Do mochilão ao superiate: Vietnã entra na rota do luxo náutico
Com mais de 3 mil km de costa, país começa a atrair marinas e resorts voltados ao turismo de alto padrão


Embora a imagem do Vietnã ainda carregue estigmas históricos, o país atualmente detém um notável desenvolvimento no cenário econômico, que o coloca na mira de grandes empresas internacionais. Entre elas, estão as fabricantes de iates de luxo, que podem começar a vislumbrar no Sudeste Asiático um novo polo náutico.
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Desde as reformas Đổi Mới, iniciadas em 1986, o Vietnã deixou de ser uma economia pobre e isolada para se transformar em uma potência industrial emergente — sendo, inclusive, uma alternativa à China na cadeia de produção global.
Além disso, o país detém mais de 3 mil km de costa, com cenários deslumbrantes que incluem pontos como a Baía de Ha Long (Patrimônio Mundial da UNESCO) e as Ilhas Con Dao, Phu Quoc e Cat Ba.


Sendo assim, já não é incomum observar empresas investindo valores estratosféricos no país vislumbrando seu potencial turístico para além dos “mochilões”, tão tradicionais na região.
Em maio deste ano, a Trump Organization anunciou a construção de um novo resort de luxo de US$ 1,5 bilhão no Vietnã, cerca de R$ 8,2 bilhões na conversão de junho de 2025. No mesmo mês, foi inaugurada a Ana Marina Nha Trang (VNANA), a primeira marina internacional do país, com capacidade para até 220 embarcações — incluindo superiates –, projetada pela consagrada Camper & Nicholsons.
Há ainda projetos em desenvolvimento em Da Nang, Phu Quoc, Vung Tau e Ha Long, com planos do governo de construir ou renovar 38 marinas até 2030 — aqui, vale destacar que o Vietnã é menor que o estado de Minas Gerais, por exemplo.
Enquanto isso, o número de resorts cinco estrelas e clubes náuticos privados cresce rapidamente, com empresas como Marriott, Nobu e Four Seasons investindo em infraestruturas costeiras.
No início deste ano, segundo informou a Bloomberg Línea, o empresário Pham Van Toan — que fez fortuna na mineração de carvão — adquiriu um superiate da italiana Azimut, caracterizado por ser o primeiro do tipo novo com mais de 30 metros a ser vendido no Vietnã. Pham, de 59 anos, planeja agora construir uma marina de luxo no coração da Baía de Ha Long e disponibilizar o iate para fretamentos privados.
A indústria de iates do Vietnã ainda está em seus estágios iniciais, mas o potencial é imenso– disse o empresário
Entre 2013 e 2023, o número de milionários no Vietnã quase dobrou, chegando a cerca de 19.400 pessoas com mais de US$ 1 milhão, segundo dados da New World Wealth e da Henley & Partners.
Entre natureza preservada, marinas modernas e investimentos de peso, o Vietnã é, sem dúvidas, uma figurinha dourada no álbum de turistas de alto padrão e marcas internacionais — embora sua tradição nos mochilões prometa seguir firme sustentando as raízes dessa história.
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