Referência em turismo náutico, Itajaí tem águas ideais para navegar; conheça 3 destinos

Palco do Marina Itajaí Boat Show, cidade dispõe de pontos fortes para navegação tanto para navegadores iniciantes quanto para os mais experientes

11/06/2024
Foto: Flickr Secom Itajaí / Alfabile / Reprodução

Faltam poucos dias para o Marina Itajaí Boat Show atracar em águas itajaienses. Sucesso em 2023 e ainda maior em 2024, o salão promete fazer jus à cidade reconhecida por lei federal como a Capital da Construção Naval e do Turismo Náutico. E, se é referência em turismo, tem lugar para navegar! Por isso, NÁUTICA separou três lugares em Itajaí para aproveitar a paisagem a bordo.

Referência na indústria náutica brasileira, a cidade de Itajaí fica localizada no litoral centro norte catarinense, na margem direita da foz do rio Itajaí-Açu. Aliás, a origem do nome do rio vem do tupi, e foi adotado pelos índios que ocuparam a Praia de Cabeçudas — que entra para essa lista como um bônus.

Foto: Wikimedia Commons / autosound / Reprodução

Considerada a principal praia de Itajaí, a Praia de Cabeçudas é, consequentemente, a mais movimentada — o que não é um ponto necessariamente negativo já que, assim, o local dispõe de ampla infraestrutura. A praia possui águas calmas, ideal para passeios de barco em família. Se a ideia for atracar por lá, o passeio ainda rende uma visita ao Farol de Cabeçudas, onde um mirante permite observar grande parte da cidade.

Conheça 3 lugares para navegar em Itajaí

Rio Itajaí-Açu

O rio Itajaí-Açu se mostra o palco ideal para um passeio de barco repleto de paisagens, tranquilidade e até cultura, já que suas águas passam por pontos importantes da cidade catarinense, como o Porto de Itajaí e os Molhes da Barra.

Foto: Flickr Eduardo Marquetti / Reprodução

O rio ainda é um ótimo lugar para a prática da pesca esportiva e passeios entre amigos, já que é possível parar em diversos pontos para nadar, fazer piqueniques ou simplesmente relaxar nas margens. Ao navegar por suas águas, a paisagem oscila entre a vista do centro da cidade e a natureza viva, com direito à transição das águas fluviais para as marítimas do Oceano Atlântico, na área da Barra do Rio.

Baía Afonso Wippel

Para quem está começando a contar as primeiras milhas na água e deseja fazer um passeio sem sustos, a Baía Afonso Wippel é uma ótima escolha. Além da paisagem que mistura vegetação com belas águas, o local é rico em biodiversidade, e guarda em seu território diversas espécies de peixes e aves.

Foto: Flickr Secom Itajaí / Alfabile / Reprodução

A programação na Baía pode ir além da navegação, e se estender para outras atividades em suas proximidades como mergulho, pesca e esportes aquáticos. Tudo isso com segurança, uma vez que o local é considerado seguro para navegação, com poucas áreas de risco e boa sinalização marítima.


Ilha feia (só no nome)

Para os navegadores mais experientes, as ilhas de Itajaí podem ser exploradas de barco e reservam verdadeiros refúgios para quem busca fugir do agito dos locais mais movimentados da cidade.

Portal de Turismo de Penha / Divulgação

Uma delas é a Ilha Feia que, apesar do nome, de feia não tem nada. Próxima a Balneário Camboriú — mas acessível a partir de Itajaí –, a ilha é ideal para um dia todo de exploração. Isso porque, por lá, é possível avistar espécies marinhas, corais, praticar esportes aquáticos e até pescar. A Ilha Feia tem ainda trilhas e pontos para a prática de mergulho livre.

 

Um pouco mais afastadas, as ilhas das Cabras e do Arvoredo são outros dois pontos interessantes para se chegar de barco partindo de Itajaí. Preservadas pela natureza, as ilhas apresentam águas límpidas e boas oportunidades para a prática de mergulho, com possibilidade de avistamento de espécies marinhas.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estrada de pedra de 7 mil anos atrás é registro da história no fundo do Mar Adriático

    Cerâmicas e outros artefatos encontrados no local são vestígios que podem ter pertencido a antiga civilização de Hvar, na Croácia

    Curtir paisagens com água diminui a frequência cardíaca, apontam estudos

    Efeito positivo da água sobre a pressão arterial foi comprovado em três experiências com humanos

    Estaleiro holandês Feadship lança seu primeiro superiate movido a energia solar

    Embarcação de 59,5 metros representa mais um passo da marca rumo ao objetivo de ser neutra para o clima até 2030

    Mestra levará seu maior barco ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estaleiro estará no evento náutico com três opções de lanchas que vão de 29,5 pés a 35 pés

    Com sucata, mecânico constrói barco à mão para ajudar ilhados no Rio Grande do Sul

    Geraldo perdeu quase tudo na enchente, menos a vontade de ajudar ao próximo