Conheça o projeto de superiate com design inspirado em carros esportivos de 1960
Além dos carros, o designer italiano Lorenzo Berselli teve iates J-Class de 1930 como inspiração
Embarcações inspiradas em carros podem até não ser novidade — a exemplo dos modelos com “quatro rodas” que flutuam sobre as águas — , mas o designer italiano Lorenzo Berselli trouxe muita classe ao seu mais novo projeto ao escolher os esportivos de 1960 como inspiração para um superiate.
Samuel L. Jackson aproveita férias em megaiate de R$ 600 milhões
Saiba tudo sobre o segundo maior buraco azul do mundo descoberto no oceano
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Ao falar em esportividade o que se imagina é um modelo de embarcação bruta, com grandes motores e muita aceleração. Mas a verdade é que o Horus, projeto de Berselli, tem um layout ultramoderno, uma vez que o italiano também se inspirou nos majestosos iates J-Class.
Os iates em questão foram uma classe lendária de veleiros de corrida (às vezes chamados de “J-boats”) construídos de acordo com as especificações da Regra Universal de Nathanael Herreshoff (um dos arquitetos navais mais famosos do final do século dezenove).
O Horus, por sua vez, combina duas tendências populares em iates de luxo atualmente. A conexão do interior com o exterior do barco foi bem pensada — e aproveitada — , por isso, ela existe não somente conectando algumas áreas, como de costume, mas ao redor de toda embarcação.
O superiate ainda possui um sistema de propulsão híbrido, proporcionando ao Horus a capacidade de navegar em baixa velocidade sem usar seus motores a diesel mas, quando utilizados, podem atingir velocidades médias e garantir uma autonomia de 5.000 milhas náuticas (9.260 km) a 12 nós (13,8 mph/22 km/h).
O layout do superiate foge do convencional e traz um andar superior dedicado à cabine do proprietário, com uma cobertura de mais de 100 metros equipada com jacuzzi, um escritório, varandas laterais e uma janela traseira com vista panorâmica.
Outras seis cabines estão no convés principal (quatro delas VIP), todas equipadas com janelas do chão ao teto, com persianas que alteram a aparência de todo o baluarte.
Uma área multifuncional proporciona aos passageiros do Horus refeições ao ar livre ou reuniões ao redor da fogueira no sofá circular. A área de popa do convés lembra um jardim de inverno, com vários espaços de descanso e jantar.
Uma das grandes atrações do barco é a piscina, que fica pertinho do nível da água. Um sistema de toldo deslizante discreto é capaz de cobrir toda a área do beach club para fornecer proteção sem fechar a conexão com o exterior.
Por enquanto, o Horus é um conceito de superiate, que deve ganhar vida em breve e chamar atenção também no mundo real.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência