Até breve, Antártica! Endurance 64 despede-se do continente gelado no 10º episódio da série

Na saga em parceria com a Yanmar, tripulação é obrigada a antecipar partida, mas não economiza elogios às experiências vividas

Por: Nicole Leslie -
26/06/2025
Foto: Revista Náutica

Após longos e congelantes dias no continente mais inóspito do planeta, a tripulação do veleiro Endurance 64 se despede da Antártica — ainda que com o coração apertado e um roteiro encurtado. A partida antecipada e os momentos finais na região polar compõem o 10º episódio da série documental, que estreia nesta quinta-feira (26), às 20h, no canal da Revista Náutica no YouTube.

Mesmo com o tempo contado, os últimos destinos renderam paisagens memoráveis e fortes emoções. A equipe visitou locais emblemáticos como a Ilha Enterprise, a Baía de Dorian e o Porto Lockroy — um pequeno território britânico que abriga uma loja e um correio que envia cartas diretamente da Antártica para o mundo.

 

 

No trajeto entre um ponto e outro, o Endurance 64 foi presenteado com aparições de animais marinhos e paisagens de tirar o fôlego. A tripulação, por sua vez, não poupou elogios.

Isso aqui é uma poesia visual. Sem palavras– Capitão Marcos Hurodovich

A gente está absolutamente maravilhado– Líder de expedição Cícero Vieira Neto

Olhar ao redor é perceber que chegamos onde sonhamos estar– Documentarista Guilherme Kodja

É uma coisa mais bonita do que a outra. Para onde você olha, você acha beleza– Velejador Cesar Mello

Mas nem tudo foram flores congeladas. Um dos desafios enfrentados pela tripulação foi o mau funcionamento da bateria do motor, causado pelas baixíssimas temperaturas. A solução improvisada foi isolar o equipamento com garrafas PET cheias de ar, criando uma barreira térmica rudimentar, mas eficaz.

Foto: Revista Náutica

Ao chegar no Porto Lockroy, a tripulação foi recebida com outra surpresa — e não das boas: a ilha estava fechada para visitação. Sem poder atracar, a tripulação não conseguiu explorar o local. Mas para contornar a situação, representantes britânicos foram até o veleiro levando itens da loja, garantindo que ninguém ficasse sem presentinhos antárticos.

Representantes britânicos do Porto Lockroy a bordo do veleiro Endurance 64. Foto: Revista Náutica

Apesar dos imprevistos e da partida antecipada por conta da previsão de mudanças severas no clima, a tripulação saiu da Antártica com a certeza de ter vivido uma experiência transformadora. Assista a íntegra no episódio!

Baleia desfila perto do veleiro Endurance 64. Foto: Revista Náutica

As máquinas por trás da aventura à Antártica

Com 64 pés de comprimento e casco de alumínio, o veleiro Endurance 64 abrigou por três meses  os navegadores desta expedição à Antártica, exibida na série do Canal Náutica.

Veleiro Endurance 64 abrigou tripulação por três meses durante expedição
Veleiro Endurance 64 abrigou tripulação por três meses durante expedição. Foto: Guilherme Kodja / Arquivo pessoal

Projetado por Thierry Stump, um belga que adotou o Brasil como lar, e totalmente reformado no ano de 2021, o barco homenageia, com seu nome, a lendária embarcação Endurance, de Sir Ernest Shackleton — o mais famoso navegador apaixonado pela Antártica.

 

Para garantir o sucesso da expedição polar que deu origem à nova série de NÁUTICA, o Endurance 64 recebeu o motor 4LHA-STP da Yanmar.

Para série náutica de expedição à Antártica, o Veleiro Endurance 64 navega com o motor 4LHA-STP da Yanmar
Endurance 64 navega com o motor 4LHA-STP da Yanmar. Foto: Guilherme Kodja / Arquivo pessoal

Segundo a marca japonesa, o equipamento pode ser utilizado como reversor ou rabeta e ainda serve a alguns barcos de lazer — como lanchas de 36 pés com montagem de parelha.

 

A parceria da tecnologia da Yanmar somada às expertises dos tripulantes permitiram que a viagem ao continente mais gelado do planeta fosse um sucesso. Você confere a saga completa de “Endurance 64: o veleiro polar” no Canal Náutica do YouTube. Inscreva-se e ative o sininho para não perder nenhum capítulo dessa emocionante expedição.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Clima natalino? Fenômeno natural faz areia de praia em SP "brilhar no escuro"; assista

    Bioluminescência chegou a Itararé, em São Vicente, no último sábado (6). Registro mostra o brilho se formando de perto

    Há 5 anos, Aleixo Belov cortava o mastro do histórico veleiro Três Marias para inaugurar o Museu do Mar

    Mastro do barco construído por ele mesmo, com o qual deu 3 voltas ao mundo, era maior que o teto do casarão tombado onde está exposto; veja como foi o processo

    Entenda como munições da 2ª Guerra no fundo do mar são o lar de milhares de animais marinhos

    Mexilhões, anêmonas, peixes e caranguejos ocupam os espaços a poucos centímetros de cargas explosivas na costa alemã

    Médico compra primeiro barco na NX Boats e destaca "desburocracia" como principal diferencial

    Além da facilidade de compra, cliente ressalta o custo-benefício e a qualidade das embarcações

    Por trás da arquitetura de interiores náutica: cada centímetro importa

    Dupla especialista no assunto destaca 10 pontos essenciais na hora de projetar o interior de um barco