Do Oiapoque ao Chuí: canoísta de 60 anos percorre costa brasileira a remo

O atleta e aventureiro Adelson Rodrigues está percorrendo cerca de 8 mil km a remo em um pequeno caiaque oceânico

27/10/2022

O canoísta paulista Adelson Rodrigues já chegou na região sul do país rumo a localidade mais meridional do Brasil, no Rio Grande do Sul, onde pretende chegar em dezembro. Nesta semana, o atleta está em São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

Em fevereiro deste ano, aos 60 anos, ele iniciou o desafio de percorrer toda a costa brasileira, entre o extremo norte do país — mas especificamente no Oiapoque, no Amapá — e o Chuí, no Rio Grande do Sul. Com isso, ele será o primeiro brasileiro a remar toda a costa brasileira — cerca de 8 mil quilômetros — com caiaque oceânico.

 

“A aventura é o que sempre me motivou. Desde criança sou atleta, disputei muitas provas de natação,  triathlon, fiz muitas aventuras de escalada, montanhismo”, conta Adelson.

Tudo isso faz com que a gente esteja sempre de corpo e alma nessas aventuras que envolvam desafios. Isso tem sido a minha vida – Adelson Rodrigues

Na rotina da expedição, Adelson rema – conforme condições climáticas – a média de 30 km/dia em cerca de cinco a seis horas. Além de conhecer as cidades litorâneas, também ministra palestras sobre a aventura.

A expedição, que está chegando ao fim, está sendo contada nas redes sociais e vai se transformar em um livro. Este será a terceira obra de Adelson com narrativas de desafios — os outros dois livros são “Atraído Pela Montanha” e “Meu Norte”.

 

Adelson é educador físico e já foi campeão de natação em águas abertas — nadou em equipe do Arquipélago de Alcatrazes à São Sebastião (SP) e de Castilho (SP) à Panorama (SP), pelo Rio Paraná.

 

Ele também já participou de provas de triathlon, correu a Ironman, na Espanha, no Brasil e na África do Sul, além de outras maratonas. Adelson ainda foi campeão nas provas de Aquathlon, ficando entre os cinco top e competiu em cinco provas de corridas de aventura, uma de 80km solo.

 

E não para por aí, também escalou o Monte Aconcágua, na Argentina, com 6.962m de altitude, além de ser chefe escoteiro e mergulhador.

Sugestões de pautas

    Náutica Responde

    Faça uma pergunta para a Náutica

      Relacionadas

      SailGP: time brasileiro tem participação interrompida em etapa sem Martine Grael como capitã

      Apesar de mostrar competitividade no Canadá, equipe sob liderança de Paul Goodison sofreu penalização e abandonou a prova

      Em clima de Copa: Marina Itajaí Boat Show terá telão e ativações voltadas ao torneio

      Salão náutico, que acontece de 2 a 5 de julho, promete figurinha personalizada, camiseta exclusiva e atrações para toda a família

      Aumento de idosos no Brasil: Triton registra alta de 40% nas vendas para público sênior

      Movimento acompanha cenário em que a proporção de idosos no país passou de 11,3% para 16,6% entre 2012 e 2025, segundo dados do IBGE

      Setor náutico cresce no Brasil, mas falta mão de obra qualificada; veja áreas em alta

      Com frota perto de 1 milhão de embarcações, mercado amplia oportunidades em áreas técnicas, operacionais e de serviços

      Azimut levará os seis modelos produzidos em Itajaí ao maior salão náutico do Sul do país

      De lanchas a iates de luxo, estaleiro italiano promete seis embarcações nas águas do Marina Itajaí Boat Show. Saiba quais modelos são esperados!