Gerador é capaz de transformar ondas do mar em energia; conheça
Equipamento está implantado na Ilha de Oahu, no Havaí, mesmo local em que a Marinha dos EUA testa equipamentos
A Ilha de Oahu, no Havaí, é o palco em que a Marinha dos Estados Unidos realiza diversos testes de seus equipamentos. Agora, por lá, a Ocean Energy — empresa especializada em hidrocinética marinha — implantou um dispositivo que se consolida como o primeiro gerador em escala de rede elétrica capaz de transformar a pressão das ondas do mar em energia.
Naufrágio do século 19 carregado com garrafas de champanhe é encontrado na Suécia
Do tamanho de um prédio de 6 andares: conheça 5 dos maiores peixes do mundo
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O dispositivo, batizado de OE-35, levou mais de uma década para ser desenvolvido e tem 38 metros de comprimento, 18 metros de largura e 826 toneladas. O equipamento funciona como uma boia gigante, que converte a energia das ondas em energia elétrica.
O mundo precisa acelerar o ritmo da descarbonização com tecnologias novas e inovadoras– destacou Tony Lewis, diretor de tecnologia da Ocean Energy
Entenda como o OE-35 funciona
Tido como o primeiro dispositivo que transforma a pressão das ondas do mar em escala de rede elétrica do mundo, o OE-35 foi projetado para suportar mesmo as ondas muito fortes e o efeito corrosivo da água salgada.
O equipamento utiliza o volume de ar retido e uma abertura submersa para que a pressão das ondas faça a água oscilar, conduzindo o ar preso através de uma turbina que, então, gera eletricidade.
Através da turbina Wells, o OE-35 é capaz de gerar eletricidade tanto quando as ondas batem, quanto quando recuam, de forma a aproveitar a compressão do ar em três câmaras dentro da boia gigante.
O gerador ainda consegue ajustar sua resposta dinâmica em momentos de ondas muito grandes, reduzindo assim as forças de amarração e aumentando sua capacidade de sobrevivência.
“Após mais de uma década e meia de projeto, muitos testes e construção, estamos entusiasmados por finalmente podermos dar este grande passo em direção à comercialização de nosso dispositivo OE-35 de classe mundial”, disse Tony Lewis.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu
Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro
Dois grandes eventos aconteceram neste final de semana (17), reunindo, ao todo, mais de 300 equipes
Novo barco estará ao lado de outros dois modelos da marca no evento, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Com 3º volume de coletânea, jornalista fará noite de autógrafos nesta terça (19), em São Paulo