Equipe da UFRJ projeta robô submarino que se movimenta em baixo d’água sem necessitar de controle humano

Por: Redação -
25/06/2018

A UFRJ Nautilus, equipe de competição da Universidade Federal do Rio de Janeiro especializada em automação naval e submarina que desenvolve AUVs (Veículos Submarinos Autônomos), pretende levar o robô BrHUE para a Robosub 2018, que acontecerá entre os dias 30 de julho e 5 de agosto, em San Diego, Califórnia (EUA).

Um Autonomous Underwater Vehicle (AUV) é um robô submarino que se movimenta em baixo d’água sem necessitar de controle humano. Assim sendo, os AUVs são programados para serem capazes de executar missões de forma completamente autônoma, sem tomada elétrica, hidráulica, de controle ou qualquer outra vinda da superfície. Nesse sentido, os AUVs surgem como solução para atividades industriais e de pesquisa, sendo capazes de coletar e armazenar enorme volume de dados, investigar áreas inóspitas ou de alto risco ao ser humano e percorrer longas distâncias no mar.

“Eles podem ser usados na indústria de óleo e gás, posso fazer a amostragem dentro de bacias e de lagoas, posso fazer o controle do assoreamento de um rio, por exemplo”, destacou Matheus Sant’anna, capitão da equipe UFRJ Nautilus, que ressalta que a tecnologia pode baratear as operações e diminuir o risco de perdas humanas em várias ações de risco.

“Em 2016, tivemos nossa primeira chance de participar da RoboSub, entrando para história da competição como a primeira equipe da América Latina a participar do evento. Neste ano de 2018, queremos retornar a San Diego e repetir nossa participação alcançando novos mares. O objetivo é nos colocar entre as campeãs!”, espera Sant’anna.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Próximo destino, Bahia: lançamento da Azov Yachts estará no Salvador Boat Show 2026

    Z440 HT, que fez sua estreia em São Paulo, será o grande destaque do estaleiro pernambucano no evento; barco poderá ser testado pelo público

    O que se sabe sobre o novo iate Schaefer 26M, próximo lançamento da Schaefer Yachts

    Embarcação de luxo terá propulsão híbrida diesel-elétrica e promete navegação leve, sem trepidações nem ruídos

    Regata Santos-Rio chega a 76ª edição nesta quinta-feira

    A regata oceânica é a mais antiga do Brasil e promete emoções com Torben Grael buscando sua nona vitória

    Time brasileiro brilha em campeonato mundial de jet, nos EUA; veja resultados

    Equipe se destacou na SBT IJSBA World Finals 2026, conquistando vitórias para o Brasil

    NX Boats aposta em lanchas com motorização versátil para o Salvador Boat Show

    Estaleiro pernambucano levará cinco embarcações ao salão náutico. Modelos variam de 28 a 50 pés de comprimento