Opinião: a compra de um barco marca o início de uma nova vida, muito mais saudável e divertida

Por: Redação -
22/08/2022

Por Luciano Cardoso*

“Nos Estados Unidos, onde os pesquisadores gostam de reduzir tudo a números e comprovar por estatísticas até as sensações mais óbvias, a agência Discover Boating and Russell Research fez uma pesquisa sobre os reflexos do hábito de navegar na qualidade de vida e comprovou o que todos nós já sabíamos há muito tempo: quem tem um barco vive melhor. Após a compra de um barco, eu e minha família somos exemplo disso.

Há alguns anos, durante um bate-papo sem compromisso, um vendedor de barcos — ao saber, pela boca de um amigo em comum, que eu andava desencantado da vida por uma série de motivos — me lançou a seguinte pergunta: ‘Você já pensou em comprar uma lancha para passear com a família, juntar os amigos e sair por aí saboreando paisagens e conhecendo novos lugares?’.

VEJA TAMBÉM
>> Memória Náutica: veja como foi o São Paulo Boat Show 2004
>> 
Visitantes do São Paulo Boat Show têm descontos exclusivos em hotéis

Confesso: nunca tinha pensado no assunto. Mas gostei do conselho e, na semana seguinte, decidi visitá-lo em sua loja. De lá, saí com uma lancha novinha de 26 pés, que — segundo ele — oferecia uma grande vantagem: já possuía uma pequena cabine. Foi o meu primeiro barco, a pedra fundamental que marcou o início de uma nova vida.

Não é mágica. Em contato com o mar e longe do estresse da terra firme, é bem mais fácil relaxar e recarregar as baterias.

Sem medo de errar, posso dizer que passear de barco oferece todos os ingredientes para melhorar a saúde mental e harmonizar a convivência familiar. Em um barco, o mundo é outro. Você limpa a cabeça dos problemas do dia a dia e volta para casa revigorado.

De quebra, aprimora o companheirismo e aproxima-se dos filhos, fortalecendo os laços afetivos. É muito comum ver filhos que não querem mais sair com os pais nos fins de semana mudarem radicalmente de postura quando a proposta envolve um passeio de lancha ou veleiro. Sobretudo se eles puderem levar algum amigo junto — o que não é nada difícil nos barcos.

Em resumo, navegar é um santo remédio para pais com certa dificuldade em manter a mesma proximidade que tinham dos filhos quando eles ainda eram pequenos. Ainda mais no cockpit de uma lancha novinha em folha.

Por isso, na hora da compra de um barco para passear com a família, a regra número um é levar em conta a opinião e as preferências deles também. Nada de escolher o barco sozinho.

A melhor pedida é visitar um Boat Show em família, entrar em vários barcos e decidir em conjunto qual modelo será escolhido, levando em conta o que cada um necessita para se sentir confortável.”

* LUCIANO CARDOSO é diretor financeiro em uma multinacional e tem o mar como refúgio do estresse e pressão do cotidiano. Hoje, ele compartilha sua paixão por barcos com os filhos e leva a família inteira ao São Paulo Boat Show.

Vem aí o São Paulo Boat Show 2022

A histórica 25ª edição do São Paulo Boat Show está chegando. De 23 a 28 de setembro, a capital paulista vai sediar o maior salão náutico indoor da América Latina. São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 90 mil m², com dezenas de novidades.

Com certeza você vai se apaixonar por algum dos muitos modelos de lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios ou serviços expostos. Além de ser o lugar ideal para a compra de um barco novo, o São Paulo Boat Show ainda tem atrações como destinos náuticospalestras e objetos de luxo.

Anote aí!

SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando?
 De 23 a 28 de setembro
Onde? São Paulo Expo
Mais informações: saopauloboatshow.com.br

ESTE ESPAÇO É SEU! Se você tem algo a dizer sobre a vida náutica, mande e-mail para [email protected] com o seu relato.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Primeiro catamarã a hidrogênio dos EUA está pronto para servir como balsa

    Guarda Costeira norte-americana autorizou o início do serviço, que transportará até 75 pedestres por vez pela Baía de São Francisco

    Governo do Rio de Janeiro reduz imposto para fabricantes de embarcações

    Vitória para o setor, incentivo fiscal para o setor náutico reduz de 27% para 7% a alíquota do ICMS para venda de barcos

    Teste Real 40 Cabriolet: lancha se destaca pelo conforto no cockpit, cabine e posto de comando

    Testada nas águas de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, modelo ainda chama atenção pela pilotagem a céu aberto

    Cruzeiro nudista pelo Caribe é aposta de empresa dos Estados Unidos; conheça

    Com previsão de lançamento em 2025, viagem sem roupa pelos mares custa a partir de R$ 10 mil, mas tem regras rígidas de convivência

    Robert Scheidt será o embaixador da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

    Maior medalhista da história olímpica do Brasil estará no evento patrocinado pela Mitsubishi de 20 a 27 de julho