Foto viral de baleia alinhada com o Pão de Açúcar completa um ano: saiba bastidores

Humberto Baddini relembra o salto que eternizou sua carreira e os bastidores de seus cliques mais marcantes

Por: Nicole Leslie -
23/06/2025
Foto viral de jubarte alinhada ao Pão de Açúcar (à esq) e Humberto Baddini. Foto: Humberto Baddini / Reprodução

Uma foto que mudou tudo e uma vida transformada pela fotografia. Há um ano, o fotógrafo carioca Humberto Baddini registrava o momento que faria sua carreira decolar: o salto de uma baleia-jubarte perfeitamente alinhado ao Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.

O clique aconteceu em 24 de junho de 2024, durante um passeio de barco pela região da praia de São Conrado, na Zona Sul carioca. O objetivo era justamente registrar baleias, mas o que parecia um passeio comum se transformou em um espetáculo com dezenas de saltos diante das lentes de Humberto.

Naquele dia, foram mais de 20 saltos– revelou à Revista Náutica

 

 

A cena que teve o “clique perfeito” viralizado foi realmente impressionante: no instante certo, o corpo da jubarte se ergueu no ar com um ângulo e direção incrivelmente semelhantes aos do Pão de Açúcar ao fundo — um encontro improvável entre duas belezas naturais.

 

O instante era único. O ângulo, a luz, o timing. Mas por pouco a imagem não teria existido, porque Humberto só decidiu embarcar no passeio de última hora.


A repercussão foi imediata. A foto viralizou nas redes sociais, estampou capas de jornais, apareceu na TV e circulou internacionalmente.

Alavancou muito a minha carreira. Ganhei muitos seguidores e fiquei mais conhecido no Rio e no Brasil– disse à Náutica

O prestígio também se traduziu em sucesso comercial: o quadro fine art da imagem virou o mais vendido de seu portfólio — e continua sendo o campeão de pedidos.

De hobby a profissão

A relação de Humberto com a fotografia começou de forma despretensiosa. Em 2015, comprou uma GoPro para registrar paisagens por lazer. Três anos depois, venceu um concurso nacional promovido pela própria marca da câmera, com uma foto feita em Teresópolis (RJ).

Fotografia tirada com GoPro que venceu concurso. Foto: Humberto Baddini / Reprodução

Em paralelo, se formou em Direito e virou sócio proprietário de um quiosque de cafeteria, para manter uma renda fixa enquanto focava seu tempo nos estudos para concurso público. No entanto, os planos mudaram quando a paixão pelas imagens falou mais alto.

 

O primeiro prêmio na fotografia virou o estopim para a mudança de carreira: investiu em cursos, comprou sua primeira câmera profissional e, durante a pandemia, passou a transformar seus cliques em quadros a pedido dos seguidores.

 

 

Assim nasceu a nova fase de sua vida — e uma nova carreira. Humberto passou então a trabalhar como fotógrafo especializado em fotos que mostram — ou interagem com — paisagens cariocas, como um toque autoral.

Pretendo fazer mais alguma foto incrível e tentar compor com a cidade, que acho que é o diferencial– disse à Náutica

Segundo ele, a temporada das baleias em 2025 já começou — mas ainda não teve a sorte de repetir o feito.

Fotografar baleias já é lindo. Mas quando a gente consegue compor com a cidade, com o cenário, chama ainda mais atenção– complementou.

Cada clique conta uma história

Mesmo que nenhuma outra imagem tenha superado o viral salto da jubarte, alguns cliques também ganharam destaque nas redes sociais — e muita dedicação por trás.

Favela da Rocinha alinhada à lua cheia com o céu claro. Foto: Humberto Baddini / Reprodução

Um dos mais marcantes, segundo Humberto, foi o da lua cheia sobre a Favela da Rocinha, em plena luz do dia. Só no Instagram, a imagem ultrapassou 59 mil curtidas. Mas o processo por trás da foto foi longo.

Foram três anos tentando fazer essa foto– revelou

Usando um aplicativo de rastreamento lunar, ele sabia exatamente onde e quando a lua passaria pelo cenário. Tentou em 2022, mas uma nuvem atrapalhou. Em 2023, conseguiu uma imagem, mas noturna — diferente do que planejava. Em 2024, o tempo novamente impediu. Só em fevereiro de 2025 o céu colaborou: lua cheia, céu limpo e o alinhamento perfeito com a Rocinha.

 

A missão foi cumprida com sucesso e virou mais um destaque no portfólio de Humberto Baddini.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Schaefer 600 e barco de Gisele Bündchen são destaques da Schaefer em Itajaí

    Marcio Schaefer reforça como o evento movimenta o mercado e valoriza o polo náutico catarinense

    Intermarine destaca personalização e antecipa novidades da nova 56 em Itajaí

    Estaleiro levou trio da Intermarine 70 para mostrar como cada barco pode ser único

    Do Brasil para o mundo: Azimut estreia Grande 25 Metri nas águas com praça de popa "inédita"

    Com 84 pés, novo barco do estaleiro italiano foi fabricado em Santa Catarina e está exposto no Marina Itajaí Boat Show

    Sessa F60 estreia no Sul como opção de evolução para clientes fiéis da marca

    Mais novo lançamento da Sessa Marine foi desenvolvido para atender consumidores que buscavam barco maior

    Cerimônia de abertura oficializa o início da 3ª edição do Marina Itajaí Boat Show

    Na presença de autoridades estaduais e municipais, desenlace da fita abriu as portas do evento náutico que acontece até 6 de julho