Experiente navegador, André Homem de Mello irá participar da 50ª Semana de Vela de Ilhabela

André já fez mais de sete travessias no Oceano Atlântico e estará na edição especial do evento com os alunos da sua escola

14/07/2023
Divulgação

A 50ª Semana de Vela de Ilhabela terá a presença especial do velejador André Homem de Mello, o primeiro navegador em solitário que deu a volta ao mundo a bordo de uma embarcação.

André Homem de Mello estará participando do evento que ocorrerá entre os dias 22 e 29 de julho, no litoral norte de São Paulo, a bordo do barco Delta 32, apelidado de Oceano. Ele estará presente na classe Bico de Proa e sua tripulação surpreendentemente será formada por alunos da sua própria escola de vela.

 

Sua participação na 50ª Semana de Vela de Ilhabela tem como intuito tanto oferecer aos jovens experiências de navegação quanto divulgar a campanha de financiamento coletivo para seu filme “Sozinho no Fim do Mundo”, que conta sua viagem ao redor do mundo e finalizada em 2002.


Navegador quer lançar filme e nova edição de livro

O ano de 2023 será bastante badalado para o experiente velejador. Agora no segundo semestre, deverá ser lançado o filme sobre suas aventuras em alto-mar. A produção mostrará novas imagens da volta ao mundo e também das sete travessias no Oceano Atlântico e uma do Oceano Pacífico.

Foto: Matias Capizzano/ YCI/ Divulgação

As gravações mostram cenários como o Cabo da Boa Esperança, Cabo Leewin, na Austrália, águas do sul da Nova Zelândia e, por fim, o Cabo Horn, localizado no extremo sul da América do Sul.

 

Para que o filme seja concretizado, o navegador contará com um crowdfunding, que pretende arrecadar ao menos R$ 316 mil. Outra tarefa de André Homem de Mello será tentar viabilizar uma edição mais recente do seu livro “Diário de Bordo”, revisado em comemoração dos 20 anos de seu lançamento.

 

Nas páginas, o velejador conta sua aventura de seis meses e como enfrentou grandes ondas e tempestades sem pisar em terra firme.

50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Para a edição de 2023 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados participarão de regatas em percursos variados ao longo da semana.

 

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

 

A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista.

 

A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. As inscrições estão abertas no site oficial do evento.

Saco da Capela. Foto: Paulo Stefani/Sectur Ilhabela

Ilhabela: Capital da Vela é repleta de belezas naturais

Lindas praias, recortadas por vegetação abundante e um mar de verde intenso são alguns dos cenários de Ilhabela, um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo. A cidade abriga mais de 50 praias, metade delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.

 

A equipe de NÁUTICA preparou uma seleção especial de passeios por Ilhabela para quem for visitar a Capital da Vela durante a 50ª edição da competição. São, ao todo, mais de 20 dicas para curtir a ilha. Confira nosso roteiro completo por Ilhabela.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Semana de Vela de Ilhabela: na BRA-RGS, vencedor cruzou linha de chegada após 12h de regata

    Percurso de Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, de 55 milhas náuticas, foi marcado pela variação de vento; confira resultados gerais

    Lago Paranoá, palco do Brasília Boat Show, tem vila submersa e pequenas ilhas; conheça

    Fruto de um projeto arquitetônico, lago possui uma rica história e é ponto de lazer, pesca e esportes na região

    Marine Center atracará no Brasília Boat Show com produtos de primeira linha para barcos

    Considerada um dos maiores atacados náuticos do Brasil, empresa estará no salão que acontece de 14 a 18 de agosto no Lago Paranoá

    Raríssimas imagens flagram baleia azul amamentando filhote; assista

    Cenas também mostram cetáceos em outros momentos íntimos, que envolvem desde reprodução até ‘ida ao banheiro’

    Growdeck levará deques náuticos e acessórios à primeira edição do Brasília Boat Show

    Considerada uma das principais marcas de pisos náuticos no Brasil, empresa atracará no Lago Paranoá de 14 a 18 de agosto