Grande Buraco Azul: sedimentos milenares revelam futuro de tempestades violentas no Caribe

Cientistas “perfuraram” a cavidade que traz registros de eventos climáticos extremos dos últimos 5,7 mil anos

17/04/2025
Foto: The TerraMar Project / Wikimedia Commons / Reprodução

Ainda não é possível prever o futuro com exatidão, mas a ciência, aliada aos recursos da natureza, é capaz de especular o que a humanidade pode enfrentar nos próximos anos. Foi assim que, ao “perfurar” o Grande Buraco Azul (Great Blue Hole), na costa de Belize, no Caribe, pesquisadores descobriram que tempestades violentas podem atingir a região nos próximos anos.

Com 300 metros de diâmetro, o Grande Buraco Azul surgiu antes da última era glacial, resultado do teto de uma caverna que desmoronou e foi inundada pela elevação do nível do mar.

 

Por lá, sedimentos vem se acumulando há pelo menos 20 mil anos. No “olho do furacão”, esse acúmulo em camadas funciona como um registro natural de eventos climáticos extremos dos últimos 5,7 mil anos.

Foto: LovingOop / Wikimedia Commons / Reprodução

Devido às condições ambientais únicas […] sedimentos marinhos finos puderam se depositar em grande parte sem perturbações no Grande Buraco Azul– contou Dominik Schmitt, primeiro autor do artigo, em comunicado

Foram justamente essas informações que revelaram, em um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, uma tendência de aumento na frequência de fenômenos naturais extremos na região, influenciados, em grande parte, pelo deslocamento da Zona de Convergência Intertropical — uma região essencial para a formação de tempestades.


Nossos resultados sugerem que cerca de 45 tempestades tropicais e furacões podem passar por esta região somente em nosso século– alertou Schmitt

Vale destacar que a temporada de tempestades na região em 2024 registrou 18 tempestades, das quais 11 evoluíram para furacões, incluindo cinco de grande intensidade. O número de tormentas tropicais foi 130% superior à média histórica do período, com destaque para o furacão Beryl, que atingiu a região do Caribe no final de junho sob categoria 5 — o furacão mais intenso na área desde 1875.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks: confira as palestras do 4º dia de Rio Boat Show 2025

    Com dois seminários sobre o Projeto JAQ e dicas de segurança ao navegar, saiba quais as palestras desta terça-feira (29)

    Veja quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 3º dia de Rio Boat Show 2025

    Convidados especiais aproveitaram o espaço VIP da Revista Náutica durante a 26ª edição do salão. Confira fotos

    Ventura lança V550 Fly e tem "surpresa" na estreia do Rio Boat Show

    Empresa marcou presença na 26ª edição do evento com toda a linha, que vai do mar à terra firme

    Melhor dos dois mundos: no Rio, Real lança barco com solução criativa para motor de popa

    Com nove barcos expostos, estande da marca reúne o maior número de lanchas do salão náutico

    Triton atraca com novidades no Rio Boat Show 2025; saiba quais

    Estaleiro paranaense leva trio da linha Flyer, marcado por layout e design diferenciados, ao evento na Marina da Glória