Navegação liberada na França e na Croácia, inclusive pelo sistema de charter


Você precisa ir à Europa e pretende ficar longe do transporte público? A saída pode ser o fretamento de um barco. A boa notícia é que os charters já estão liberados tanto na França como na Croácia, dois países com lugares paradisíacos para se explorar através das águas, seja pelo mar ou pelas famosas águas interiores — a França possui incríveis 8 000 km de maravilhosos rios e canais navegáveis.

Na França, em decreto publicado no dia 9 de maio, o Primeiro Ministro, Édouard Philippe, condiciona o embarque do passageiro à entrega de uma declaração juramentada atestando que ele não apresenta nenhum sintoma de infecção pelo covid-19. Caso contrário, o acesso pode ser recusado. A autorização é extensiva a barcos de bandeiras de outros países que já estiverem atracados em águas francesas, desde, é claro, que elas sigam as regras sanitárias definidas pelas autoridades de saúde.

Por sua vez, a Croácia deu sinal verde para a navegação por meio de um decreto do Ministério do Mar, dos Transportes e das Infraestruturas, publicado no Diário Oficial dia 20 de maio. A partir dessa data, todos os barcos podem tanto sair para navegar a passeio como operar pelo sistema de charter, inclusive cruzando as fronteiras do país, conhecido como a “Pérola dos Balcãs”. Para isso, o comandante do barco deve apresentar a “Lista de tripulantes e passageiros”, através do sistema eCrew.
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
País acaba de revogar o imposto que, desde 2022, incidia sobre barcos. Governo arrecadou menos do que o custo de administrar a tarifa
Imposto sobre barcos, aplicada desde 2022, “foi um desastre para o setor náutico canadense”, afirma associação
Xavier Veilhan, artista contemporâneo, partiu da costa francesa até o Brasil para expor esculturas produzidas a bordo
Vídeo mostra baleia-de-Bryde capturando cardumes inteiros de peixes em estratégia inovadora de caça
Com as rigorosas metas da IMO para a indústria naval, Brasil pode trazer uma nova solução ao transporte marítimo. Projeto JAQ H1 será revelado na véspera da COP30




