Empresa cria prancha com hidrofólio e guidão que pode ser retirado

Por: Redação -
18/09/2021

A Unifoil, empresa especialista em hidrofólios com sede na África do Sul, lançou uma prancha com hidrofólio e guidão que pode ser retirado, com o intuito de proporcionar uma viagem mais segura e fácil.

Fruto da colaboração entre a empresa e o inventor canadense Jerry McArthur, a novidade foi batizada de Hydroflyer. Como outros hidrofólios no mercado, ele não requer combustível e permite que os passageiros o utilizem sem gerar poluição.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A diferença está no guidão: a empresa conta que, por ele ser destacável, a facilidade para manuseá-lo cresceu de forma inimaginável. “Fiquei obcecado pelo e-foiling há vários anos, mas estava hesitante em ensinar meus amigos e família depois de ver alguns dos acidentes horríveis observando outras pessoas aprenderem”, diz Jerry McArthur, designer-chefe do Hydroflyer. “Queria encontrar uma forma de tornar o e-foiling mais seguro e acessível a todos, sem tirar a sensação de velocidade e emoção de voar sobre a água”.

O designer continua: “Cheguei à conclusão que adicionar quatro pontos de contato torna o eFoiling muito mais fácil de aprender e equilibrar. Isso permite uma curva de aprendizado mais segura, mais controle e um passeio mais rápido. Este projeto do Hydroflyer é mais fácil de aprender para iniciantes, ao mesmo tempo que permite que os pilotos avançados executem manobras mais radicais. Só há vantagens neste layout melhorado”.

HRYDOFLYER-2

Projetado para iniciantes e profissionais experientes, as configurações de velocidade do Hydroflyer variam de leve a selvagem. O motor elétrico silencioso, por sua vez, é alimentado por uma bateria de íon de lítio supercarregada que — de acordo com a Unifoil — dura duas horas à velocidade máxima de 55 km/h.

Leia também

» Triton Yachts apresenta nova versão com motor de popa para lancha de 25 pés. Conheça

» Schaefer Yachts divulga novo vídeo com mais detalhes de sua lancha de 45 pés. Confira

» Roberto Justus prestigia lançamento mundial da Azimut Grande Trideck em Cannes

Além de tudo, os pilotos ainda podem ajustar a velocidade usando o controlador sem fio, embutido no guidão. Ele transmite um sinal para o computador de bordo, para que ligue o motor, embutido no mastro à prova d’água. Quando o piloto atinge uma velocidade de cerca de 4 nós, a força de sustentação e impulso começa a fazer sua mágica e o foil sai da água.

McArthur completou seu relato, contando que, ao pilotar a máquina nova, ele sente “como se estivesse voando. Realmente não há sentimento no mundo igual a ele. É 100% ecológico, sem gás, sem fumaça, sem esteira, sem ruído e não requer reboque ou reboques. O Hydroflyer resolveu muitos dos problemas enfrentados pelas embarcações tradicionais, como um barco ou jet”.

O gerente de vendas global da Unifoil, Matthew O’Rourke, contou que está “entusiasmado depois de tantos anos de P&D para finalmente trazer o Hydroflyer ao mercado. Com a adição de nosso guiador destacável com patente pendente, placa estabilizada e recursos de folha de segurança, reduzimos a curva de aprendizado do eFoil: de vários dias para menos de 15 minutos. Nos próximos meses, lançaremos mais modelos de pranchas e foils para pilotos de todos os tamanhos e níveis de habilidade”.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão a jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    JAQ H1 reuniu mais de mil pessoas durante abertura à visitação pública na COP30

    Embarcação 100% movida a hidrogênio verde recebeu moradores e participantes da conferência para uma visita guiada nos dias 15 e 16 de novembro

    Motor Yanmar é colocado no Veleiro Bravura no 16º episódio da série

    Angelo Guedes avança em pontos importantes, embora ainda deva enfrentar desafios. Confira!

    Baseada em fatos reais: minissérie da Netflix retoma o Naufrágio de Heweliusz aos holofotes

    Em cinco episódios, produção recria tragédia e desdobramentos em busca de justiça

    COP30 marca virada da transição energética naval com barcos a hidrogênio

    Brasil apresenta duas embarcações movidas a hidrogênio que ficam como herança tangível da conferência: o BotoH2 e o JAQ H1

    Bombordo viabilizará venda de barcos de pessoas físicas no Salão de Usados NÁUTICA

    Conhecida como “Airbnb” dos barcos, empresa de aluguel de embarcações é parceira oficial do evento, onde consolidará sua entrada no mercado de vendas