Oeste paranaense recebe workshop para fortalecer turismo náutico na região do Lago de Itaipu

No evento, Yuri Benites ressaltou importância de colaboração entre setores público e privado

Por: Beatriz Lia -
29/10/2024
Foto: Itaipu Parquetec / Divulgação

A cidade de Guaíra, no oeste paranaense, recebeu o 1º Workshop de Economia do Náutico, que discutiu o fortalecimento do turismo náutico e a necessidade de desenvolvimento da região do Lago de Itaipu. O evento foi uma iniciativa do Itaipu Parquetec e demais entidades do Fórum Permanente de Turismo Náutico do Lago de Itaipu.

Yuri Benites, diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, destacou a importância de transformar o lago em um “polo de lazer e turismo sustentável”. Para que isso seja possível, a colaboração entre o setor privado e o poder público é essencial.

 

Benites ainda mencionou que o projeto deve gerar renda, empregos e melhorar a qualidade de vida na região dos munícipios ao redor do Lago de Itaipu.

Foto: Itaipu Parquetec / Divulgação

O evento reuniu, no último dia 22, empresários, especialistas e autoridades para discutir o impacto econômico do turismo náutico e alinhar estratégias de crescimento sustentável para a região.

 

O foco da primeira edição foi Guaíra, mas haverá uma série de debates nos 16 municípios vizinhos. Tudo isso para consolidar o “Masterplan de Turismo Náutico”, documento que vai nortear as ações futuras para movimentar o setor.


“Seguimos fortalecendo parcerias e construindo um futuro mais próspero para o turismo e a economia local”, afirmou Benites em sua página profissional, após o evento.

 

Além de Benites, o evento contou com a presença do prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, que falou sobre a necessidade dos investimentos locais, e com o Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom), que mostrou tecnologias para aprimorar a administração e segurança das operações náuticas.

Foto: Itaipu Parquetec / Divulgação

Isabella Pozzeti, coordenadora-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo, também marcou sua presença no 1º Workshop de Economia do Náutico e disse que vai levar as ideias à Brasília.

Foto: Itaipu Parquetec / Divulgação

Além do Itaipu Parquetec, o Fórum Permanente de Turismo Náutico do Lago de Itaipu é composto por Itaipu Binacional, Adetur Cataratas e Caminhos e Conselho dos Municípios Lindeiros.

 

O Itaipu Parquetec reúne projetos direcionados ao desenvolvimento científico e tecnológico, além da geração de emprego e renda na região.

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após 7 anos de proibição, ICMBio libera turismo ecológico com barcos na Ilha dos Lobos

    Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos

    Rio colorido e passeio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água

    Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade