Sozinho, bombeiro espanhol realiza sonho de velejar o mundo pela segunda vez

Por: Redação -
03/03/2021
Didac quando cruzou a linha de chegada, no dia 13/02 - Imagem: JEAN-LOUIS CARLI/ALEA

Completar duas voltas ao mundo sozinho, sem escalas ou assistência é um sucesso ao alcance de poucos velejadores. Nesse cenário, Didac Costa se tornou o primeiro velejador espanhol a completar duas edições da Vendée Globe, que terminou há pouco menos de um mês.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Além disso, o mais surpreendente é que Didac Costa nem velejador profissional é. Na realidade, ele é um bombeiro de Barcelona que realizou seu sonho de viajar pelos oceanos mais inóspitos em duas oportunidades.

Didac Costa na Vendée Globe – Imagem: Reprodução

97 dias, 6 horas e 27 minutos. Esse foi o tempo que Costa levou a bordo do One Planet, One Ocean para circunavegar o planeta. Foram 28 mil milhas a uma velocidade média de 12 nós. Terminou na vigésima posição numa frota de 33 skippers, dos quais, ao final, restaram apenas 25.

Missão cumprida pelo espanhol, que melhorou o seu rendimento em 11 dias na edição anterior e conseguiu dar a volta ao mundo em menos de 100 dias. E, fora isso, uma curiosidade: Costa completou 40 anos durante a regata, em águas australianas.

Leia mais:

>> Sem saber velejar e distante do mar, mineiro realiza sonho de construir o próprio veleiro

>> Cooperativa tenta reviver a tradição de construir barcos de madeira na Nova Escócia, no Canadá

>> Sem passeio de gôndola: canais de Veneza secam devido à falta de chuvas e maré baixa

Costa pronto para retornar a vida “normal” – Imagem: Reprodução/Instagram

O catalão, nativo de Barcelona, já retomou sua vida em terra, mas afirma que é difícil esquecer os grandes momentos a bordo e assume uma vontade de viver essa experiência novamente. Didac Costa cravou seu nome na história da vela espanhola e da vela mundial.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Qual é a sua desculpa? Jovem cruza rio de barco e encara 40 km para ir à academia

    Awá Pinheiro, de 18 anos, mora às margens do rio Tapajós (PA) e viralizou nas redes ao mostrar trajeto de quase 2h para ir treinar. Assista!

    1º navio da Marinha com nome feminino vai homenagear pioneira da enfermagem no Brasil

    O Navio de Assistência Hospitalar “Anna Nery” deve entrar em operação no 2º semestre e poderá realizar 500 atendimentos diários em comunidades ribeirinhas

    Próximo destino, Brasil: um dos maiores navios de guerra do mundo passará pelo Rio de Janeiro

    Com mais de 330 metros de comprimento, o porta-aviões norte-americano USS Nimitz ficará no litoral fluminense até meados de maio

    Oficialmente da Marinha: conheça diferenciais da 1ª Fragata Tamandaré incorporada à Esquadra brasileira

    Incorporada à Força em 24 de abril, embarcação carrega sistemas inteligentes, misseis, canhões e outros armamentos

    Mini Transat volta a Salvador após 15 anos e deve movimentar R$ 20 milhões na capital baiana

    Esperada para 2027, competição que parte da França rumo a uma jornada em solitário pelo Atlântico teve lançamento oficial nesta terça-feira (28), no Yacht Clube da Bahia