Oeste paranaense recebe workshop para fortalecer turismo náutico na região do Lago de Itaipu

No evento, Yuri Benites ressaltou importância de colaboração entre setores público e privado

Por: Beatriz Lia -
29/10/2024
Foto: Itaipu Parquetec / Divulgação

A cidade de Guaíra, no oeste paranaense, recebeu o 1º Workshop de Economia do Náutico, que discutiu o fortalecimento do turismo náutico e a necessidade de desenvolvimento da região do Lago de Itaipu. O evento foi uma iniciativa do Itaipu Parquetec e demais entidades do Fórum Permanente de Turismo Náutico do Lago de Itaipu.

Yuri Benites, diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, destacou a importância de transformar o lago em um “polo de lazer e turismo sustentável”. Para que isso seja possível, a colaboração entre o setor privado e o poder público é essencial.

 

Benites ainda mencionou que o projeto deve gerar renda, empregos e melhorar a qualidade de vida na região dos munícipios ao redor do Lago de Itaipu.

Foto: Itaipu Parquetec / Divulgação

O evento reuniu, no último dia 22, empresários, especialistas e autoridades para discutir o impacto econômico do turismo náutico e alinhar estratégias de crescimento sustentável para a região.

 

O foco da primeira edição foi Guaíra, mas haverá uma série de debates nos 16 municípios vizinhos. Tudo isso para consolidar o “Masterplan de Turismo Náutico”, documento que vai nortear as ações futuras para movimentar o setor.


“Seguimos fortalecendo parcerias e construindo um futuro mais próspero para o turismo e a economia local”, afirmou Benites em sua página profissional, após o evento.

 

Além de Benites, o evento contou com a presença do prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, que falou sobre a necessidade dos investimentos locais, e com o Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom), que mostrou tecnologias para aprimorar a administração e segurança das operações náuticas.

Foto: Itaipu Parquetec / Divulgação

Isabella Pozzeti, coordenadora-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo, também marcou sua presença no 1º Workshop de Economia do Náutico e disse que vai levar as ideias à Brasília.

Foto: Itaipu Parquetec / Divulgação

Além do Itaipu Parquetec, o Fórum Permanente de Turismo Náutico do Lago de Itaipu é composto por Itaipu Binacional, Adetur Cataratas e Caminhos e Conselho dos Municípios Lindeiros.

 

O Itaipu Parquetec reúne projetos direcionados ao desenvolvimento científico e tecnológico, além da geração de emprego e renda na região.

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    De montagem de veleiro a conceitos básicos: i9 Vela é atração no Salvador Boat Show

    Público do evento terá aula sobre veleiros e o mar com associação que atende jovens em situação de vulnerabilidade social

    Recorde: homem faz viagem mais longa remando em "barco de abóbora", nos Estados Unidos

    Gary Kristensen completou 46,57 milhas navegando no rio Columbia, o maior da América do Norte, por 26 horas

    Passeio do Itaipu Parquetec é finalista em concurso de turismo sustentável no Brasil

    Refúgio Biológico Bela Vista coloca o Turismo Itaipu entre as melhores práticas sustentáveis no Prêmio Braztoa 2024

    Ir ao trabalho de helicóptero e 14 dias de folga? Como é a vida de quem trabalha em alto-mar

    Setor offshore atrai olhares por particularidades que só a vida no meio do oceano pode oferecer

    Templo perdido de civilização retratada em Indiana Jones é encontrado submerso

    Arqueólogos descobriram escritas em latim e estruturas de mármore com mais de 2 mil anos em santuário nabateu