Rara espada medieval é encontrada em rio na Holanda! Veja fotos
Artefato histórico de cerca de mil anos foi achado bem conservado por acaso e doado a museu. Entenda


Uma espada medieval com cerca de mil anos e que foi descoberta por acaso em um rio na Holanda foi doada, no último mês de maio, ao Museu Nacional de Antiguidades em Leiden, nos Países Baixos. O objeto, que representa e carrega parte da história, fica em exposição até o final de agosto.
Barco a vapor histórico naufragado há mais de 150 anos reaparece no mar de Búzios
Povos pré-históricos usavam ossos de baleia para confeccionar ferramentas
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O encontro da rara espada da idade média aconteceu despretensiosamente, no rio Korte Linschoten, no dia 1° de março de 2024. Na ocasião, um escavador desenterrou um grande pedaço de argila e foi surpreendido pelo artefato histórico que chega a um metro de comprimento.


O objeto, até então desconhecido, foi submetido a análises detalhadas, que revelaram um passado carregado de história. A espada foi forjada na Era Medieval, entre os anos de 1050 e 1150, provavelmente na região dos Países Baixos.
Embora possa ter mais de mil anos, a espada medieval manteve um estado de conservação impressionante, a ponto de detalhes na lâmina estarem visíveis a olho nu. Ambos os lados da parte comprida de ferro foram decorados com tiras de cobre que formam símbolos, nomes e desenhos.


O museu, que agora guarda e exibe o artefato, explica que as espadas medievais eram tidas como bens muito pessoais. Por isso, costumavam ser enterradas com o dono ou, em casos excepcionais, sacrificadas na água. Estas, por sua vez, tendem a manter uma preservação ímpar — o que indica qual fim o objeto encontrado teve à época.
É uma oportunidade de ouro quando uma delas [espadas medievais] reaparece séculos depois– Museu Nacional de Antiguidades, em comunicado
A espada medieval fica em exposição no Museu Nacional de Antiguidades, em Leiden, até o final de agosto. Ela pode ser vista na vitrine do Salão do Templo, gratuitamente.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Campeonato que abre o calendário 2026 da vela oceânica em Pernambuco espera mais de 150 velejadores
Após 11 anos com a embarcação, Jack Link colocou o barco à venda e já arrumou comprador. Confira os detalhes!
A Praia do Cassino é considerada por muitos como a maior do mundo, com 220 km entre Rio Grande e a Barra do Chuí, no RS
Embarcação sustentada por foils duplos é totalmente elétrica e tem aerodinâmica inspirada nos carros de Fórmula 1 da década de 1950
Embarcação icônica, tecnológica e premiada do setor náutico de luxo pode ser alugada pela IYC e já tem itinerário definido até abril de 2027




