Conheça o projeto de superiate com design inspirado em carros esportivos de 1960
Além dos carros, o designer italiano Lorenzo Berselli teve iates J-Class de 1930 como inspiração
![](https://nautica.com.br/wp-content/uploads/2023/07/superiate-carros-1.bx_.jpg)
Embarcações inspiradas em carros podem até não ser novidade — a exemplo dos modelos com “quatro rodas” que flutuam sobre as águas — , mas o designer italiano Lorenzo Berselli trouxe muita classe ao seu mais novo projeto ao escolher os esportivos de 1960 como inspiração para um superiate.
Samuel L. Jackson aproveita férias em megaiate de R$ 600 milhões
Saiba tudo sobre o segundo maior buraco azul do mundo descoberto no oceano
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Ao falar em esportividade o que se imagina é um modelo de embarcação bruta, com grandes motores e muita aceleração. Mas a verdade é que o Horus, projeto de Berselli, tem um layout ultramoderno, uma vez que o italiano também se inspirou nos majestosos iates J-Class.
Os iates em questão foram uma classe lendária de veleiros de corrida (às vezes chamados de “J-boats”) construídos de acordo com as especificações da Regra Universal de Nathanael Herreshoff (um dos arquitetos navais mais famosos do final do século dezenove).
O Horus, por sua vez, combina duas tendências populares em iates de luxo atualmente. A conexão do interior com o exterior do barco foi bem pensada — e aproveitada — , por isso, ela existe não somente conectando algumas áreas, como de costume, mas ao redor de toda embarcação.
O superiate ainda possui um sistema de propulsão híbrido, proporcionando ao Horus a capacidade de navegar em baixa velocidade sem usar seus motores a diesel mas, quando utilizados, podem atingir velocidades médias e garantir uma autonomia de 5.000 milhas náuticas (9.260 km) a 12 nós (13,8 mph/22 km/h).
O layout do superiate foge do convencional e traz um andar superior dedicado à cabine do proprietário, com uma cobertura de mais de 100 metros equipada com jacuzzi, um escritório, varandas laterais e uma janela traseira com vista panorâmica.
Outras seis cabines estão no convés principal (quatro delas VIP), todas equipadas com janelas do chão ao teto, com persianas que alteram a aparência de todo o baluarte.
Uma área multifuncional proporciona aos passageiros do Horus refeições ao ar livre ou reuniões ao redor da fogueira no sofá circular. A área de popa do convés lembra um jardim de inverno, com vários espaços de descanso e jantar.
Uma das grandes atrações do barco é a piscina, que fica pertinho do nível da água. Um sistema de toldo deslizante discreto é capaz de cobrir toda a área do beach club para fornecer proteção sem fechar a conexão com o exterior.
Por enquanto, o Horus é um conceito de superiate, que deve ganhar vida em breve e chamar atenção também no mundo real.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira
Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos
Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade
Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira
Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti