochila, ideal para quem vai andar de jet e deseja um cooler fácil de levar.   Por fim, a Kapazi apresenta ao público do Rio Boat Show tapetes flutuantes, pensados para momentos de descanso sobre águas doce e salgada.
    Ele vem em tamanho portátil, com um metro de largura, mas é possível emendar um no outro. Então é o cliente que define o tamanho que deseja- comenta Carol
    O modelo acompanha velcro para unir um tapete ao outro e vem com espaço para prender o cabo do barco, de forma a impedir que as pessoas fiquem à deriva. [the_ad_placement id="post-middle-desktop-970-250"] [the_ad_placement id="post-vertical-mobile-328-400"]

    Rio Boat Show 2024

    O evento náutico mais charmoso do Brasil já está acontecendo nas águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. No Rio Boat Show 2024, o público confere os principais lançamentos e destaques do mercado, com barcos na água e test-drive de embarcações.
    geral-aerea-rbs24-bx.jpg
    Foto: Victor Santos/Revista Náutica
    O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.   Com cerca de 70 embarcações sobre as águas da Baía de Guanabara, a expectativa é que o evento náutico reúna 30 mil visitantes entre os dias 28 de abril e 5 de maio.

    Anote aí!

    RIO BOAT SHOW 2024 Quando: De 28 de abril a 5 de maio; Horário: De segunda à sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h; Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória); Ingressos: site oficial de vendas Mais informações: rioboatshow.com.br.  

    Posto Golfinho marca presença no Boat Show e mostra facilidade do estabelecimento flutuante

    Rede de postos conta com loja de conveniência e atendimento náutico 24h por dia, durante os 7 dias da semana

    Bruno Fontes anuncia, no Rio Boat Show, que estará nas Olimpíadas de Paris

    Em entrevista no salão, velejador patrocinado pela Schaefer Yachts ainda falou sobre sua trajetória de 35 anos no esporte; confira

    Acompanhe a transmissão ao vivo do último dia de Rio Boat Show 2024!

    Encerramento do evento terá cobertura no Canal NÁUTICA no YouTube, direto da Marina da Glória; assista

    Armazém Off Road exibe quadriciclo infantil e sucesso de vendas no Rio Boat Show

    Loja expôs nove modelos, entre ATV e UTV, da distribuidora CFMoto