Búzios receberá Brasileiro de Veleiros de Oceano na Semana Santa

Por: Redação -
26/03/2019
Foto: José Olímpio

Uma das melhores e mais desafiadoras raias do país, Búzios (RJ) receberá, de 18 a 21 de abril, o Brasileiro de Veleiros de Oceano. Os principais barcos e velejadores nacionais estarão na Região dos Lagos para a competição, na mesma semana da tradicional Búzios Sailing Week (BSW).

As inscrições estão abertas para barcos das categorias ORC (Offshore Racing Council) e IRC (International Rating Certificate) e podem ser feitas no site da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), entidade organizadora do evento ao lado da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), clicando aqui.

Bem disseminada pelo Brasil, a vela de oceano ganhou um impulso adicional no ano passado. A World Sailing (Federação Internacional de Vela) confirmou que, a partir dos Jogos de Paris 2024, uma classe oceânica será incorporada ao programa olímpico. Resta saber qual será a embarcação escolhida.

LEIA TAMBÉM
>>Yanmar apresentará motores para lanchas e veleiros no Boat Show
>>Noruega abre investigação sobre navio de cruzeiro que ficou à deriva
>>Decreto regulamenta transporte náutico em orla de Aracaju

“A vela oceânica tem uma grande tradição no Brasil e no mundo. Por outro lado, o futuro do nosso esporte passa pelas classes de oceano. Assim, o Campeonato Brasileiro é uma competição estratégica e muito importante para o desenvolvimento da modalidade”, afirmou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

A um mês do evento, o Brasileiro de Oceano já conta com 22 barcos e 182 velejadores inscritos, do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. O campeonato tem o patrocínio master do Empreendimento Aretê, centralizando a estrutura do evento no Hotel Aretê-Buzios, com o apoio da BR Marinas, Ipanema Ventures e Iate Clube Armação de Búzios (Icab).

“Nessa época, tradicionalmente tem sido realizada a consagrada Búzios Sailing Week, organizada pelo Iate Clube Armação de Búzios, que nos apoiou integrando a data e estabelecendo uma sinergia com a ABVO. Em outras palavras, queremos preservar e estimular a BSW e, ao mesmo tempo, realizar o Campeonato Brasileiro de Oceano. Como produto concreto dessa sinergia, uma das regatas da série deverá terminar nas proximidades do Icab, com confraternização dos velejadores no clube”, destacou o comodoro da ABVO, Almirante Adalberto Casaes.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Banco de Arguim: conheça encontro entre deserto e vida marinha na costa da Mauritânia

    Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, área abriga um dos ecossistemas costeiros mais ricos do mundo

    Submarino fora d'água vira estadia completa em camping do Reino Unido

    Estrutura feita originalmente para equipar um navio HMS Destroyer ainda fica próxima a ponto marcante da franquia de Harry Potter

    Azov Yachts anuncia nova loja no Novotel Marina, no Recife

    Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional

    Concessão de marinas públicas pode impulsionar setor náutico brasileiro

    Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos

    De chamego: tubarões-baleia são flagrados "flertando" em registro raro da natureza; assista

    Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada