100

Por: Redação -
24/08/2014

A tradicional Recife Noronha, a Refeno, agita o Nordeste do País. Segundo o Cabanga Iate Clube, que promove o evento, 95 embarcações já confirmaram presença na 26ª edição, que começa em  dia 27 de setembro, ao meio dia, no Marco Zero do Recife, capital de Pernambuco.  Dos 95 inscritos, 23 são cariocas. São Paulo vem logo atrás com 22 embarcações. Pernambuco é o terceiro: 19 barcos podem dizer que vão competir em casa. Outra grande novidade é que 72% dos inscritos disputarão a Refeno pela primeira vez.

Onze estados do Brasil serão representados na Refeno 2014, sendo seis da região Nordeste, três da Sudeste e duas da Sul. Teremos também a participação de quatro embarcações estrangeiras, sendo três da Argentina e uma da Holanda. Os números confirmam que a Refeno está se popularizando não só no Brasil, mas também no mundo inteiro.

A expectativa é que a lista de inscrições atinja o número-limite de 100 embarcações nos próximos dias. O número total de tripulantes também deve surpreender e ultrapassar a casa de 500.

Foto: Divulgação

 

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    Phantom 620

    Por: Redação -
    23/08/2014

    O tradicional estaleiro catarinense Schaefer Yachts chega ao São Paulo Boat Show com toda sua linha Phantom e ainda presenteia os visitantes com a bela Phantom 620, lancha de 62 pés e flybridge.

    A embarcação possui três camarotes e quatro banheiros, sala de jantar, cozinha, cockpit amplo, além do solário na popa com duas opções de distribuição e cozinha gourmet. O estaleiro ainda oferece duas versões de acabamento interno e motorização de centro Volvo IPS.

    O São Paulo Boat Show 2014 acontece de 25 e 30 de setembro, no Transamerica Expo Center.

    Foto: Divulgação

     

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      Aquece

      Por: Redação -

      Melhores momentos do primeiro evento-teste para a Rio-2016. No início do mês de agosto, os melhores velejadores do mundo disputaram as regatas simulando a Olimpíada no Aquece Rio.

      Foto: Reprodução

       

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        RN

        Por: Redação -

        O Navio Oceanográfico Antares da Marinha do Brasil está atracado no porto de Natal, Rio Grande do Norte, e será aberto à visitação pública nos dias 23 e 24 agosto, nos horários entre 14h e 17h. A entrada é gratuita. O objetivo é efetuar levantamentos hidroceanográficos na região, contribuindo para o apoio à segurança da navegação na área marítima de interesse para o Brasil.

        Saiba mais sobre o navio:
        Comprimento: 55 m
        Boca: 10,45 m
        Calado: 4,5 m
        Deslocamento: 1248 ton (plena carga)
        Velocidade máxima: 10,0 nós
        Tripulação: 73 pessoas (13 Oficiais, 5 pesquisadores e 55 Praças)

        Foto: Divulgação

         

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          Festival Náutico

          Por: Redação -
          22/08/2014

          A BoatSP possui revendas Triton em São Paulo e Rio de Janeiro e agora estabelece parceria com a Way Brasil para comercializar os produtos em Santa Catarina e no Paraná. Com sua primeira loja no Sul do país recém-inaugurada em Balneário Camboriú, a representante Triton estreia no Festival Náutico Tedesco Marina, que está em sua sétima edição.

          A revenda vai apresentar três modelos Triton durante o Festival. As Triton 325, 295 e 240 Open foram as escolhidas para a estreia no evento.

          A BoatSP já tem lojas em São Paulo, Ubatuba, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Balneário Camboriú e, em breve, a cidade de Curitiba também receberá uma loja com os produtos Triton.

          O 7º Festival Náutico Tedesco Marina acontece entre os dias 5 e 8 de setembro com o apoio de NÁUTICA Sul.

          Fotos: Divulgação

           

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            Vela Jovem

            Por: Redação -

            A calmaria em Nanquim impediu que as regatas dos Jogos Olímpicos da Juventude fossem disputadas nos dois últimos dias (quinta e sexta-feira), o que manteve a classificação da Byte CII, classe disputada pelo velejador Pedro Corrêa, integrante do Audi YCSA Sailing Team. O atleta de 16 anos ocupa a segunda colocação após sete regatas. Com a falta de vento, a Comissão de Regatas pode adiar a disputa final para domingo ou acelerar a programação, se entrar o vento, para finalizar o campeonato neste sábado (23), conforme previsto no calendário da competição.

            Não haverá medal race em Nanquim. A última das dez regatas previstas na Byte terá pontuação dobrada e não poderá ser descartada. Pedro soma 37 pontos perdidos, contra 33 do líder Bernie Khoon, de Singapura, e 40 do português Rodolfo Pires, terceiro colocado. “Além da calmaria das últimas horas, a previsão de vento para os próximos dias não é nada animadora. Não sabemos se o campeonato acabará neste sábado”, relatou Maria Hackerott, coordenadora da Vela Jovem na CBVela e técnica dos velejadores brasileiros na China.

            “O Pedro está muito concentrado e existem chances reais de recuperar a primeira colocação. Vamos esperar pelo vento para vermos o que vai acontecer”, completou Mirinha em relação ao desempenho do velejador de São Sebastião e que representa o Brasil e o Yacht Club Santo Amaro. Na Byte feminina Natascha Böddener, de Niterói, ocupa a 11ª colocação com 70 pontos. A holandesa Odile van Aanholt lidera com 21 pontos perdidos. O terceiro velejador brasileiro em Nanquim é Daniel Pereira, 12º colocado na Techno 293 (windsurfe) com 52 pontos. A liderança é do russo Maxim Tokarev, com 16.

            Nanquim representa a terceira experiência internacional relevante do atleta da Vela Jovem do Audi YCSA Sailing Team. Em 2013, Pedro conquistou a medalha de prata nos Jogos Sul-americanos da Juventude em Lima, no Peru, competindo na classe Laser 4.7. Em abril deste ano, mesmo com o braço fraturado, Pedro ficou em 14º lugar no Mundial de Byte na Itália, entre os 40 melhores velejadores da classe no planeta.

            Foto: Sidney Bloch/YCSA

             

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              Azimut 60

              Por: Redação -

              A elegante lancha de 60 pés da marca italiana Azimut Yachts e de fabricação na filial do Brasil será um dos grandes destaques expostos no São Paulo Boat Show 2014 que acontece de 25 a 30 de setembro na capital paulista. A embarcação de pouco mais de 18 metros tem design exterior exclusivo de Stefano Righini.

              Amplas janelas com linhas curvas que contornam o deck superior tornam o perfil do barco inconfundível. Também no espaçoso flybridge, vidros externos sobrepostos e recortados garantem elegância e inovação estilística.

              Os espaços externos são práticos, um exemplo é a plataforma de popa, utilizada para agradáveis banhos de sol e de mar. Especialmente para os clientes brasileiros foi incluída uma churrasqueira adicional embutida na lateral da plataforma garantindo momentos de muita descontração entre os convidados a bordo. Além disso, quando acionado um comando elétrico, ela facilmente se abre para guardar um bote de apoio ou jet.

              O posto de comando externo do “fly” oferece alta tecnologia em navegação e conforto ergonômico. A sua área de lazer conta com mesa com capacidade para oito pessoas, espreguiçadeiras para relaxamento ao ar livre, geladeira, pia e churrasqueira.

              O acesso para o dormitório da tripulação fica na plataforma, proporcionando maior privacidade para o proprietário e seus convidados.

              O salão principal tem conceito “open” proporcionando amplitude e maior iluminação natural. Mesmo assim divide perfeitamente a área de estar da cozinha e da sala de jantar. Além disso, a forma e a disposição dos móveis foram estudadas para oferecer a máxima capacidade e ergonomia ocupando o mínimo espaço. Outras exigências, como, por exemplo, atender um convidado de última hora, podem ser satisfeitas graças ao grande sofá em L que pode ser transformado em uma cama prática e confortável.

              O deque inferior tem três cabines. A suíte master, no centro, oferece uma vista privilegiada graças às três grandes janelas panorâmicas retangulares, com abertura no segmento central.

              A cabine vip tem cama de casal e a cabine dos convidados tem camas de solteiro e ambas contam com armários estrategicamente posicionados para não ocuparem espaços e garantir amplitude e luminosidade.

              Dois motores MAN de 800 hp cada, transportam a Azimut 60 Flybridge a uma velocidade máxima de 32 nós e a uma velocidade de cruzeiro de 28 nós.

              Além da Azimut 60 a empresa lançará um novo modelo, este fabricado exclusivamente no Brasil: a Azimut 42BR. A primeira embarcação construída na unidade de produção nacional terá a sua estreia no São Paulo Boat Show 2014. Durante o evento, os clientes e convidados também poderão conhecer, através de material impresso e audiovisual e consultoria de seus revendedores, a premiada Azimut 80 – que passará a ser fabricada no Brasil a partir de 2015.

              A fábrica da Azimut do Brasil fica na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. Funcionando desde 2010, atualmente ocupa uma estrutura de 16 mil m² e fabrica hoje os seguintes modelos: Azimut 42BR, Azimut 43, Azimut 48, Azimut 60 e Azimut 70.

              Fotos: Divulgação

               

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                As belezas da Paraíba o cenário do Jet Tour Sea-Doo deste domingo. O passeio para motos aquáticas de todas as marcas irá navegar pelos arredores da capital João Pessoa, incluindo mar e o Rio Paraíba. Haverá test drive com os produtos da Sea-Doo no sábado, e a base das atividades será a Marina do Alemão, em Areia Dourada.

                “A região é muito bonita. Vamos começar o passeio por mar em direção ao Rio Paraíba, que possui diversas opções de caminhos. É como se fossem trilhas dentro do rio”, comparou Leandro Carvalho, da Big Toys, concessionária dos produtos BRP na Paraíba – o que inclui as motos aquáticas da Sea-Doo. “O passeio deve ter cerca de duas horas de duração”, complementou.

                Os interessados em participar das atividades do final de semana devem fazer inscrição pelo telefone 83/3246-0183. A organização do Jet Tour Sea-Doo exige o uso dos equipamentos de segurança e a apresentação da habilitação náutica por parte dos pilotos. A Sea-Doo patrocina a campanha Navegue Seguro, da Marinha do Brasil, a qual trabalha a conscientização sobre o uso responsável das motos aquáticas.

                Foto: Divulgação

                 

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                  Em Sampa

                  Por: Redação -

                  A Represa Guarapiranga receberá mais de 50 barcos, neste final de semana (23 e 24 de agosto), para a disputa da 18ª Taça Humboldt, destinada aos jovens velejadores das classes Optimist e 420. Com sede no Yacht Club Santo Amaro (YCSA), o Audi YCSA Sailing Team participará com suas flotilhas praticamente completas em ambas as classes. São esperados cerca de 50 veleiros na Optimist e dez embarcações na 420.

                  “A Taça Humboldt é uma das mais tradicionais regatas do nosso calendário e organizada em parceria com o tradicional Colégio Humboldt. É um evento muito prestigiado pela classe Optimist, que sempre comparece em peso”, define o coordenador da classe 420 para São Paulo, Erik von Fritsch, que prevê nível técnico elevado nas regatas de sua classe. “A flotilha de 420 vem de uma sequência muito forte de treinos e competições importantes. A maior parte dos velejadores acaba de retornar do Mundial da Alemanha e todos estão muito bem preparados”.

                  Entre as duplas de 420, estão confirmadas Eric Belda e Rodrigo Dabus, que chegaram à Flotilha Ouro no Mundial; Helena de Marchi e Elisa von Fritsch, que também competiram na Alemanha; André Fiuza e Stephan Kunath; Antonio Aranha e Alexander Essle, todos recém-chegados de competições internacionais. A campeã brasileira de Optimist em 2010, Claudia Mazzaferro, atualmente radicada na Itália, formará tripulação com Phillip Essle, oitavo colocado no Mundial.

                  O Audi Ycsa Sailing Team levará mais algumas duplas de sua equipe de 420 à Raia 1 da represa: Vitor Gil e Marcelo Peek, Luiza Ferreira e Lisa Reimer, Marina Bomeisel e Marco Peek, além de Olivia Belda, sétima colocada no Europeu de Optimist, na Irlanda, que estará ao lado de Marina Arndt, campeã da Copa da Juventude, em Florianópolis.

                  A previsão da Tempo Ok! Indica ventos fracos no fim de semana, não ultrapassando oito nós (15 km/h), porém, variando de sueste para nordeste, de sábado para domingo. As temperaturas máximas estarão entre 27 e 28°C nos dois dias.

                  A competição homenageia o cientista, geógrafo e explorador alemão, Alexander von Humboldt, considerado um dos maiores visionários do século XIX. Estão previstas seis regatas para cada classe, com o máximo de três largadas por dia. Após a quarta regata o pior resultado será descartado. São necessárias no mínimo duas provas para que o campeonato seja válido. A primeira largada está marcada às 13h, sábado e domingo.

                  Foto: Christian Beek/Travemunde

                   

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                    Desafiantes

                    Por: Redação -

                    A America´s Cup de 2017 promete ser disputada. Após algumas negativas e reclamações, o evento terá cinco desafiantes ao trono do Oracle USA. Os postulantes são:  Artemis Racing (Suécia), Ben Ainslie Racing (Grã-Bretanha), Emirates Team New Zealand (Nova Zelândia), Luna Rossa Challenge (Itália) e Team France (França). Para concorrer, as equipes pagaram uma taxa superior a R$ 2 milhões.

                    A última final, em 2013, foi uma das mais emocionantes e surpreendentes com a virada do Oracle USA sobre o Emirates Team New Zealand.

                    Foto: Chris Cameron/ETNZ©

                     

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                      Neste domingo (24), os gaúchos da Escola de Vela Minuano, do Veleiros do Sul, promovem a Regata João XXIII para a classe Optimist. A disputa reúne alunos da escola no Veleiros do Sul e encerra a “Semana 50”, programação de comemoração ao Cinquentenário do Colégio João XXIII.

                      Alguns alunos vão participar da vela pela primeira vez. Por isso, barcos com instrutores serão oferecidas para quem quiser conhecer o prazer de navegar. Além da regata oficial, haverá provas na classe Elliot com instrutores e alunos do colégio.

                      Foto: Divulgação

                       

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                        Feirão Ventura

                        Por: Redação -
                        21/08/2014

                        Revenda Ventura Marine “Náutica & Cia” realiza neste fim de semana, dias 23 e 24, Feirão Nacional, em Nazaré Paulista.

                        O evento será realizado na Estância das Águas, que fica na rodovia Dom Pedro I, km 45,7, das 10 às 17 horas. Estarão expostos alguns modelos de lanchas da linha Comfort Ventura, com preços e condições imperdíveis. “Teremos barcos prontos para navegar a partir de R$ 29.990 em 18 vezes sem juros”, ressalta Mauri Marinho, proprietário da Revenda.

                        Os clientes poderão ainda realizar um test-drive na V210 Comfort.

                        Foto: Divulgação

                         

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                          A italiana Sessa Marine apresenta seu novo cruiser no São Paulo Boat Show deste ano. A Sessa Cruiser 42, fabricada pela Intech Boat no Brasil, nasce de outros projetos bem sucedidos do estaleiro como a C54 e a C68 desenvolvidos para atender o público brasileiro.

                          A 42 pés traz muitas áreas ao ar livre, como a boa popa que tem praça e plataforma, que é hidráulica e tem minicozinha, amplas. O barco tem, ainda, hardtop com teto solar com abertura elétrica.

                          Confira todas as embarcações da Sessa Marine no São Paulo Boat Show que acontece entre os dias 25 e 30 de setembro no Transamerica Expo Center.

                          Imagem: Divulgação

                           

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                            Semana de Vela de Ilhabela

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                            Maior evento de vela oceânica na América Latina, a Semana de Vela de Ilhabela chegou à sua 41ª edição, mês passado, com novo nome. Agora chama-se Ilhabela Sailing Week. A grafia em inglês se justifica. Há tempos a competição está entre as principais do circuito mundial. Faz parte do calendário internacional de ventos da Federação Inter­nacional de Vela (Isaf), e a presença de velejadores estrangeiros só faz referendar esse fator. Ainda que, este ano, por causa da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, poucos foram os visitantes de fora do país que deram uma esticada ao litoral norte paulista, entre os dias 19 e 26 do mês passado, para participar das disputas. Mesmo assim, o espanhol foi o segundo idioma falado na Semana de Vela, dada a adesão de argentinos, uruguaios e chilenos, misturados a paulistas, cariocas, gaúchos, ca­tarinenses e velejadores de outros estados que marcaram presença por lá. Cerca de mil tripulantes, embarcados em 130 veleiros, formaram as raias de sete classes (ORC, IRC, RGS, S40, Star, HPE 25 e C30, além de uma nova modalidade, a disputa por equipes), que deram um colorido diferente às águas da região.

                            Se você não foi ao maior evento de vela oceânica da América Latina, em Ilhabela, mês passado, perdeu uma competição incrível. A boa notícia é que ano que vem (de 4 a 11 de julho) tem mais. E na reportagem da edição de agosto de NÁUTICA, que acaba de chegar às bancas de todo o Brasil e ainda traz um convite GRÁTIS para o São Paulo Boat Show 2014 você confere 20 motivos para estar lá.

                            Texto: Tarcísio Alves / Foto: Marcos Méndez/SailStation/Divulgação

                             

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                              Na próxima semana as duas equipes em campanha olímpica pelo clube gaúcho Veleiros do Sul embarcam para a Espanha onde disputarão o Campeonato Mundial de Vela (Isaf World Sailing Championship), evento que entre 8 e 21 de setembro receberá cerca de 1400 velejadores de 80 países, reunindo todas as classes olímpicas da vela para disputarem o seu mundial juntas. Esse é considerado o evento mais importante do ano para os velejadores olímpicos e nele estarão Geison Mendes e Gustavo Thiesen no 470 masculino e Samuel Albrecht e Geórgia Silva na Nacra 17.

                              O bicampeonato no Sul-americano de 470 reforçou a confiança da dupla candidata à vaga brasileira para Rio 2016. “Além do resultado que obtivemos sobre duplas consagradas da classe 470, nós representamos uma cultura muito forte da classe 470 em Porto Alegre. Daqui saem campeões mundiais, medalhistas olímpicos e no últimos Jogos também tivemos velejadores daqui, é uma representatividade histórica”, pontuou Gustavo. “O Sul-americano foi um dos mais fortes da história para a classe 470 porque reuniu dois campeões mundiais, dois europeus, o atual campeão olímpico, ouro em Londres em 2012, o bronze da olimpíada de Pequim, 12 ou 13 velejadores que competiram na última olimpíada e todos os velejadores de 470 que estão fazendo campanha olímpica na classe 470. Um ponto que nos deixou muito contentes é que embora ainda não tenhamos alcançado o nosso rendimento ideal para a Olimpíada, o esperado 100%, nós competimos no Sul-americano com os mesmos caras que vão disputar a Olimpíada e ganhamos deles. É um resultado muito relevante”, avaliou positivamente o proeiro da dupla que tem patrocínio de Corsan, Banrisul e apoio de Fallgatter e Vipal.

                              Na Nacra 17, Samuel Albrecht e Geórgia Silva disputam o segundo mundial realizado para a nova classe Olímpica. A dupla, que conta com o patrocínio da Wind Brasil, tem realizado a melhor campanha entre os brasileiros para a vaga olímpica na classe. A participação no Europeu de Nacra 17, em julho na França, foi uma grande oportunidade de aprendizado e fez toda a diferença para a dupla. “O período de treinamento nos permitiu crescer em muitas coisas, principalmente em deixar o barco com o layout muito mais ajustado ao nosso modo de velejar. Conforme vai aumentando nossa sensibilidade, vamos detectando coisas novas” detalhou Samuca, que também está de malas prontas para o retorno à Europa. “Pretendemos ir 15 dias antes do evento para nos prepararmos da melhor maneira possível”, diz o timoneiro, pronto para a jornada.

                               

                              Fotos: Fred Hoffmann/Divulgação

                               

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                                Foi uma semana de alegria e descanso para o Abu Dhabi após a vitória da Round Britain and Ireland Race. A equipe de Ian Walker superou outros quatro adversários na prova e ainda por cima quebrou o recorde da regata. O time árabe evita a euforia após o desempenho recente. O que vale, segundo Ian Walker, é a Volta ao Mundo que começa em 4 de outubro. “Apesar do resultado, nós temos que melhorar bastante. O nosso foco principal será sempre a Volvo Ocean Race e nossa preparação vai seguir nessa linha”.

                                Mas, a regata britânica não foi nada fácil. Dois integrantes da tripulação de Ian Walker sofreram com as condições da prova, que mais pareceu uma montanha russa com ondas grandes e vento rondado durante as 1.800 milhas náuticas: Justin Slattery saiu com edema na costela e Phil Harmer feriu a mão.

                                O time espanhol – que deve anunciar o nome na próxima semana – e o Dongfeng, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, também consideraram o desafio válido, principalmente para o aprendizado dos tripulantes mais novos. “Foram os dias mais intensos da minha vida”, resumiu Jiru Yang (‘Wolf’), do Dongfeng. O velejador é um dos quatro chineses a bordo do time vermelho.

                                Quarto colocado na regata, o Team Alvimedica aproveitou para dar bagagem ao grupo, o mais novo da Volvo Ocean Race. “As condições foram difíceis, mas tudo foi um bom teste”, disse Charlie Enright.

                                As meninas do Team SCA, que chegaram em quinto, continuam treinando a parte física para não fazer feio durante os nove meses de regata.

                                O Team Brunel, por sua vez, não correu a Round Britain ficando na base de treinamento de Lanzarote. Os caçulas da Volvo Ocean Race, o Team Vestas Wind, se concentraram no lançamento do barco e nos testes de segurança.

                                Foto: Francisco Vignale

                                 

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                                  Charter à francesa

                                  Por: Redação -

                                  A Wind Charter, empresa de charter de Paraty, começa hoje as operações com o novo catamarã Lipari 41, da Fountaine Pajot, único deste modelo no Brasil. O veleiro veio direto da França e está totalmente equipado para receber os interessados pelos passeios a bordo entre Angra dos Reis e Paraty.

                                  O Lipari 41 é um catamarã de passeio com dois banheiros, quatro camarotes, com acomodações para até oito pessoas mais o skipper (que possui camarote exclusivo). Sua área de convivência na popa é bastante ampla com duas salas e uma cozinha.

                                  Para facilitar a navegação o barco vem equipado com eletrônicos da Garmin de última geração e um bote inflável de fundo rígido, que facilita o embarque e desembarque nas praias mais gostosas do litoral sul fluminense.

                                  Veja o vídeo e conheça um pouco mais deste catamarã:

                                  Foto: Divulgação/Fountaine Pajot

                                   

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                                    70%

                                    Por: Redação -

                                    A Clipper Race, regata de volta ao mundo formada por velejadores não profissionais, está sendo preparada para a edição 2015-16. Segundo a organização, 70% das vagas já foram preenchidas. O evento tem 40 mil milhas náuticas e 11 meses de duração, um desafio e tanto para quem não vive da vela.

                                    Mais de 400 tripulantes  se inscreveram de 28 nacionalidades diferentes, incluindo o Brasil. Os barcos utilizados, mais uma vez, serão os Clipper 70.

                                    Foto: Divulgação

                                     

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                                      Por: Redação -

                                      A equipe sueca do Artemis Racing foi apresentada oficialmente ao público em Estocolmo, na Suécia, pelo CEO do sindicato, Torbjörn Törnqvist. Para 2017, o barco terá novos membros, entre eles os velejadores suecos Fredrik Lööf e Max Salminen, campeões olímpicos na classe Star em Londres 2012.

                                      Frederik Lööf, por sinal, é um dos mais bem sucedidos velejadores suecos de todos os tempos, com medalhas olímpicas e participação na Volvo Ocean Race. “Vencer a America’s Cup e trazer o troféu para a Suécia pela primeira vez será muito especial”, contou Lööf.

                                      O Artemis Racing será representado pelo Kungliga Svenska Segel Sällskapet (KSSS), Royal Swedish Yacht Club, para sua segunda campanha na regata.

                                      Foto: Divulgação

                                       

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                                        Por: Redação -
                                        20/08/2014

                                        A luxuosa embarcação de 22 metros da Azimut Yachts será uma das grandes atrações do Festival Náutico Tedesco Marina – o maior do gênero do sul do Brasil – que acontece entre 5 a 8 de setembro em Balneário Camboriú. A lancha começou a ser fabricada no país no ano passado, na filial brasileira do Grupo italiano Azimut-Benetti – localizada na cidade catarinense de Itajaí – e já é sucesso de vendas.

                                        Direcionada a um público que preza por conforto, sofisticação e desempenho, a Azimut 70 é destaque tanto pelo seu design exclusivo e espaços exteriores quanto interiores. Seu flybridge de 30m² é o maior da categoria. O deck inferior é composto por quatro cabines e quatro banheiros, que acomodam confortavelmente oito pessoas, além do amplo salão principal com sala de estar, jantar e cozinha. A decoração carrega toda a excelência do estilo italiano, com mármore nos banheiros, couro e tecidos de alto padrão, sem falar na alta tecnologia em equipamentos de navegação nas cabines de comando.

                                        A Azimut 70 está equipada com dois motores MAN V12 Commonrail de 1360 hp cada, que alcançam 28 nós de velocidade de cruzeiro e 32 nós de velocidade máxima.

                                        Além da Azimut 70, a marca italiana apresentará outras duas embarcações fabricadas na unidade de produção brasileira, os modelos Azimut 60 e Azimut 48.

                                        Foto: Divulgação

                                         

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                                          Aparentemente, esta Panther 33 não tem nada de diferente do que é possível encontrar em uma lancha desse modelo, fabricada na década de 1970 pelo estaleiro Intermarine. Mas ela tem um diferencial: pertenceu ao gênio, herói e mito Ayrton Senna da Silva, piloto tricampeão de Fórmula 1, que hoje completaria 57 anos. E isso faz da Joana II — esse é o nome desta joia — uma lancha rara e muito especial até hoje. Um barco de valor histórico e — para seu atual proprietário e primo de Senna, Fábio da Silva Machado — sobretudo sentimental.

                                          Foto: Otto Aquino.

                                           

                                           

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                                            Por: Redação -

                                            O representante do estaleiro paulista GT Boats, Alvaro Guidotti, visitou a redação de NÁUTICA na noite de ontem (terça-feira) para apresentar a nova lancha da fabricante, a GT 26.

                                            Fruto da parceria entre a GT Boats e o designer Fernando de Almeida, a GT 26 é um barco com dois propósitos: pesca ou passeio. O comando central comando protegido por um pequeno HT e o cockpit espaçoso agrada qualquer pescador. Já os muitos bancos da popa vão conquistar os convidados que saírem para dar um passeio na lancha de 26 pés com motorização de popa ou centro-rabeta.

                                            O estaleiro ainda garante que a lancha tem ótima navegabilidade e casco cortador de ondas insubmergível.

                                            Fotos: Divulgação

                                             

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                                              Cimitarra 440

                                              Por: Redação -

                                              A nova Cimitarra 440 é derivada da já conceituada lancha do estaleiro de 41 pés, a Cimitarra 410. O novo modelo já foi apresentado aos clientes e a lancha chega ao salão paulista com 20 unidades vendidas. O São Paulo Boat Show deste ano será a primeira oportunidade para ver esta lancha pronta.

                                              Com grande praça de popa, que facilita a circulação a bordo, a lancha ainda tem espaço para seis pessoas em pernoite e dois banheiros.

                                              A Cimitarra 440 é um dos modelos do estaleiro que tem o conceito Sundeck, que une a comodidade de um grande teto solar com um pequeno flybridge.

                                              O São Paulo Boat Show 2014 acontece entre os dias 25 e 30 de setembro no Transamerica Expo Center.

                                              Imagem: Divulgação

                                               

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                                                Por: Redação -

                                                O mês de setembro será um marco para o wakeboard brasileiro. Pela primeira vez o Brasil será sede de uma etapa do WPWS (Wake Park World Series). O local escolhido foi o Naga Cable Park, em Jaguariúna, interior de São Paulo, bastante conhecido pelas competições de Wake cable.

                                                O Mundial de Wake Park acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro e fará parte da plataforma Wake Expo que a partir de agora reunirá diversas atividades relacionadas ao esporte. Além dos melhores atletas do mundo disputando o mundial, o público ainda poderá ter acesso a expositores do segmento como a Demo Day com testes de lançamentos das pranchas de wakeboard, wakeskate e Stand up Padlle, estreias de filmes, entre outras atrações.

                                                Alguns dos principais atletas do ranking mundial já confirmaram a vinda para o Brasil como o americano Tom Fooshee (atual campeão mundial), o tailandês Daniel Grant e o australiano James Windsor. Entre os brasileiros estará na disputa uma das maiores promessas do esporte, o atleta local Pedro Caldas, de 14 anos. Outros atletas já confirmados são Marcelo Giardi, o Marreco, Deco Rondi, Gustavo Machado Alemão, Vitinho Cordeiro e Felipe Miyamoto.

                                                “Em 2013 adquirimos os direitos para que uma das etapas do Mundial de Wake Park viesse para o Brasil. Com isso realizamos um sonho de ter os dois maiores campeonatos de wakeboard do mundo em nosso país. Paralelo a isso surgiu a necessidade de uma plataforma maior e única para ser a referência para os eventos e que permitisse a realização de diversas outras atividades ao longo do ano e, então, criamos o Wake Expo”, explica Bruno Dib, fundador da Dibbra, agência responsável pela organização do evento.

                                                Em breve a programação oficial do Wake Expo será divulgada.
                                                Foto: Divulgação

                                                 

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                                                  Por: Redação -

                                                  A Semana JK de Vela está marcada entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro, no Iate Clube de Brasília, e promete atrair muitos barcos para o Lago Paranoá. Serão várias opções de classes em disputas e eventos simultâneos, como o Brasileiro de Star. A organização espera mais de 100 monotipos e 50 de oceano. Além das regatas, apresentações culturais estão programadas para o período.

                                                  “O campeonato sempre foi clássico, uma homenagem ao nosso ex-presidente Juscelino Kubitschek, que foi o idealizador do Iate Clube. Dessa vez nós ampliamos ainda mais a nossa agenda, com torneios de monotipos para atrair ainda mais velejadores para Brasília. Introduzir o conceito de uma semana de vela de alto nível é a grande novidade para 2014”, disse Maurício Albuquerque, diretor do Iate Clube de Brasília.

                                                  O evento será divido em quatro, começando com os Oceanos, que irão para água nos dias 30 e 31 de agosto. De 1 a 3 de setembro será realizado o Brasileiro Jr da classe Star, que será realizado pela primeira vez na história. O Brasileiro principal, com nomes de peso na raia, será disputado de 4 a 7 de setembro. Dias 6 e 7 também estarão na raia os monotipos, incluindo Dingue, Laser, Snipe e Optimist.

                                                  Foto: Marcos Méndez/SailStation

                                                   

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                                                    Por: Redação -

                                                    O submarino Tikuna S-34, da Marinha do Brasil, parou em Itajaí, Santa Catarina, para passar por reparos após uma viagem entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina. Um buraco apareceu na estrutura nesta segunda-feira (18) e os militares recorreram à mão de obra especializada na cidade. A avaria não prejudicou a navegabilidade do submarino.

                                                    A viagem do Tikuna para Itajaí foi de treinamento da tripulação, que fica na base, no Rio de Janeiro.

                                                    Foto: Marcos Porto / Blog Guarda-sol

                                                     

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                                                      19/08/2014

                                                      O Grupo BR Marinas vai inaugurar mais um complexo náutico para os seus clientes e turistas, a Marina Ribeira, em Angra dos Reis, que abrirá suas portas a partir do próximo dia 30 de agosto. A nova instalação do maior grupo administrador de marinas do Brasil oferecerá aos seus usuários 128 vagas secas e 40 vagas molhadas, para embarcações de até 90 pés. Com instalações de padrão internacional, a operação interna da Marina Ribeira será realizada com o que existe de mais moderno no setor. A movimentação das embarcações será realizada por forklifts e travellifts, equipamentos que garantem mais agilidade e segurança nas manobras dos barcos. As modernas máquinas permitem ao usuário retirar e colocar os barcos na água em até 10 minutos.

                                                      Localizada em um ponto estratégico da baía da Ribeira, próxima à Rodovia Rio Santos, entre as marinas de Bracuhy e Piratas, o novo polo náutico fica a menos de cinco minutos do aeroporto municipal de Angra dos Reis. De carro, o usuário poderá chegar ao Rio de Janeiro em apenas 2 horas e em São Paulo em somente 4 horas. A Marina Ribeira contará com lojas de conveniências e abastecimento para as embarcações, além da presença de hotéis, pousadas, restaurantes, supermercados, oficinas de manutenção, salão de beleza e condomínios na região. A chegada da nova instalação náutica representa uma valorização dos imóveis do entorno em cerca de 15%. Entre empregos diretos e indiretos, a Marina Ribeira vai gerar 125 novos postos de trabalho na região.

                                                      A Marina Ribeira é facilmente acessível por terra, mar e pelo ar. De carro, o acesso acontece pela BR 101 (Rodovia Mario Covas), no quilômetro 474, através do trevo de acesso à Ribeira, seguindo pela Rua da Gipóia. De barco, o acesso existe pelo canal dragado nas coordenadas 22° 57′ 55,00″ S / 044° 18′ 32,00″. Já de avião ou helicóptero, o pouso poderá ser efetuado no aeroporto de Angra dos Reis, bem próximo ao local (cerca de 5 minutos). Informações pelo telefone 21/2512-7070 ou site www.brmarinas.com.br.

                                                      Foto e informações: assessoria de imprensa

                                                       

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                                                        Hanse 575

                                                        Por: Redação -

                                                        Lançado mundialmente no Salão de Düsseldorf, há dois anos, o Hanse 575, veleiro alemão projetado pelo conceituado estúdio Judel/Vrolijk, é um sucesso já com mais de 120 unidades vendidas. NÁUTICA teve a oportunidade de testá-lo durante o Rio Boat Show 2014, em uma bela tarde com ventos de 10 a 12 nós. Unindo sofisticação e conforto usualmente encontrados em barcos bem maiores e mais caros, o Hanse 575, que concorre no Brasil apenas com outros veleiros importados, como o também alemão Bavaria Cruiser 56 e os franceses Beneteau Oceanis 55 e Jeanneau 57, tem um dos melhores desempenhos dentro da sua categoria, a de cruzeiros rápidos.

                                                        Muito bonito e funcional, esse barco apresenta nada menos do que seis versões de cabine, com até cinco camarotes e três banheiros, além de uma pequena cabine para um marinheiro no lugar do paiol de velas na proa, cujo acesso fica no convés e é feito através de uma gaiuta bastante grande, o que pode ser uma opção bem interessante para quem busca um barco para uso em charters. Esses são apenas alguns de seus muitos atrativos.

                                                        Descubra todos os atrativos deste veleiro no teste da edição de agosto de NÁUTICA, que acaba de chegar às bancas de todo o Brasil e ainda traz um convite GRÁTIS para o São Paulo Boat Show 2014.

                                                        Foto: Mozart Latorre / Texto: Norberto Marcher Mühle

                                                         

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                                                          Por: Redação -

                                                          O próximo Mônaco Yacht Show foi eleito como o palco ideal para o lançamento do Illusion I, o novo 58 metros M/Y que consolida a Benetti na categoria de embarcações com mais de 40 metros de casco de deslocamento.

                                                          O design externo do iate é o belo resultado da cooperação entre a equipe de projetos da Benetti e o proprietário que teve sua própria equipe de design para assessorá-lo. Assim nasceu o Illusion I, que tem quatro pavimentos, além de um sun deck. Projetado para uso em chaters, ele também servirá de iate particular para o proprietário, graças a um esquema de cinco camarotes, além do camarote de uso exclusivo dos proprietários, o que lhe confere uma capacidade total de 12 + 1 passageiros.

                                                          O deque inferior é para os convidados. Na popa, há uma área de praia com bar amplo e acabamento elegante. A área de praia é separada da garagem, que abre lateralmente para o lançamento e recuperação de um barco de apoio e de dois jets. Há também espaço generoso na garagem para roupas e equipamentos de mergulho. Para além das salas de máquinas, está o camarote exclusivo. Localizado a meia-nau, ele tira proveito dos quase onze metros do feixe. O banheiro impressiona e está posicionado na extremidade lateral, oferecendo uma vista privilegiada. Na mesma plataforma, mas completamente separados, estão os alojamentos da tripulação, com quatro camas de solteiro e uma de casal para o engenheiro-chefe, cada uma com seu próprio banheiro. Há acesso independente para todos os pavimentos dos quartos da tripulação, garantindo o máximo de privacidade para os clientes e o aumento da eficiência da tripulação em serviço.

                                                          No deque principal está o cockpit, a porta de entrada deste iate. Espaçoso, é composto por um grande sofá em forma de C, mesa de café e bar de canto completo. O salão principal é amplo, ventilado e bem iluminado — as paredes são totalmente em vidro e enchem a sala de luz natural. E para mais iluminação, no convés, as bordas em frente das janelas foram reduzidas e a sensação que se tem é que o mar faz parte do ambiente.

                                                          O design do interior foi idealizado pelo proprietário em colaboração com o escritório Benetti. Toda a iluminação a bordo, seja interna ou externa, é feita por um sistema de LED.

                                                          Seguindo a tradição Benetti, o deque inferior é dedicado exclusivamente aos sistemas do iate. Incluindo a sala de máquinas e uma grande sala refrigerada com geladeiras, icebox, além de uma área reservada exclusiva para os sistemas de informação e entretenimento a bordo e uma ampla lavandaria. Há também um elevador de serviço que liga esta plataforma com o convés principal.

                                                          O Illusion I alcança 12 nós em velocidade de cruzeiro e seu tanque com capacidade para 115.000 litros de combustível proporciona uma autonomia de 5.000 milhas náuticas, o suficiente para atravessar o Atlântico Sul da África ao Brasil. Os motores são dois Caterpillar 3512C Twin Cat, de 1836 hp cada.

                                                          O Illusion I é um iate projetado para fornecer o máximo de conforto possível no mar, com recorde de baixos níveis de ruído e vibração.

                                                          Fotos: Benetti/Diculgação

                                                           

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                                                            Pedro Correa começou bem a Olimpíada da Juventude, em Nanquim, na China. O velejador da classe Byte está na liderança do evento após quatro regatas. O atleta venceu uma prova e manteve boa média nas demais. São 16 pontos de vantagem para o croata Zivanovic. Ao todo são 30 velejadores jovens na categoria.

                                                            É a terceira experiência internacional relevante do atleta. Em 2013, o velejador de 16 anos conquistou a medalha de prata nos Jogos Sul-americanos da Juventude em Lima, no Peru, competindo na classe Laser 4.7. Em abril deste ano, mesmo com o braço fraturado, Pedro ficou em 14º lugar no Mundial de Byte na Itália, entre os 40 melhores velejadores da classe no planeta. O campeonato foi adotado como seletiva para os Jogos de Nanquim pela maioria dos países.

                                                            Enquanto isso, a carioca Natascha Boddener, outra representante na categoria, pulou para a sétima colocação, competindo com mais 29 velejadores.

                                                            Foto: Divulgação

                                                             

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