Novo veleiro em madeira e fibra de carbono prioriza o prazer de velejar
A elegância da madeira e a tecnologia e o desempenho da fibra de carbono foram unidas em um só modelo, que deve percorrer os mares Báltico e do Norte.
Projetado pelo estúdio francês Thomas Tison Yacht Design & Engineering, o veleiro Elida, de 15 metros de comprimento, será lançado neste mês na Alemanha.
VEJA TAMBÉM
>> Memória Náutica: veja como foi o São Paulo Boat Show 2004
>> Visitantes do São Paulo Boat Show têm descontos exclusivos em hotéis
O principal desafio enfrentado pela equipe de Thomas Tison foi projetar um barco que pudesse reter seu valor para as gerações futuras. Para isso, os designers buscaram compreender a fundo as necessidades do proprietário e de sua família.
A partir disso, foram selecionados os materiais mais adequados e implementadas tecnologias de ponta para aumentar o prazer de velejar.
O resultado é um iate que se desvia da tendência atual de barcos de corrida de fibra de carbono super-rápidos e minimalistas.
Elida é uma mistura de linhas curvas, suaves e fluidas que aumentam o conforto e a habitabilidade a bordo.
“Elida não é uma máquina. Seu design considera os marinheiros, todos os seus sentidos e o meio ambiente”.
Thomas Tison, da Thomas Tison Yacht Design & Engineering
O barco foi projetado de acordo com o programa de regata do proprietário, que inclui a prestigiada competição Fastnet Race.
A equipe realizou um extenso estudo sobre concorrentes anteriores bem-sucedidos, que mostrou que uma área de casco de baixa umidade com alto flare foi a opção mais adequada.
Este tipo de casco funciona bem contra o vento, com boa propriedades de navegabilidade e é ideal para a condição de vento fraco a médio que ocorre mais frequentemente em regatas.
“A chave para concretizar a visão do proprietário é ter uma compreensão profunda de suas necessidades subjacentes. Um designer habilidoso deve ser capaz de orientar o proprietário a identificar suas necessidades em cada etapa do projeto e, em seguida, satisfazê-los. Apesar de ser um processo demorado, esta profunda exploração das necessidades permite-nos soluções únicas para criar barcos únicos”, explica Thomas Tison.
Conheça o layout funcional do Elida
O interior do Elida foi projetado levando em consideração os requisitos do proprietário, incluindo sua necessidades da família e as condições ambientais dos mares em que o barco navegará.
Para garantir conforto a bordo, Thomas Tison projetou um sistema de aquecimento, um aquecedor de mão e um layout que oferece espaço de armazenamento extra para equipamentos de vela.
Todos os componentes com os quais o usuário entrará em contato físico, como puxadores e móveis, são construídos em materiais agradáveis ao toque, evitando o uso de aços inoxidáveis frios e materiais plásticos.
As cabines de popa são abertas para a área de estar principal, ampliando a área para um cockpit mais longo e proporcionando uma melhor sensação de espaço, economizando peso e facilitando os movimentos da tripulação.
Muitos detalhes que normalmente não são explorados ao projetar um veleiro de 15 metros foram levados em consideração, como o isolamento acústico e o sistema de ventilação. O uso de madeira permite que o iate tenha um bom nível de isolamento acústico, e um sistema de ventilação foi customizado e criado para o barco.
Novas tecnologias possibilitam o prazer de velejar
Graças à sua experiência otimizando a estrutura de iates de regata e superiates, o designer francês conseguiu selecionar as melhores tecnologias disponíveis para aumentar o prazer de velejar.
Para Elida, a Thomas Tison Yacht Design & Engineering desenvolveu uma construção única de casco de madeira, o que resulta em uma estrutura leve e rígida.
Reforçado localmente com fibra de carbono unidirecional, a forma do casco de madeira foi otimizada e muitos sistemas novos foram desenvolvidos: o novo sistema de quilha de elevação permite a redução do calado de 3,2 m até 2,5 m, enquanto o sistema de recuperação de spinnaker e o controle dinâmico avançado de sistemas vang e jib fornecem ganhos competitivos durante as corridas.
Todas essas soluções permitem que o Elida atinja uma velocidade máxima próxima a 30 nós.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí
Data foi celebrada no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período
Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica
Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!
Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes