Do Oiapoque ao Chuí: canoísta de 60 anos percorre costa brasileira a remo

O atleta e aventureiro Adelson Rodrigues está percorrendo cerca de 8 mil km a remo em um pequeno caiaque oceânico

27/10/2022

O canoísta paulista Adelson Rodrigues já chegou na região sul do país rumo a localidade mais meridional do Brasil, no Rio Grande do Sul, onde pretende chegar em dezembro. Nesta semana, o atleta está em São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

Em fevereiro deste ano, aos 60 anos, ele iniciou o desafio de percorrer toda a costa brasileira, entre o extremo norte do país — mas especificamente no Oiapoque, no Amapá — e o Chuí, no Rio Grande do Sul. Com isso, ele será o primeiro brasileiro a remar toda a costa brasileira — cerca de 8 mil quilômetros — com caiaque oceânico.

 

“A aventura é o que sempre me motivou. Desde criança sou atleta, disputei muitas provas de natação,  triathlon, fiz muitas aventuras de escalada, montanhismo”, conta Adelson.

Tudo isso faz com que a gente esteja sempre de corpo e alma nessas aventuras que envolvam desafios. Isso tem sido a minha vida – Adelson Rodrigues

Na rotina da expedição, Adelson rema – conforme condições climáticas – a média de 30 km/dia em cerca de cinco a seis horas. Além de conhecer as cidades litorâneas, também ministra palestras sobre a aventura.

A expedição, que está chegando ao fim, está sendo contada nas redes sociais e vai se transformar em um livro. Este será a terceira obra de Adelson com narrativas de desafios — os outros dois livros são “Atraído Pela Montanha” e “Meu Norte”.

 

Adelson é educador físico e já foi campeão de natação em águas abertas — nadou em equipe do Arquipélago de Alcatrazes à São Sebastião (SP) e de Castilho (SP) à Panorama (SP), pelo Rio Paraná.

 

Ele também já participou de provas de triathlon, correu a Ironman, na Espanha, no Brasil e na África do Sul, além de outras maratonas. Adelson ainda foi campeão nas provas de Aquathlon, ficando entre os cinco top e competiu em cinco provas de corridas de aventura, uma de 80km solo.

 

E não para por aí, também escalou o Monte Aconcágua, na Argentina, com 6.962m de altitude, além de ser chefe escoteiro e mergulhador.

Sugestões de pautas

    Náutica Responde

    Faça uma pergunta para a Náutica

      Relacionadas

      Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

      Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

      Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

      Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

      NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

      Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

      No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

      Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

      No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

      Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024