Com quase 20 mil pessoas atendidas, Projeto Grael completa 25 anos

Instituição foi fundada pelos medalhistas olímpicos Lars Grael, Torben Grael e Marcelo Ferreira

18/08/2023
Foto: Divulgação/ Projeto Grael

Uma das principais referências no Brasil de formação de atletas, profissionais e cidadãos, o Projeto Grael completa 25 anos nesta sexta-feira (18). Criado por três medalhistas olímpicos – Lars Grael, Torben Grael e Marcelo Ferreira – o instituto é um dos projetos sociais ligado a esportes mais antigos do país.

Fundado em 1998, a ONG atende de maneira gratuita crianças e jovens entre 9 e 29 anos, com esportes como natação, canoagem e vela. O projeto também ensina Esporte Educacional e Formação Ambiental, além de oferecer aulas náuticas especializadas, como capotaria e mecânica de motor de popa.

Foto: Divulgação/ Projeto Grael

O Projeto Grael disponibiliza biblioteca, aulas de inclusão digital e educação ambiental para todos os alunos. Vale destacar, que as crianças do instituto também recebem aulas de marcenaria.

Projeto Grael mudando vidas

Com sede em Niterói, no Rio de Janeiro, contando com mais de 3.300m² de terreno e um prédio principal de 660 m², em Jurujuba, o Projeto Grael é responsável por atender quase 20 mil alunos e inserir 1.500 pessoas inseridas no mercado de trabalho.

Foto: Divulgação/ Projeto Grael

Inclusive, ao longo dos 25 anos de atividades sociais, os dados da entidade indicam que o trabalho resultou em 52% dos alunos inseridos no mercado de trabalho. Além disso, 80% dos beneficiários reconheceram que o instituto promoveu sua cidadania.



Segundo os mesmos dados, o projeto social fez com que 77% dos alunos se sensibilizassem em preservação ambiental e que 91,4% acreditassem que os valores náuticos desenvolveram habilidades sócio emocionais para as suas vidas.

Somos literalmente uma fábrica de realização de sonhos através do esporte a vela, produzindo cidadania e profissionalização com qualidade ao longo dos últimos 25 anos – Jônatas Gonçalves, presidente do Projeto Grael

Geralmente, as inscrições para o projeto abrem semestralmente, nos meses de janeiro e junho. As datas são publicadas nas redes sociais do instituto, pelo @projetograel.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestra vai com modelo recém-lançado e mais 5 lanchas ao Rio Boat Show 2025

    Embarcações dos 19 aos mais de 30 pés estarão nas águas da Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio

    Fabricante dos motores Renault anuncia motor híbrido-flex para barcos de lazer

    Horse Powertrain estreia no setor com a brasileira Hybdor, adaptando motor do Renault Duster para versão híbrida e flex (gasolina e etanol)

    1º cruzeiro fluvial 5 estrelas da Austrália esconde máquina a vapor de 1907

    Ainda em construção, embarcação combina luxo ao vintage e já está quase totalmente reservada para passeios em 2026

    Copa Mitsubishi 2025: 1ª etapa começa com recorde e regatas canceladas por falta de vento

    São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana

    Homem que sobreviveu a naufrágio em 1871 embarcou no Titanic 40 anos depois do trauma

    Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar