Empresa planeja plantar 100 milhões de árvores de manguezais na costa de Dubai

08/05/2024

De longe a principal cidade dos os Emirados Árabes Unidos, Dubai é conhecida pela arquitetura moderna, shoppings de luxo e arranha-céus como o Burj Khalifa, maior torre do mundo. Sendo assim, pouco se fala da área costeira da região, banhada pelo Golfo Pérsico — mas o projeto Dubai Mangroves, da empresa local Urb, promete mudar essa concepção, com a plantação de 100 milhões de árvores de manguezais no local.

Apesar de fugir do concreto e dos vidros espelhados, o Dubai Mangroves faz jus a cidade e carrega um título ambicioso: o maior projeto de regeneração costeira do mundo. Isso porquê a empreitada envolve o plantio de mais de 100 milhões de árvores encontradas em regiões de mangue, para proteger a cidade de erosão e do aumento do nível do mar.

Foto: Urb / Divulgação

No centro desta iniciativa estão os manguezais, conhecidos por sua capacidade única de sequestrar carbono, proteger as zonas costeiras da erosão e apoiar a vida marinha e a segurança alimentar– declarou a Urb sobre o Dubai Mangroves

“Com a capacidade de absorver aproximadamente 12,3 kg de dióxido de carbono (CO₂) anualmente por árvore, todo o projeto pode sequestrar 1,23 milhões de toneladas de CO₂ a cada ano, o equivalente à remoção do CO₂ emitido por mais de 260 mil veículos de passageiros motorizados movidos a gasolina das estradas todos os anos”, completou a Urb sobre a ideia.

Foto: Urb / Divulgação

A ideia é que as 100 milhões de árvores do Dubai Mangroves ocupem 72 km de costa, e, além de captarem CO₂, ajudem nas defesas naturais do mar, bem como sirvam de viveiro para a vida marinha, aumentando o número de peixes na região e criando uma filtragem de água, graças as suas raízes.


Toda essa empreitada levaria muitos anos, mas a Urb pensa em acelerar as coisas através do uso de drones alimentados por inteligência artificial (IA) e imagens de satélite, que facilitariam o cuidado com a plantação e, consequentemente, agilizariam o processo.

Foto: Urb / Divulgação

De quebra, o Dubai Mangroves movimentaria a economia local, com a criação de pequenas praias, centro de visitantes educacional, um museu botânico e um centro natural para realização de pesquisas, educação e promoção de gestão ambiental.

Foto: Urb / Divulgação

No momento, o Dubai Mangroves está no papel, mas a Urb já conta com seis projetos-piloto que indicam a capacidade de realização do projeto.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    "A Odisseia" de Christopher Nolan resgata uma das maiores histórias náuticas da literatura

    Superprodução de 2026 adapta clássico de Homero e leva ao cinema uma jornada marcada por mares, ilhas, tempestades, naufrágios e sobrevivência

    Aos 16 anos, Erik Scheidt conquista título europeu de ILCA 6, na Grécia: “o maior da minha carreira”

    Filho de Robert Scheidt liderou a disputa realizada em Tessalônica de ponta a ponta, vencendo o torneio com 40 pontos

    Virginia Fonseca aproveita Sardenha a bordo de megaiate; confira os detalhes

    Barco alugado pela influenciadora possui 62 metros de comprimento e aluguel semanal de R$ 2,8 milhões

    Novo polo industrial da Ross Mariner em SC vira protagonista da linha de produção do estaleiro

    Alguns meses após a inauguração da fábrica em Palhoça (SC), todas as lanchas de 20 a 34 pés da marca são fabricadas em território catarinense. Saiba mais!

    Biólogo fã de futebol batiza caracol marinho com nome de Vozinha

    Espécie inédita encontrada no Caribe recebeu homenagem ao goleiro de Cabo Verde, destaque da Copa do Mundo