Sem carro ou avião: 5 ilhas na Europa para visitar de barco e aproveitar a natureza
Destinos preservam a história e o meio ambiente, oferecendo paisagens tranquilas sem a circulação de automóveis


Que a Europa tem centenas — senão milhares — de destinos turísticos, não é segredo. Mas em meio a tantas opções, o que realmente se destaca é o que foge do comum. Pensando nisso, aqui vai uma lista de cinco ilhas europeias que só podem ser acessadas de barco e onde carros e aviões não são bem-vindos.
Passeios de barco na Europa: veja quais as cidades mais procuradas para a atividade
Passeio grátis de barco e mais! Dinamarca dá “mimos” a turistas sustentáveis
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Embora únicos, esses destinos têm um ponto em comum: só são encontrados pelo mar. Pode parecer óbvio, já que são ilhas, mas nenhum desses locais contam com pontes ou aeroportos que permitem a chegada por diferentes meios de transporte.
La Graciosa, Ilhas Canárias, Espanha
A ilha de La Graciosa é famosa por abrigar a maior reserva marinha da Europa, um verdadeiro santuário da natureza. Com paisagens de tirar o fôlego, o destino é dominado por vulcões imponentes e dunas que se estendem por praias de areia dourada.


A ausência de carros garante que a ilha seja um refúgio de tranquilidade, onde a locomoção acontece principalmente a pé. Também é possível se locomover de bicicleta ou usar táxis 4×4, que são autorizados para serviços essenciais.
Porquerolles, Provença, França
Localizada em uma área de proteção ambiental, a ilha de Porquerolles é um paraíso natural com águas tão cristalinas que se tornaram perfeitas para a prática de atividades aquáticas, como o mergulho.


A combinação de paisagens deslumbrantes com a preservação ambiental faz de Porquerolles um destino popular na Europa. Assim como La Graciosa, carros são proibidos (exceto para serviços), e a ilha pode ser explorada a pé ou de bicicleta.
Hydra, Ilhas Sarônicas, Grécia
Hydra é conhecida pelo charme e pela atmosfera autêntica, que vêm, em partes, da ausência de carros. Na ilha, a locomoção é feita a pé, por mulas ou por burros.


A popularidade do destino aumentou após ser cenário de filmes, que ajudaram a divulgar o cenário tipicamente grego, com casas brancas e telhado de barro. A ilha também é um ponto de encontro para artistas e celebridades, o que eleva ainda mais o interesse turístico.
Sark, Ilhas do Canal
Sark é uma das ilhas mais exóticas da região, preservando uma história viva. O regime político de estado feudal existiu até 2008. O modelo comum na Idade Média era caracterizado pela descentralização do poder e pela economia agrária.


A história se estende aos cenários, que além de não terem carros, também não contam com iluminação pública. Quem visita Sark pode viver uma verdadeira desconexão em um ambiente rural e tranquilo.
Lopud, Dalmácia, Croácia
Com ruínas medievais, fortalezas e um impressionante mosteiro franciscano, Lopud oferece uma rica experiência histórica e cultural, com paisagens que convidam à exploração a pé.


Lopud é uma das poucas ilhas do arquipélago de Elafiti onde carros são proibidos e o transporte se limita à caminhada. Apenas pequenos carrinhos de golfe auxiliam no transporte de bagagens e cargas.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Campeonato que abre o calendário 2026 da vela oceânica em Pernambuco espera mais de 150 velejadores
Após 11 anos com a embarcação, Jack Link colocou o barco à venda e já arrumou comprador. Confira os detalhes!
A Praia do Cassino é considerada por muitos como a maior do mundo, com 220 km entre Rio Grande e a Barra do Chuí, no RS
Embarcação sustentada por foils duplos é totalmente elétrica e tem aerodinâmica inspirada nos carros de Fórmula 1 da década de 1950
Embarcação icônica, tecnológica e premiada do setor náutico de luxo pode ser alugada pela IYC e já tem itinerário definido até abril de 2027




