Aberta a temporada: duas baleias-francas são avistadas em Santa Catarina

Primeiros avistamentos da espécie no litoral catarinense costumam aparecer no mês de junho e vão até novembro

04/06/2025
Baleia-franca avistada em Garopaba, Santa Catarina. Foto: Instagram @garopadroni/ Reprodução

Está aberta a temporada de avistamento de baleias-francas em Santa Catarina! Na última semana de maio, o litoral catarinense contou com, ao menos, duas aparições do mamífero: a primeira na terça-feira (27), na Praia do Rosa, em Imbituba, e a segunda dois dias depois, na Praia do Sol, em Laguna.

No primeiro caso, os pesquisadores não conseguiram encontrar o cetáceo devido ao mau tempo, mas as imagens confirmaram a presença da baleia em águas catarinenses. Inclusive, horas depois, na Praia da Silveira, em Garopaba, populares filmaram a aparição de outra baleia-franca. Acredita-se, porém, que trata-se do mesmo animal.

 

 

“Levando em consideração que é a primeira baleia registrada, a distância entre as duas enseadas e também o tempo entre a primeira e a segunda avistagem, provavelmente se trata do mesmo indivíduo, apesar que a gente não consegue confirmar”, disse Eduardo Renault, pesquisador e gerente do Projeto Franca Austral (ProFRANCA).

Já na quinta-feira (29), as águas da Praia do Sol formaram o palco para outra baleia-franca dar as caras em Santa Catarina e entrar nos registros do projeto — que atua no monitoramento e na pesquisa científica da espécie.

 

Karina Groch, diretora de pesquisa do ProFRANCA, ressalta a importância desses eventos para a conservação, a ciência e o turismo responsável.

É tempo de redobrar a atenção, principalmente com embarcações e drones, para garantir tranquilidade aos animais– destaca Karina Groch

Mais cedo que o previsto

As baleias-francas não viam a hora de passear em Santa Catarina — assim como no ano passado, elas apareceram em 2025 mais cedo do que o previsto. Geralmente, a temporada de avistamentos ocorre de julho a novembro, com picos entre agosto e setembro.

Baleia-franca avistada em Garopaba, Santa Catarina. Foto: Instagram @garopadroni/ Reprodução

Como um dos principais berçários da espécie, o litoral catarinense é uma área crítica para sua conservação. A espécie é ameaçada de extinção, mas encontra nas águas tranquilas e quentes do Brasil um bom lugar para acasalar, dar à luz e cuidar dos filhotes.

 

Em setembro de 2024, os sobrevoos realizados entre Cideira (Rio Grande do Sul) e Florianópolis (Santa Catarina) registraram nada menos do que 216 baleias-francas, sendo 214 delas mães com filhotes e dois adultos solitários. Apenas em Imbituba, foram 46 avistagens entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera.

 

Todos esses registros marcam o início do período em que a espécie migra das águas geladas da Antártica para a calmaria da costa brasileira.

Velhas conhecidas

Não é a primeira vez que as duas baleias são avistadas no litoral catarinense. De acordo com Karina Groch, ambas são fêmeas conhecidas do ProFRANCA. O espécime encontrado na Praia da Silveira foi catalogado em 2016 (B743); e o da Praia do Sol em 2021 (B871).

 

 

Inclusive, qualquer pessoa pode contribuir com o projeto, por meio do aplicativo ProFRANCA, disponível gratuitamente para Android e iOS. Com a ferramenta, é possível acompanhar e registrar o avistamento de baleias, por meio de fotos e informações de localização em tempo real.

 

Posteriormente, as informações são integradas ao banco de dados do projeto e disponibilizadas ao público. Logo, os números adquiridos auxiliam a equipe técnica no monitoramento da espécie e ajudam a construir um panorama mais preciso sobre as aparições da espécie no Brasil.

Gigantes pela própria natureza

Segundo o ProFRANCA, essa espécie pode atingir mais de 17 metros de comprimento nas fêmeas e pouco menos nos machos. O corpo da baleia é preto, arredondado, sem aleta dorsal e com uma cabeça que ocupa quase 25% da sua estrutura. Além disso, o animal carrega coração que pesa mais de 500 kg e, no caso dos machos, testículos de uma tonelada.

Foto: imagesourcecurated/ Envato

A espécie não tem dentes, mas possui uma grande curvatura na boca, onde 250 pares de fios de queratina fazem a água escoar através das cerdas, deixando o alimento retido no interior da cavidade bucal. Por conta disso, as baleias-francas tem o costume de nadar lentamente e de boca aberta.

 

As fêmeas adultas, conforme registros de captura, podem chegar a pesar mais de 60 toneladas, enquanto os machos acima de 45 toneladas “não são incomuns”, segundo o ProFRANCA. Na superfície, a baleia solta um esguicho pelas narinas para expelir o ar quente e úmido dos pulmões — que pode atingir até 8 metros de altura.

Foto: AlbertoCarrera/ Envato

Por fim, a espécie se alimenta principalmente de zooplânctons, krill e copépodes. Assim como outras baleias de barbatana, as francas também possuem uma estrutura para filtrar pequenos organismos da água, num comportamento que se assemelha a uma rede.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    O amor está na água: cavalos-marinhos são flagrados se “beijando”

    Mergulhadora fez raro registro do acasalamento de cavalos-marinhos-barrigudos, quando a fêmea transfere seus óvulos para o macho. Assista!

    200 mil barris radioativos afundados no oceano ao longo de 40 anos serão analisados

    Missão NODSSUM será a 1ª investigação científica em larga escala a estudar os efeitos dos dejetos lançados ao mar

    Brasil prevê alta na exportação de barcos em 2025, com EUA como principal destino

    Dados da Receita Federal e do ComexStat ainda apontam crescimento nas exportações para países como Austrália e França

    Conheça a história do Rio Finke, considerado o mais antigo do mundo

    Rio intermitente fica na Austrália e pode ter entre 350 e 400 milhões de anos

    Kate Middleton se desculpa após vencer Princípe William em regata e vídeo viraliza; veja

    Evento que resultou em desculpas reais aconteceu em 2014, mas voltou a ganhar espaço na internet mais de uma década depois