Primeiro navio de passageiros totalmente elétrico da China entra em operação
Sistema de baterias inovador do Yujian 77 permite reduzir emissões de carbono em mais de 400 toneladas por ano


A China segue avançando na corrida tecnológica dos mares. Poucos dias após entregar seu primeiro navio de pesquisa inteligente, o país colocou em operação seu primeiro navio de passageiros totalmente elétrico. A embarcação, batizada de Yujian 77, iniciou suas atividades em Xiamen no último dia 25.
Maior navio elétrico do mundo tem energia que equivale a mais de 400 Teslas
Porto de Los Angeles, nos Estados Unidos, terá seu primeiro rebocador elétrico
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Com 49 metros de comprimento, 14,5 metros de largura e capacidade para 358 hóspedes, o Yujian 77 foi certificado pela Sociedade de Classificação da China (CCS) como um navio totalmente elétrico, marcando um novo capítulo na navegação sustentável do país.


A inovação por trás da embarcação está no seu sistema de baterias marítimas, desenvolvido pela Contemporary Amperex Technology (CATL).
O sistema integra a tecnologia Cell-to-Pack (CTP) a um carregamento de alta voltagem, alcançando uma densidade energética de mais de 140 Wh/kg. Essa combinação de tecnologias fornece 3.918 kWh de energia, o que garante uma autonomia de até 100 km — o suficiente para quatro cruzeiros noturnos consecutivos na Baía de Xiamen.
A bordo, o Yujian 77 oferece uma experiência imersiva em três andares, que combina conforto e tranquilidade aos passeios. O itinerário inicial do navio conecta pontos turísticos de Xiamen, como a Ilha Gulangyu e a Torre do Estreito de Shimao.
Sustentabilidade a todo vapor
A operação do Yujian 77 promete um impacto ambiental significativo. A expectativa é de uma redução de quase 250 toneladas no consumo de combustível e mais de 400 toneladas nas emissões de dióxido de carbono por ano. O número equivale à capacidade de sequestro de carbono de mais de 20 mil árvores.


Além de ser uma opção mais ecológica, o navio eleva a experiência de turismo a outro nível. A embarcação promete zero emissões e baixo ruído, garantindo uma viagem mais silenciosa e confortável.
O sucesso do projeto também foi impulsionado pela Zona Franca de Xiamen, que ofereceu suporte financeiro por meio de serviços de leasing. A iniciativa não apenas facilitou a implantação do Yujian 77, como já abrange mais de 50 embarcações de diversos tipos.


O sistema de baterias utilizado no navio recebeu certificação das principais sociedades de classificação globais, incluindo a Bureau Veritas (BV), a American Bureau of Shipping (ABS) e a Det Norske Veritas (DNV), além da CCS.
A CATL, responsável pela tecnologia, afirma que continua buscando inovações nos mares, com o objetivo de desenvolver sistemas de baterias marítimas cada vez mais seguros para o mercado, com maior vida útil e maior densidade energética.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Após percalços na temporada 2025, regata de alta velocidade finalmente terá disputa na América do Sul e em águas brasileiras
À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais
Nos termos da Lei, a resposta depende do porte da embarcação e do tipo de navegação. Na prática, todavia, o equipamento é recomendado por especialistas
Erwin Wurm usa embarcações, veículos e objetos cotidianos para discutir absurdo, forma e comportamento humano
Projeto federal propõe dedução de até US$ 10 mil por ano em juros de financiamento de barcos, seguindo o modelo do setor automotivo




