NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

Empresário no segmento náutico e jornalista por formação levará papo sobre preservação ao Rio Boat Show 2024

25/04/2024
Foto: Arquivo Pessoal

A vida nas águas começou cedo para Walter Garcia que, aos 12 anos, velejou pela primeira vez. Apaixonado pela atividade, ele, que é jornalista, uniu a profissão ao mar quando criou a agência de notícias Veleiro Repórter, em 1996. Os ventos o levaram para muitos cenários, sendo um deles a Amazônia, onde encontrou uma nova meta de vida, que será compartilhada com o público do NÁUTICA Talks durante o Rio Boat Show 2024.

Como velejador, Walter sempre foi apaixonado pela preservação ambiental e, como jornalista, pelas causas sociais. A Amazônia chegou em sua vida em 2017, unindo as duas coisas com maestria. É justamente a partir dessa ideia que Walter Garcia comandará o papo “Do mar à floresta: o velejador que decidiu dar um bordo na vida para ajudar a proteger a Amazônia”, no dia 5 de maio, às 17h, no NÁUTICA Talks.

Foto: Arquivo Pessoal

Quanto mais me envolvo com a mata, mais certeza eu tenho da necessidade de proteção e preservação da Floresta– afirma o jornalista

Há 7 anos, junto com um amigo de São Paulo, o jornalista começou a estudar a possibilidade de construir uma marina próximo a Tefé, segunda maior cidade do estado do Amazonas, com o intuito de desenvolver o turismo náutico e ecológico na região.

 

Com a atenção voltada à busca de soluções para o desmatamento, ele se associou recentemente a uma fábrica de poliuretano vegetal, onde desenvolveu, com a equipe, um extrato capaz de criar madeira ecológica, com resíduos como café, casca de arroz e até ouriço (casca) da castanha.

 

Quando o assunto é náutica e mar, ele conta que “ao invés de madeira ecológica, estamos criando bloquetes com o lixo coletado no mar de São Paulo, uma invenção que, em um futuro próximo, irá impactar de forma decisiva a segurança náutica.” Atualmente, Walter Garcia também trabalha com aluguel e venda de barcos, em parceria com a Dream Yacht Charter.


Realizadas pela Revista Náutica, as palestras do Náutica Talks têm entrada aberta a todos os visitantes do evento náutico mais charmoso da América Latina.

 

No ciclo de palestras do Rio Boat Show, mais de 40 convidados especiais vão comandar os Talks. Ao longo dos oito dias de programação, visitantes poderão ouvir histórias de gente do mar, ficar por dentro de dicas náuticas e conhecer o que de mais intrigante esse universo tem a oferecer.

 

Você pode receber a programação completa das palestras e outras atrações no site do Rio Boat Show.

Rio Boat Show 2024

Evento náutico mais charmoso do Brasil, o Rio Boat Show chega a sua 25ª edição recheado do que de melhor esse lifestyle pode oferecer. As águas da Baía de Guanabara, na Marina da Glória, recebem o evento entre os dias 28 de abril e 5 de maio. Por lá, o grande público poderá ver de perto os principais lançamentos e destaques do mercado náutico com barcos na água e test-drive de embarcações.

O repertório é grande: lanchas, veleiros, iates, jets, motores, equipamentos, acessórios, decoração e serviços náuticos estarão reunidos em um só lugar, ao lado de especialistas do setor, preparados para auxiliar todos os visitantes. Além disso, o Rio Boat Show exibe destinos náuticos, artigos de luxo e quadriciclos.

 

O público da 25ª edição do evento terá ainda atrações diversas, como palestras, desfile de moda e o tradicional Desfile de Barcos — em que os modelos de destaque do evento navegam pela Baía de Guanabara, junto com um show de luzes, música e até mestre de cerimônia.

Anote aí!

RIO BOAT SHOW 2024
Quando: De 28 de abril a 5 de maio;
Horário: De segunda a sexta-feira, das 15h às 22h | sábado e domingo, das 13h às 22h;
Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória);
Ingressos: site oficial de vendas
Mais informações: rioboatshow.com.br.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Saiba como seu barco pode ajudar moradores do Rio Grande do Sul

    Grupo Náutica uniu forças com a CUFA para apoiar o estado atingido por enchentes; instituição busca pequenos barcos para o transporte de doações

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada