Em rio na Inglaterra, homem encontra espada usada por vikings há mais de mil anos

Especialistas dizem que o objeto foi usado pelo povo nórdico no período entre 850 e 975 d.C

16/03/2024
Foto: Facebook Trevor Penny / Reprodução

Não só os oceanos reservam surpresas em suas profundezas. Na Inglaterra, um lago foi o lar de uma espada da era viking por mais de um milênio, até ser encontrada, por acaso, pelo pescador Trevor Penny, no final de 2023.

Trevor procurava por objetos perdidos no rio Cherwell, em Oxfordshire, no sudeste da Inglaterra, quando se deparou com algo que ia muito além do que ele esperava encontrar: uma espada viking, já com alto nível de corrosão.

Foto: Trevor Penny / Reprodução

Em um primeiro momento, contudo, o homem não se deu conta da façanha. Foi ao tirar o objeto da água e apresentá-lo a um amigo que o acompanhava que Trevor, então, se deu conta de que se tratava de um arma antiga.


Os dois entraram em contato com o órgão do condado de Oxfordshire responsável por registrar achados arqueológicos feitos pelo público. Através da análise dos pesquisadores, o objeto foi dado como uma espada viking, usada pelo povo nórdico há cerca de 1.200 anos.

O oficial disse que era arqueologicamente raro encontrar espadas inteiras e tesouros de importância histórica ainda intactos– disse Penny a um jornal regional

A data, aliás, entre 850 e 975 d.C., remete a um período em que os nórdicos, justamente, viajaram para a Inglaterra para saquear os territórios ingleses. Uma dessas invasões foi a um mosteiro em Lindisfarne, ilha na costa nordeste da Inglaterra, em 793, que ficou bastante conhecida.

Foto: Trevor Penny / Reprodução

Outros ataques semelhantes aconteceram ao longo dos séculos, e só terminaram por volta de 1066, após a Batalha de Stamford Bridge, quando o rei da Noruega, Haroldo III Sigurdsson, foi derrotado. A batalha ficou simbolicamente retratada como o marco inicial do declínio da era viking.

 

Agora, segundo informado pelo Oxford Mail, a espada viking está sob os cuidados do museu de Oxford com chances de, eventualmente, ser exposta no local.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Animais transgênicos podem ser solução para eliminar metilmercúrio das águas

    Cientistas modificaram geneticamente dois espécimes para que consumissem a substância e depois a eliminassem

    Veja: cinegrafista de NÁUTICA flagra raia "albina" em meio a cardume

    Animal foi visto no Saco do Céu, em Angra dos Reis (RJ), e pode ser o mesmo avistado em Ubatuba no início do ano

    Iate transoceânico de apenas 87 pés tem comodidades de "gente grande"

    Mako Shark foi inspirado nos tubarões-mako e entrega conforto e lazer sem deixar de lado as características exploradoras

    Três lanchas da Azov Yachts estarão no Rio Boat Show 2025

    Maior embarcação e barco de entrada do estaleiro estão entre os modelos; salão acontece de 26 de abril a 4 de maio

    Terra perdeu 273 bilhões de toneladas de gelo por ano desde 2000

    Volume de geleiras derretidas é capaz de encher quase 300 mil piscinas olímpicas por dia