Gravidez misteriosa de arraia que convivia só com tubarões foi solucionada

Charlotte apareceu grávida em fevereiro em aquário nos EUA, mas não dividia o recinto com arraia macho

21/06/2024
Foto: Facebook Aquarium & Shark Lab by Team ECCO / Reprodução

Imagine a cena: uma arraia fêmea, que vive em um aquário apenas com tubarões, apareceu grávida, sem nunca ter tido contato com outro animal de sua espécie. A primeira coisa que vem à mente, claro, é que o animal teria engravidado sozinho — mas não foi bem isso que aconteceu com a arraia Charlotte.

Esse cenário foi construído no Aquarium and Shark Lab, localizado na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. A história de sua gravidez foi um grande mistério, e ganhou ares ainda mais impressionantes quando o próprio chefe do aquário sugeriu que a arraia poderia ter sido fecundada por um tubarão.

Foto: Facebook Aquarium & Shark Lab by Team ECCO / Reprodução

A sugestão não foi à toa, afinal, todos os sinais apontavam para essa conclusão. Em fevereiro, uma postagem no Facebook do aquário anunciou a gravidez da arraia, inclusive com exames de ultrassom. “Nossa arraia, Charlotte, está esperando!”, escreveu a equipe.

A coisa realmente incrível é que não temos um macho de arraia no aquário!– dizia a publicação

Brenda Ramer, fundadora e diretora executiva da Team ECCO (responsável pelo aquário), chegou a ressaltar que “algumas espécies de arraias podem armazenar espermatozoides para uso posterior, mas nenhuma arraia macho estava no tanque com Charlotte”, dando mais um indício de que a gravidez era fruto de uma relação do animal com um tubarão.


Ramer ainda informou que a equipe do aquário começou a “notar marcas de mordidas em Charlotte”. Durante o acasalamento, tubarões machos mordem as fêmeas para se posicionarem, o que fez a equipe acreditar que isso poderia ser uma explicação.

 

Porém, um híbrido entre as espécies seria praticamente impossível. Assim, foi descoberto que a realidade por trás da gravidez da arraia Charlotte trazia uma história dramática, bem longe da esperada para essa trama.

Tubarões e arraias são tão distantes quanto humanos e cobras. Então uma cobra engravidar um humano é tão provável quanto um tubarão engravidar uma arraia– Noah Bressman, professor de fisiologia da Universidade de Salisbury

Animais híbridos (descendentes cujos pais pertencem a espécies diferentes) não são impossíveis — alguns são bem comuns. Um bom exemplo é a mula, resultado do cruzamento entre o cavalo e o jumento. Para que um animal híbrido ganhe vida, contudo, as espécies precisam ser geneticamente semelhantes, e sem muito tempo de divergência — o que não é o caso da arraia com o tubarão.

 

Sendo assim, como a arraia Charlotte engravidou? A resposta é: Charlotte tem uma doença.

Foto: Facebook Aquarium & Shark Lab by Team ECCO / Reprodução

Percebendo que uma gravidez era praticamente impossível, a equipe do aquário realizou na raia uma série de testes. “Os relatórios mostram que Charlotte desenvolveu uma doença reprodutiva rara, que impactou negativamente seu sistema reprodutivo”, disse a equipe.

Nossa prioridade é focar na saúde e bem-estar de Charlotte. Trabalharemos e seremos guiados por veterinários e especialistas para entender melhor essa doença e as opções de tratamento– completou a equipe

Na última postagem do aquário no Facebook, a equipe informou que “especialistas médicos confirmaram que Charlotte não está mais grávida devido a sua doença reprodutiva” e que o animal continua em sua rotina normal. “Especialistas estão revisando ultrassons e testes adicionais que foram coletados e enviados para recomendações de tratamento.”

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Baleia arrasta barco de pescador no RJ após ficar presa em cabo; veja

    Jubarte atravessava o mar de Arraial do Cabo quando colidiu com o cabo da âncora e se assustou

    Pesquisadores encontram rio capaz de documentar a vida na Terra ao longo de 120 milhões de anos

    Achado no Canadá fornece informações inclusive do período Paleozoico, até então com poucas evidências registradas

    Lançamento da Seacar será um dos destaques do Boat Show de Itajaí

    Nova lancha Maestry 2025, com aparência de carro esportivo, estará no salão que acontece de 4 a 7 de julho

    Histórico: abertura das Olimpíadas terá delegações a bordo de 94 barcos no Rio Sena

    Evento que acontece daqui a 30 dias será celebrado pela 1ª vez fora de um estádio; parte do público poderá assistir de graça

    Descoberta histórica: pesquisadores encontram navio de 1.400 anos antes de Cristo no Mar Mediterrâneo

    Naufrágio foi encontrado em águas profundas, a cerca de 90 km da costa norte de Israel, com centenas de artefatos da Idade do Bronze