Sem carro ou avião: 5 ilhas na Europa para visitar de barco e aproveitar a natureza

Destinos preservam a história e o meio ambiente, oferecendo paisagens tranquilas sem a circulação de automóveis

Por: Nicole Leslie -
14/09/2025
Ilha La Graciosa. Foto: RossHelen / Envato / Reprodução

Que a Europa tem centenas — senão milhares — de destinos turísticos, não é segredo. Mas em meio a tantas opções, o que realmente se destaca é o que foge do comum. Pensando nisso, aqui vai uma lista de cinco ilhas europeias que só podem ser acessadas de barco e onde carros e aviões não são bem-vindos.

Embora únicos, esses destinos têm um ponto em comum: só são encontrados pelo mar. Pode parecer óbvio, já que são ilhas, mas nenhum desses locais contam com pontes ou aeroportos que permitem a chegada por diferentes meios de transporte.

La Graciosa, Ilhas Canárias, Espanha

A ilha de La Graciosa é famosa por abrigar a maior reserva marinha da Europa, um verdadeiro santuário da natureza. Com paisagens de tirar o fôlego, o destino é dominado por vulcões imponentes e dunas que se estendem por praias de areia dourada.

Ilha La Graciosa: Foto: LVPa53 / Tripadvisor / Reprodução

A ausência de carros garante que a ilha seja um refúgio de tranquilidade, onde a locomoção acontece principalmente a pé. Também é possível se locomover de bicicleta ou usar táxis 4×4, que são autorizados para serviços essenciais.

Porquerolles, Provença, França

Localizada em uma área de proteção ambiental, a ilha de Porquerolles é um paraíso natural com águas tão cristalinas que se tornaram perfeitas para a prática de atividades aquáticas, como o mergulho.

Ilha de Porquerolles. Foto: Rémi Jouan / CC-BY-SA / GNU Free Documentation License / Wikimedia Commons / Reprodução

A combinação de paisagens deslumbrantes com a preservação ambiental faz de Porquerolles um destino popular na Europa. Assim como La Graciosa, carros são proibidos (exceto para serviços), e a ilha pode ser explorada a pé ou de bicicleta.


Hydra, Ilhas Sarônicas, Grécia

Hydra é conhecida pelo charme e pela atmosfera autêntica, que vêm, em partes, da ausência de carros. Na ilha, a locomoção é feita a pé, por mulas ou por burros.

Ilha de Hydra. Foto: Herbert Ortner / GFDL / Creative Commons / Wikimedia Commons / Reprodução

A popularidade do destino aumentou após ser cenário de filmes, que ajudaram a divulgar o cenário tipicamente grego, com casas brancas e telhado de barro. A ilha também é um ponto de encontro para artistas e celebridades, o que eleva ainda mais o interesse turístico.

Sark, Ilhas do Canal

Sark é uma das ilhas mais exóticas da região, preservando uma história viva. O regime político de estado feudal existiu até 2008. O modelo comum na Idade Média era caracterizado pela descentralização do poder e pela economia agrária.

Ilha de Sark. Foto: Turismo Sark / Reprodução

A história se estende aos cenários, que além de não terem carros, também não contam com iluminação pública. Quem visita Sark pode viver uma verdadeira desconexão em um ambiente rural e tranquilo.

Lopud, Dalmácia, Croácia

Com ruínas medievais, fortalezas e um impressionante mosteiro franciscano, Lopud oferece uma rica experiência histórica e cultural, com paisagens que convidam à exploração a pé.

Ilha de Lopud. Foto: Jocelyn Erskine-Kellie / Creative Commons / Wikimedia Commons / Reprodução

Lopud é uma das poucas ilhas do arquipélago de Elafiti onde carros são proibidos e o transporte se limita à caminhada. Apenas pequenos carrinhos de golfe auxiliam no transporte de bagagens e cargas.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Dois em um: novo trimarã promete velocidade de regata oceânica e luxo de iate

    Projeto da Global Yacht Technology entrega comodidade de "gente grande" e tem casco principal inspirado na Fórmula 1

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela

    Inclusão: venezuelano foi de pintor a líder em um dos maiores estaleiros do Brasil

    Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!

    Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, vence Prêmio Nacional de Turismo

    Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”

    Superiate é lançado com sistema inspirado nos usados por estaleiros italianos há mais de 80 anos

    A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960