Diamond Binta: conheça o superiate que é uma verdadeira joia sobre as águas
Obra da italiana Tankoa Yachts foi elaborada a partir de pedidos exclusivos de um cliente já experiente; confira o resultado
O estaleiro italiano Tankoa Yachts recebeu o pedido de um cliente já experiente. Dentre seus desejos estavam: uma embarcação para cruzeiros de longo alcance, com estilo que refletisse sua personalidade e atendesse às suas necessidades. Nasceu, então, o Diamond Binta, um superiate de 50 metros (190 pés) que mais parece um oásis de conforto e luxo.
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O Diamond Binta fez sua estreia mundial no Monaco Yacht Show, em setembro de 2024. Trata-se da primeira unidade da série T580 do estaleiro baseado em Gênova — e, ao que depender de todo seu charme, a primeira de muitas.
Este iate é uma celebração da nossa capacidade de misturar engenharia e artesanato, transformando os sonhos de um proprietário em realidade, muitas vezes excedendo suas expectativas– Vincenzo Poerio, CEO da Tankoa Yachts
Diamond Binta: um “explorador mundial”
Tido pela Tankoa como um “explorador mundial”, o Diamond Binta foi construído em aço e alumínio, o que confere a ele um perfil capaz de unir elegância e esportividade com maestria. Os responsáveis por essa combinação foram os estúdios de design Francesco Paszkowski Design e Studio Francesco Rogantin.
De fora, o que se vê é uma estrutura imponente, com linhas horizontais envidraçadas que prometem encher o interior da embarcação de luz natural. Não é preciso embarcar para notar, também, que são muitos os espaços de lazer.
Na popa, o amplo beach club aproxima os hóspedes da água ao passo que se conecta a uma área de relaxamento. Por lá, o espaço é iluminado naturalmente por paredes de vidro e uma claraboia, proveniente do deque principal. Estão dispostos ainda confortáveis assentos, uma sala de spa envidraçada e o principal: terraços laterais dobráveis.
Os terraços ampliam a área útil do barco e são um convite aos hóspedes para explorar novas formas de curtir o dia em alto-mar. Por ali, é possível aproveitar um banho de sol, relaxar lendo um bom livro e até se dedicar a um momento de contemplação numa prática de yoga.
Para os que não deixam a rotina de lado mesmo a bordo de um superiate, uma academia fechada garante o “tá pago” na seção central do Diamond Binta. Durante o cárdio, a tela do celular dá lugar à vista panorâmica do mar ao redor.
O hóspede que resolver treinar ainda pode escolher: a brisa que invade a academia através das portas de vidro dianteiras e traseiras, quando abertas, ou o ambiente climatizado disponível quando ambas estão fechadas.
Na proa, um heliporto touch-and-go é capaz de receber um luxuoso Airbus ACH160. O flydeck, logo atrás — além de ser o camarote para apreciação das atividades da aeronave — , dispõe de uma piscina de vidro com borda infinita, uma espaçosa área de estar, um bar e uma área de jantar ao ar livre.
Um interior de tirar o fôlego
Se por fora o Diamond Binta impressiona, por dentro, não é diferente. Pensado em conjunto por Francesco Paszkowski e Margherita Casprini, o espaço carrega características contemporâneas, com uma paleta de cores neutras e acabamentos brilhantes. O uso de materiais nobres como carvalho, couro, mármore, metal e vidro, conferem ao superiate uma atmosfera serena, elegante e, claro, luxuosa.
Colocamos ênfase particular na interação entre formas arquitetônicas, o uso extensivo de madeira e uma paleta de cores neutras, com o objetivo de criar espaços harmoniosos com apelo atemporal– explica Paszkowski
Ao todo, a embarcação acomoda até 12 hóspedes, dispostos em seis camarotes — incluindo duas cabines VIP. O proprietário, por sua vez, dispõe de uma suíte master na proa do convés principal, equipada com área de estar, escritório e um terraço dobrável particular.
Um corredor central no convés inferior cumpre o papel de integrar os hóspedes tanto ao barco, quanto à atmosfera em alto-mar. É ele o responsável por conectar o beach club às cabines. Tudo isso enquanto ilumina o barco através de suas amplas janelas panorâmicas.
O Diamond Binta navega com um par de motores CAT, que permitem atingir uma velocidade máxima de 17 nós e uma velocidade de cruzeiro de 15 nós. A potência ainda é suficiente para levar a bordo um tender de nove metros (29,5 pés) e um RIB de sete metros (23 pés). Confira mais fotos:
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