Cinco características do Tanna 47, caprichado catamarã produzido pela francesa Fountaine Pajot

Com estilo elegante e a promessa de ótimo desempenho, o barco foi exposto no Rio Boat Show 2023

10/05/2023

Os catamarãs do estaleiro francês Fountaine Pajot são reconhecidos como os mais leves, resistentes e rápidos entre os multicascos produzidos em série. O Tanna 47, que esteve no Rio Boat Show 2023, não foge à regra.

O estaleiro fundado em 1978, com sede em La Rochelle, é representado no Brasil pela GB Yachts, de Bruno Scotelaro. Confira os pontos de destaque deste barco.

5 principais características do Tanna 47

Alto desempenho

O Tanna 47 foi projetado para oferecer capacidade de resposta intuitiva ao timão (roda de leme) e desempenho inigualável em todas as condições de mar e vento.

Mérito do projeto, que oferece equilíbrio e estabilidade em qualquer velocidade, e do emprego de alta tecnologia no processo de produção, com o uso de Kevlar, fibra de carbono, Divinycell e infusão a vácuo.

Espaços integrados

Um piso único, sem degraus, integra toda a área social do Tanna 47, formada por três ambientes:  salão, cockpit e cozinha. Isso resulta em espaços amplos, limpos e unificados, e em muita mobilidade a bordo.

São 40 m² de área no mesmo nível, por onde se distribuem uma mesa de jantar para 12 pessoas no salão e uma mesa multifunção na cozinha, entre outros móveis. Na popa, há um grill a gás da Eno.

Uma bancada integra o cockpit e a cozinha – que, por sua vez, é completíssima, com refrigerador, icemaker, freezer vertical, dois refrigeradores de gaveta, forno a gás, micro-ondas e forno de quatro bocas.

Posição de comado

No Tanna 47 o comandante fica em uma posição privilegiada, intermediária entre o cockpit e o lounge deck, no convés de boreste, protegido por uma bimini.

Lounge deck? Sim, o Tanna 47 não tem flybridge e sim uma área de convivência em uma posição elevada, embora se assemelhe muito ao um fly mesmo. Esse detalhe do projeto foi fundamental para manter o centro de gravidade do barco mais baixo, o que melhora a estabilidade.

Pelo fato de estar nessa posição intermediária, o comandante não precisa descer pelo deque lateral para acessar o cockpit: entra direto, com toda segurança. 

Acabamento

O estaleiro oferece diversas opções de revestimento e combinação de cores, tanto no piso externo (madeira natural ou teca sintética) ou na parte interna (tecido de linho, couro sintético ou couro natural, por exemplo).

Isso sem contar a possibilidade de personalização, ou customização de alto nível, com a instalação de móveis de alto padrão e peças de design, de acordo como o estilo do comprador.

Plataforma de popa submersível

Fato raro em catamarãs, o Tanna 47 já sai de fábrica com uma plataforma hidráulica submersível, que desce 40 centímetros abaixo da linha d’água.

Desse modo, o barco cria uma praia particular e, ao mesmo tempo, permite içar um inflável de até 4 metros e 200 kg, por exemplo.

O sistema de comando wireless permite que o ocupante do bote, chegando do mar, controle toda operação de içamento sem ter de desembarcar.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024