BrBio promove atividades socioambientais em Ilha Grande

Por: Redação -
21/09/2018
Foto: Claudia Lomba

Entre os dias 4 e 6 de outubro, os educadores ambientais e pesquisadores do Projeto Coral-Sol, do BrBio – Instituto Brasileiro de Biodiversidade, promovem o evento “O Projeto Coral-Sol invade o Abraão na Ilha Grande”. Serão oferecidas palestras, exposição e trilha interpretativa sobre a temática da bioinvasão do coral-sol e da conservação marinha. Registrada nesta região desde a década de 90, a presença do coral-sol representa uma ameaça às espécies nativas e à integridade do ecossistema marinho.

“O objetivo do evento é dar continuidade ao processo de educação ambiental na região. Pretedemos seguir nosso trabalho de informar, sensibilizar, construir conhecimentos e mobilizar moradores, turistas, visitantes, estudantes, educadores e profissionais de meio ambiente sobre a temática da bioinvasão e da biodiversidade marinha”, explica a Dra. Fernanda Casares, coordenadora do Projeto Coral-Sol. “Juntamente com a transmissão de conceitos importantes sobre o tema e o incentivo à sensibilização de todos os segmentos e engajamento das comunidades locais, buscamos, em conjunto  com a sociedade, construir novos valores que contribuam para o envolvimento à conservação marinha e ao exercício pleno da cidadania”, conta Simone Oigman Pszczol, diretora do BrBio.

No dia 4, o Projeto Coral-Sol dedica atenção especial aos alunos dos ensinos fundamental e médio. A partir de palestras e seminários, a equipe do Projeto Coral-Sol irá explicar sobre a bioinvasão do coral-sol, a importância da biodiversidade e o que fazer para auxiliar na conservação do ambiente marinho. “A proposta é permitir que os estudantes participantes relacionem, de forma prática, conhecimentos teóricos com o cotidiano, permitindo o aprofundamento de discussões que visam formar cidadãos mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente” conta a educadora ambiental Camila Meireles, que fez seu mestrado sobre a educação ambiental como controle da bioinvasão marinha e identificou diferentes formas da sociedade se engajar nesta luta.

Já no dia 5 haverá o lançamento da exposição de fotos do Projeto Coral-Sol, no Centro de Visitantes do Parque Estadual da Ilha Grande. Aberta ao público até janeiro de 2019, a mostra inclui painéis informativos sobre o projeto e as fotografias subaquáticas vencedoras do Concurso “Beleza Fatal”, que foram produzidas em dois pontos de mergulho: Ponta do Bananal e Sítio Forte, em parceira com a AbiSub. No dia 6, uma trilha interpretativa marca o último dia de programação. Guiada pela equipe do Projeto Coral-Sol, a visitação tem como objetivo difundir o conhecimento sobre a bioinvasão e estimular o desenvolvimento do pensamento crítico com relação à conservação da biodiversidade marinha.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Bombordo apresenta facilidade de seu sistema de aluguel de barcos no Rio Boat Show

    Há cerca de dois anos no mercado, empresa já soma 400 barcos cadastrados em três continentes do planeta

    Em estande movimentado, K&L Flex apresenta colchão náutico medicinal no Boat Show

    Marca está há 35 anos no mercado atuando na confecção de colchões que promovem saúde durante o sono

    Siga Empreendimentos vê saldo positivo na 1ª participação no Rio Boat Show

    Marca apresenta produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Kapazi Náutica atraca no Rio Boat Show com pisos, coolers e tapetes flutuantes

    Com gama para todos os gostos, empresa oferece pisos em diferentes cores e materiais, além de acessórios para barcos

    Posto Golfinho marca presença no Boat Show e mostra facilidade do estabelecimento flutuante

    Rede de postos conta com loja de conveniência e atendimento náutico 24h por dia, durante os 7 dias da semana