Projeto de avião de nove asas funcionou como uma mistura de barco e avião
Italiano criou um modelo que podia tanto navegar quanto voar, mas o Ca.60 Transaero não viveu muito
Os italianos são referência tanto no automobilismo, com marcas de superesportivos, quanto na rica culinária. Mas, o que poucos sabem é que foi um italiano quem criou um avião de nove asas, oito motores e que também navegava.
Conheça o megaiate que Steve Jobs comprou, mas nunca navegou
Compre seu ingresso para o Rio Boat Show 2023
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Caproni Ca.60 Transaero é o nome do projeto desenvolvido por Giovanni Battista Caproni, durante a Primeira Guerra Mundial. Com capacidade para levar até 100 passageiros, a ideia era muito futurista, já que, na época, grande parte das aeronaves só conseguia levar até dez pessoas, além de não serem capazes de encostar na água.
Mesmo enfrentando resistência de especialistas, Giovanni seguiu em frente e construiu o avião de nove asas. Com algumas tecnologias para a época, como redundância do motor e também o número impressionante de asas, o Ca.60, voou pela primeira vez em 1921.
Ao longo dos seus 30 metros de comprimento, o avião de nove asas tinha oito motores instalados. Cada um produzia até 400 hp e, em conjunto, atingiam os 3.200 hp. Giovanni esperava que o modelo pudesse chegar até os 69 nós.
Avião de nove asas navegava bem
Quando lançado nos mares, o Ca.60 até teve uma boa performance. Só que, para o voo, não há registros contundentes. Há relatos de que a primeira vez da embarcação no ar possa ter ocorrido em 12 de fevereiro ou em 2 de março de 1921. Independente da data certa, este foi um grande feito para o piloto Federico Semprini.
Entretanto, após esse primeiro voo que deu certo, o avião de nove asas sofreu um acidente ainda em março daquele ano. Federico era novamente o piloto, mas ele acabou puxando o manche de controle para a decolagem rapidamente.
Isso fez com que a aeronave subisse violentamente e depois caísse com a cauda na água. Infelizmente, o avião de nove asas ficou partido em dois e apenas a parte traseira ficou intacta.
O reparo da embarcação até seria possível, mas o custo seria praticamente inviável. Desde então, diversas teorias sobre este acidente foram propagados pelo público.
Quem quiser conhecer alguns destroços do Ca.60 Transaero pode ir ao Museu de Aeronáutica Gianni Caproni, próximo do Aeroporto de Trento, no Norte da Itália.
Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
De acordo com os cientistas, artefato encontrado na Alemanha é datado da Idade do Gelo, há mais de 15 mil anos
Origem do fenômeno é desconhecida, gerando teorias diversas, que vão de esconderijo alienígena a base nazista
De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca
Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York
Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro