Torre abandonada do século 17 vira refúgio em meio ao mar da Itália

Local construído como um edifício militar ganhou novos ares com ação da natureza

17/04/2024
Foto: Instagram @harimaolee / Reprodução

Localizada no Golfo dos Poetas, em La Spezia, na Itália, a Torre Scola não poderia fazer jus melhor a sua localidade. Isolada, tomada pela vegetação e cercada de um mar azul, a ilha parece ter sido feita como um refúgio ideal para esvaziar a mente e produzir um belo poema. Na realidade, contudo, não foi bem com esse intuito que ela nasceu, ainda no século 17.

A Torre Scola, também conhecida como torre de São João Batista, na verdade, foi construída na costa da Ligúria como um edifício militar. Seus 42 metros de altura visavam proteger a região de ataques inimigos, em um período marcado pelas guerras entre Napoleão e os britânicos.

Foto: Wikimedia / Alessandro / Reprodução

Inclusive, foi em um desses conflitos que a Torre Scola teve parte de sua estrutura destruída, por volta de 1800. Danificada, a torre acabou sendo completamente abandonada na metade do século 19, e a ideia de demolir a construção acabou ganhando força em meados de 1915.

 

O que a manteve de pé — ou quase isso — foi o seu valor histórico, considerado importante pelos governantes da época. De edifício militar, a Torre Scola passou a funcionar como um farol, ganhando, inclusive, uma restauração, entre 1976 e 1980.


Com o passar dos anos, já sem uso, a torre ganhou uma decoração natural, pelas mãos da própria natureza. O concreto característico de estruturas como essa deu lugar ao verde que, aos poucos, toma conta do local.

 

Por estar no meio do mar, a impressão que se tem é que a estrutura agora se trata, na verdade, de uma ilha.

Foto: Facebook Cruise Express / Reprodução

Apesar de não ser bem assim, quem tem a chance de se aproximar da Torre Scola vê o local como um ponto de sossego. Por lá, muitos se chegam ao agora ponto turístico de barco, em busca de um lugar calmo e silencioso, para relaxar.

 

De construção de guerra a ponto de paz, a verdade é que a Torre Scola resistiu ao tempo, e foi ressignificada conforme as mudanças da sociedade. Agora, a pergunta que fica, é: alguma outra versão da torre ainda vai surgir?

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Saiba como seu barco pode ajudar moradores do Rio Grande do Sul

    Grupo Náutica uniu forças com a CUFA para apoiar o estado atingido por enchentes; instituição busca pequenos barcos para o transporte de doações

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada