Empresa cria prancha com hidrofólio e guidão que pode ser retirado

Por: Redação -
18/09/2021

A Unifoil, empresa especialista em hidrofólios com sede na África do Sul, lançou uma prancha com hidrofólio e guidão que pode ser retirado, com o intuito de proporcionar uma viagem mais segura e fácil.

Fruto da colaboração entre a empresa e o inventor canadense Jerry McArthur, a novidade foi batizada de Hydroflyer. Como outros hidrofólios no mercado, ele não requer combustível e permite que os passageiros o utilizem sem gerar poluição.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A diferença está no guidão: a empresa conta que, por ele ser destacável, a facilidade para manuseá-lo cresceu de forma inimaginável. “Fiquei obcecado pelo e-foiling há vários anos, mas estava hesitante em ensinar meus amigos e família depois de ver alguns dos acidentes horríveis observando outras pessoas aprenderem”, diz Jerry McArthur, designer-chefe do Hydroflyer. “Queria encontrar uma forma de tornar o e-foiling mais seguro e acessível a todos, sem tirar a sensação de velocidade e emoção de voar sobre a água”.

O designer continua: “Cheguei à conclusão que adicionar quatro pontos de contato torna o eFoiling muito mais fácil de aprender e equilibrar. Isso permite uma curva de aprendizado mais segura, mais controle e um passeio mais rápido. Este projeto do Hydroflyer é mais fácil de aprender para iniciantes, ao mesmo tempo que permite que os pilotos avançados executem manobras mais radicais. Só há vantagens neste layout melhorado”.

HRYDOFLYER-2

Projetado para iniciantes e profissionais experientes, as configurações de velocidade do Hydroflyer variam de leve a selvagem. O motor elétrico silencioso, por sua vez, é alimentado por uma bateria de íon de lítio supercarregada que — de acordo com a Unifoil — dura duas horas à velocidade máxima de 55 km/h.

Leia também

» Triton Yachts apresenta nova versão com motor de popa para lancha de 25 pés. Conheça

» Schaefer Yachts divulga novo vídeo com mais detalhes de sua lancha de 45 pés. Confira

» Roberto Justus prestigia lançamento mundial da Azimut Grande Trideck em Cannes

Além de tudo, os pilotos ainda podem ajustar a velocidade usando o controlador sem fio, embutido no guidão. Ele transmite um sinal para o computador de bordo, para que ligue o motor, embutido no mastro à prova d’água. Quando o piloto atinge uma velocidade de cerca de 4 nós, a força de sustentação e impulso começa a fazer sua mágica e o foil sai da água.

McArthur completou seu relato, contando que, ao pilotar a máquina nova, ele sente “como se estivesse voando. Realmente não há sentimento no mundo igual a ele. É 100% ecológico, sem gás, sem fumaça, sem esteira, sem ruído e não requer reboque ou reboques. O Hydroflyer resolveu muitos dos problemas enfrentados pelas embarcações tradicionais, como um barco ou jet”.

O gerente de vendas global da Unifoil, Matthew O’Rourke, contou que está “entusiasmado depois de tantos anos de P&D para finalmente trazer o Hydroflyer ao mercado. Com a adição de nosso guiador destacável com patente pendente, placa estabilizada e recursos de folha de segurança, reduzimos a curva de aprendizado do eFoil: de vários dias para menos de 15 minutos. Nos próximos meses, lançaremos mais modelos de pranchas e foils para pilotos de todos os tamanhos e níveis de habilidade”.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão a jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marinha envia ao Rio Grande do Sul maior navio de guerra da América Latina

    Embarcação transportará carregamento focado em auxiliar as vítimas das enchentes que devastaram o estado

    Com 9 motores no Rio Boat Show, Mercury vê o salão como oportunidade de "desmistificar o setor"

    Marca apresentou equipamentos que foram dos 50 aos 600 hp, além de três opções elétricas

    Condomínio de luxo na Bahia com marina própria foi atração do Kiaroa no Rio Boat Show 2024

    Localizado na belíssima Península de Maraú, o empreendimento atraiu interessados em morar e investir no local

    No Rio, Yanmar exibiu motor de barco que atravessou o Atlântico em série de NÁUTICA

    Além do estande, fabricante japonesa apareceu em embarcações expostas no salão carioca

    ICMBIO levou Ilhas Cagarras, popular destino náutico do Rio, para dentro do Boat Show

    Rico em materiais visuais e informações, estande contou com a parceria do instituto Mar Adentro, Museu Nacional e projeto Ilhas do Rio