Com quase 20 mil pessoas atendidas, Projeto Grael completa 25 anos

Instituição foi fundada pelos medalhistas olímpicos Lars Grael, Torben Grael e Marcelo Ferreira

18/08/2023
Foto: Divulgação/ Projeto Grael

Uma das principais referências no Brasil de formação de atletas, profissionais e cidadãos, o Projeto Grael completa 25 anos nesta sexta-feira (18). Criado por três medalhistas olímpicos – Lars Grael, Torben Grael e Marcelo Ferreira – o instituto é um dos projetos sociais ligado a esportes mais antigos do país.

Fundado em 1998, a ONG atende de maneira gratuita crianças e jovens entre 9 e 29 anos, com esportes como natação, canoagem e vela. O projeto também ensina Esporte Educacional e Formação Ambiental, além de oferecer aulas náuticas especializadas, como capotaria e mecânica de motor de popa.

Foto: Divulgação/ Projeto Grael

O Projeto Grael disponibiliza biblioteca, aulas de inclusão digital e educação ambiental para todos os alunos. Vale destacar, que as crianças do instituto também recebem aulas de marcenaria.

Projeto Grael mudando vidas

Com sede em Niterói, no Rio de Janeiro, contando com mais de 3.300m² de terreno e um prédio principal de 660 m², em Jurujuba, o Projeto Grael é responsável por atender quase 20 mil alunos e inserir 1.500 pessoas inseridas no mercado de trabalho.

Foto: Divulgação/ Projeto Grael

Inclusive, ao longo dos 25 anos de atividades sociais, os dados da entidade indicam que o trabalho resultou em 52% dos alunos inseridos no mercado de trabalho. Além disso, 80% dos beneficiários reconheceram que o instituto promoveu sua cidadania.



Segundo os mesmos dados, o projeto social fez com que 77% dos alunos se sensibilizassem em preservação ambiental e que 91,4% acreditassem que os valores náuticos desenvolveram habilidades sócio emocionais para as suas vidas.

Somos literalmente uma fábrica de realização de sonhos através do esporte a vela, produzindo cidadania e profissionalização com qualidade ao longo dos últimos 25 anos – Jônatas Gonçalves, presidente do Projeto Grael

Geralmente, as inscrições para o projeto abrem semestralmente, nos meses de janeiro e junho. As datas são publicadas nas redes sociais do instituto, pelo @projetograel.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Foz do Iguaçu receberá a 2ª edição do Foz Internacional Boat Show em novembro

    Salão acontecerá entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, nas águas doces do Lago de Itaipu, no Paraná

    Entenda o que está acontecendo no Morro do Careca, em Natal, que corre risco de colapso

    Patrimônio histórico e cultural da cidade tem sofrido com o avanço das marés acima do normal

    Teste Solara Boat House: o conforto de uma casa que desliza sobre as águas

    São quase 90 m² de área útil, com pernoite para seis pessoas e ingredientes de sobra para curtir rios, lagos, represas e baías abrigadas

    50 anos de mar: conheça o veleiro MorGazek, que está na Copa Mitsubishi 2024

    Construído em 1974, este Swan 48 foi um dos destaques da 1ª etapa da competição, na classe RGS Clássicos

    Itajaí terá o primeiro shopping do Brasil voltado para as águas da marina

    Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí