Nova embarcação da Marinha do Brasil começa a operar no Porto de Santos

Por: Redação -
13/03/2019
Foto: Reprodução

Uma lancha blindada de rápida velocidade tornou-se a principal da Marinha do Brasil no combate ao narcotráfico, à pirataria e a crimes ambientais na região do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A embarcação começou a operar no fim de fevereiro e será utilizada durante ações em conjunto com as autoridades policial, alfandegária e ambiental.

A Raptor “Mangangá” tem nove metros de comprimento, pode atingir mais de 70 km/h, navega em regiões com profundidade mínima de 50 centímetros, é capaz de abrigar cinco militares na cabine, cuja blindagem suporta até tiros de fuzil, e pode ser equipada com metralhadoras. A lancha custou R$ 1,5 milhão e foi fabricada no Rio de Janeiro.

O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, com sede no cais santista, foi escolhido para receber a embarcação pelas características do porto. Além de ser o mais importante do país, com participação superior a 25% na balança comercial, ocorrências envolvendo o embarque ilícitos e impactos ambientais são comuns.

“A lancha atua contra crimes transfronteiriços (contrabando, exploração sexual, evasão de divisas, crimes ambientais e tráfico de drogas, pessoas, armas e munições) em coordenação com outros órgãos. São ações específicas de zonas de fronteira”, explica o Comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Claudio Henrique Mello de Almeida.

LEIA TAMBÉM
>>Ferretti Group estreia novo Riva 90 Argo. O modelo será exibido em Palm Beach
>>Conheça aplicativo que permite aluguel compartilhado de barcos de lazer
>>Aviso de adiamento da 20ª Regata Náutica Caras

A Marinha possui uma embarcação idêntica em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, e outras duas na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, onde foi apelidada de “Caveirão Marítimo” em referência aos carros blindados da Polícia Militar utilizados na capital fluminense. Todas foram fabricadas pelo estaleiro DGS Defense.

O comandante do grupamento em Santos, o capitão-de-fragata Carlos Marden Soares Pereira da Silva, explica que os militares a bordo da Mangangá, assim como as demais lanchas semelhantes, possuem treinamento específico para realizar abordagens no mar. Com o novo veículo, será possível chegar a lugares ainda não patrulhados no cais.

“Estamos prontos para empregá-la em qualquer necessidade. Além de poder navegar em águas rasas, ela possui equipamentos de visão noturna, radares e sensores que permitem patrulhamento 24 horas e em qualquer condição de mar, inclusive na região dos fundeadouros (área em mar aberto onde navios aguardam para acessar o cais)”, diz.

Segundo ele, a Mangangá pode oferecer pronta e rápida resposta, em apoio aos outros órgãos, em casos que envolvam o embarque de drogas em navios mercantes, a partir de barcos menores com criminosos, e até mesmo invasão de “piratas” por motivos diversos a cargueiros. O objetivo, pela agilidade, também é evitar crimes ambientais.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Almirante Carlos Roberto detalha novos barcos da Marinha no NÁUTICA Talks

    Principais projetos estratégicos em andamento, construções do navio polar e de nova fragata serão destrinchadas durante o Rio Boat Show 2024

    Gasolina Podium e Diesel Verana serão produtos de destaque no Rio Boat Show 2024

    Marca de combustíveis náuticos premium terá estande interativo na Marina da Glória e será parceira do NÁUTICA Talks

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show